quarta-feira, 30 de agosto de 2017

Lula e o triplex, algo pode mudar...

Richard Jakubaszko  
Situação do processo da Lava Jato contra Lula, cada vez mais enrolada. Notícias publicadas em vários blogs dão conta de que há algo no ar, agora para reconhecer a inocência de Lula.

O grupo Globo de comunicação, que há mais de dois anos tenta a destruição do ex-presidente Lula, recuou. Em texto publicado no site da revista Época, por ninguém menos que o próprio editor-chefe da revista, afirma-se que o relatório da Polícia Federal sobre o chamado "triplex de Lula", que provocou o indiciamento do ex-presidente e da ex-primeira-dama Marisa Letícia, é fraco e sem provas.


"É fraco o relatório da Polícia Federal sobre o caso do tríplex ligado ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva", diz o texto. Segundo a análise, o relatório da PF "falha no que lhe é mais essencial: demonstrar que o caso do tríplex envolve corrupção e lavagem de dinheiro – e que Lula e os demais indiciados cometeram esses crimes."

Portanto, se os crimes não estão demonstrados, Época sugere que Lula é inocente e vai além. Diz que a denúncia do Ministério Público, a ser oferecida ao juiz Sergio Moro e que foi antecipada pelo próprio Globo, terá que ser bem mais consistente do que o relatório da Polícia Federal. "A peça dos procuradores terá de superar as fragilidades apresentadas pelo relatório final da PF. Caso contrário, a acusação terá grandes chances de ser considerada inepta – de ir para o lixo", diz o texto de Época.

A grande questão é saber por que a Globo recuou, mas há algumas hipóteses: (1) o risco de sair derrotada no golpe de 2016, com uma eventual vitória de Dilma e Lula, (2) a percepção generalizada na imprensa do mundo civilizado de que há um golpe, com a participação direta do grupo Globo, e uma caçada judicial a Lula, como foi denunciado à ONU e (3) a busca de um pacto para evitar a destruição do sistema político brasileiro, depois que líderes tucanos, como José Serra e Aécio Neves, foram atingidos por acusações bem mais sérias do que as que pesam contra Lula.
.

segunda-feira, 28 de agosto de 2017

A mentira do aquecimento

Richard Jakubaszko 
Mais um vídeo, que não é tão novo, mas só agora localizei uma postagem no Youtube que está legendada. Produzido pela BBC, é um desmentido de ponta a ponta, nas entrevistas com inúmeros cientistas respeitados do mundo inteiro, que mostram porque são céticos, como por exemplo:

1 - há um sufocamento e censura aos cientistas céticos, no mundo inteiro;
2 - não são maioria os cientistas que acreditam no aquecimento. Aliás, muitos dos signatários do relatório IV do IPCC nem cientistas eram...
3 - o CO2, comprovadamente, não é causa do aquecimento, e nem de mudanças climáticas;
4 - o tratamento exageradamente espalhafatoso que a mídia dá para qualquer notícia sobre questões climáticas;
5 - neste final de agosto/2017 vemos o furacão Harvey entrar nos EUA e já anda mostrando que é um evento de 3ª categoria, já se tornou uma tempestade tropical. Mas a mídia mostra como se fosse mais um evento extremo. E ninguém na mídia esclarece que há mais de 12 anos os EUA não tinham um furacão...
6 - enfim, assista o vídeo, é melhor do que qualquer programa de TV brasileiro.

.

sábado, 26 de agosto de 2017

A história dos solos

Richard Jakubaszko  
O vídeo abaixo me foi enviado pelo amigo e engenheiro agrônomo Odo Primavesi, vale a pena ser assistido, para que se conheça a importância de um solo bem tratado e conservado, tanto para a agricultura, na produção de alimentos para a superpopulação que temos hoje no planeta, como para o meio ambiente.

.

quinta-feira, 24 de agosto de 2017

Brasileiro é malabarista?

