domingo, 13 de agosto de 2017

Austrália: Escritório do Clima foi pego adulterando dados climáticos

Ricardo Augusto Felício *
Por: Chris White, Tradução: Dr. Ricardo Augusto Felicio

Cientistas australianos do Bureau of Meteorology (BOM) solicitaram uma revisão dos instrumentos de gravação de temperatura depois que a agência governamental foi pega adulterando registros de temperatura em vários locais. As autoridades da Agência admitem que o problema com os instrumentos que registraram baixas temperaturas (que desapareceram dos dados) provavelmente aconteceu em vários locais em toda a Austrália, mas eles se recusam a admitir a manipulação de leituras de temperatura.

A BOM deu falta de blocos de registros em Goulburn e Snow Mountains, ambos em Nova Gales do Sul. O meteorologista Lance Pidgeon observou a gravação de 13 graus Fahrenheit em Goulburn desaparecendo do site da agência a partir de 2 de julho. As leituras de temperatura flutuaram brevemente e depois desapareceram do site do governo. “A temperatura caiu para -10,0 graus Celsius (14 graus Fahrenheit), ficou lá por algum tempo e depois mudou para -10,4 graus Celsius (13 graus Fahrenheit) e depois desapareceu”, disse Pidgeon, acrescentando que notificou a cientista Jennifer Marohasy sobre o problema, o que acabou chamando a atenção das leituras para a agência. O gabinete mais tarde restauraria a leitura original de 13 graus Fahrenheit depois de uma breve sessão de perguntas e respostas com Marohasy. “O sistema de controle de qualidade da agência, projetado para filtrar valores falsos ou baixos falsos, foi ajustado em -10,0 graus Celsius de mínima para Goulburn, e é por isso que o registro foi ajustado automaticamente”, disse uma porta-voz da mesa aos repórteres na segunda-feira.

BOM acrescentou que há limites em relação a quão baixas temperaturas podem ocorrer em algumas áreas muito frias do país [nota do tradutor: como podem se estabelecer mínimas por filtros para registros de Estações Meteorológicas de Superfície? Ainda mais se no local essas temperaturas são plausíveis?]. O chefe-executivo do BOM, Andrew Johnson, disse ao ministro australiano do Meio Ambiente, Josh Frydenberg, que a falta de registro das baixas temperaturas em Goulburn, no início de julho, deveu-se a equipamentos defeituosos. Uma falha semelhante eliminou uma leitura de 13 graus Fahrenheit em Thredbo Top em 16 de julho, embora as temperaturas naquela estação tenham sido registradas tão baixas quanto 5,54 graus Fahrenheit (-14,7 graus Celsius).

A falta de observação das baixas temperaturas “foi interpretada por um membro da comunidade de forma a implicar que o escritório procurou manipular o registro de dados”, disse Johnson, de acordo com o jornal The Australian. “Eu rejeito categoricamente essa implicação”. Marohasy, por sua vez, disse aos repórteres que as afirmações de Johnson são quase impossíveis de acreditar, dado que existem capturas de tela que mostram as temperaturas muito baixas antes de serem “asseguradas pela qualidade”. Pode demorar várias semanas antes do equipamento ser testado, revisado e voltar a ficar pronto para o serviço, disse Johnson. “Eu tomei medidas para garantir que o equipamento neste local seja substituído imediatamente”, acrescentou. “Para assegurar que eu tenha uma garantia total sobre esses assuntos, eu acionei uma revisão interna de nossa rede de AWS (Automatic Weather Station – Estação Meteorológica Automática) e os processos associados de controle de qualidade de dados para observações de temperatura”.

BOM foi colocado sob o microscópio antes em manipulações semelhantes. A agência foi acusada em 2014 de adulterar o registro de temperatura do país para que pareça que as temperaturas se aqueceram ao longo das décadas, de acordo com relatórios em agosto de 2014. Marohasey afirmou no momento que os registros de temperatura ajustados pela BOM são “propaganda” e não ciência.

Ela analisou os dados brutos de temperatura de vários lugares da Austrália, comparou-os com os dados da BOM e descobriu que os dados da agência criaram uma tendência de aquecimento artificial. Marohasey disse que os ajustes da BOM alteraram os registros de temperatura australiana de uma leve tendência de resfriamento para um “aquecimento dramático” ao longo do século passado.

Link da matéria: http://dailycaller.com/2017/07/31/australia-weather-bureau-caught-tampering-with-climate-numbers/

Comentários adicionais do Prof. Ricardo Felício:
O pior é que não para por aí… a coisa está cada vez pior. No fechamento das Estações Meteorológicas de Superfície, muitas destas se situavam em lugares frios, como por exemplo, algumas da Sibéria, que no desmonte do bloco soviético, foram encerradas e passaram a não fazer mais parte da média global, seja lá que abstração isto se configure para o clima. Assim, também foi fácil produzir um “aquecimento” nas séries para média global, quando se encerrou as medições das estações em lugares frios.

Um exemplo brasileiro foi o encerramento do projeto Meteoro do INPE, em 2011, que desde o final dos anos 80 vinha registrando os dados meteorológicos na Estação Antártica Comandante Ferraz. A série começou a mostrar redução dos valores de temperatura, daí, não se tornou mais interessante que apresentassem tais informações. Os cientistas do clima do século XXII, se é que teremos ciência até lá, não poderão utilizar os dados de temperatura do século XXI por contaminação “política”. Em vez de termos registros fidedignos para o melhor entendimento da atmosfera e os climas regionais, as informações vêm
sendo descaradamente adulteradas, deixando de ter a confiabilidade para os registros climatológicos de longo período.

Enfim, as fraudes são inúmeras. Algumas foram elencadas pelo Dr. Pedro Erik Carneiro. Disponibilizo alguns links muito interessantes