Richard Jakubaszko  
Sim, somos malabaristas, e dos bons. Na avenida Paulista, centro financeiro de São Paulo, um cadeirante mostra como é fazer malabarismo para faturar uns trocados, em foto de Nacho Doce / Reuters, publicada no Estadão.
Enquanto isso, o Brasil está sendo fatiado, entregue para o mercado financeiro, o brasileiro e o internacional, e tem aplausos da grande mídia por essa "gestão" de desconstruir o país.

O judiciário anda confabulando, em briga entre eles, em disputas com várias instâncias na procuradoria da república, polícia federal, e nas altas esferas do STF. É a luta pelo poder. No legislativo prepara-se o Brasil de amanhã, um país inteiramente neocapitalista. E nos palácios jaburianos do planalto privatizam o que for possível, a ordem é vender tudo. Como disse um alto ex-funcionário público federal, que foi ministro, "se você tem certezas sobre o que está acontecendo, é porque está mal informado".

Ao ler alguns jornais dos gringos a gente fica sabendo melhor o que se passa no Brasil. Em nosso país a mídia faz jornalismo engajado, tem interesses próprios.
O povo tem mais é que fazer malabarismo, nas ruas, avenidas, em casa e no trabalho. Somos um povo omisso. Sempre encurralado.


.

quarta-feira, 23 de agosto de 2017

Gilmar Habeas Corpus Mendes

Richard Jakubaszko  
A blogosfera é marvada, e o amigo Renato Villela comprova isso ao enviar-me link com meme do ministro e juiz (sic) do STF que é campeão mundial de HCs duplos. Com o mais recente desses HCs duplos o ministro juiz deve figurar no exótico Guinness Book. Não tava faltando mais nada?
De Gaulle tinha razão, o Brasil não é um país sério...

.

segunda-feira, 21 de agosto de 2017

Ciao amore, ciao.

Richard Jakubaszko 
No 17º Festival de San Remo, 1967, a música de Luigi Tenco, interpretada por Dalida, não ganhou o festival. Ficou em segundo, perdeu para "Non pensare a me cantata", de Claudio Villa, um compositor italiano, verdadeiro ídolo, um mítico. Dias depois do festival Tenco suicidou-se, consta que em protesto. Muitos anos depois, também Dalida seguiu o mesmo caminho, mas nada a ver com a perda do San Remo.

.

domingo, 20 de agosto de 2017

O Manual dos Céticos


Richard Jakubaszko 
Muita baboseira tem sido publicada sobre o aquecimento e as mudanças climáticas. O Manual dos Céticos resume algumas delas, contestando as opiniões mais frequentemente manifestadas pelos aquecimentistas. Comete apenas uma falha, a de aceitar a discussão sobre as mentiras do aquecimento como se fosse uma teoria. Não, não é teoria. A afirmação de que o planeta está aquecendo é uma hipótese, não alcançou ainda o status de teoria (como a Teoria da Relatividade, ou a Teoria da Evolução das Espécies). E jamais chegará ao status de lei (como a Lei da Gravidade).
De toda forma, acompanhem o Manual dos Céticos nos 15 slides a seguir, é um bom começo para compreender os argumentos dos céticos do aquecimento, hipótese que já se configura como "a maior mentira do século XXI", e que logo atingirá o glorioso degrau de "a maior fraude científica na história da humanidade", o que não é pouca coisa, reconheçamos.
     

    













 
* publicado no FakeClimate: https://fakeclimate.wordpress.com/2012/05/24/o-manual-do-cetico/

.

quinta-feira, 17 de agosto de 2017

O Brasil dos sonhos: seleção de 1982

Richard Jakubaszko
Parece uma eterna polêmica, os brasileiros mais jovens acham que em 1982 tivemos a seleção dos sonhos, não ganhou, mas encantou. Outros, mais antigos, ainda afirmam que a seleção de 1970 foi a melhor, e ainda foi campeã. A verdade é que Neymar não seria nem reserva na seleção de 1970; mas teria lugar em 1982? Avalie e dê sua opinião.


.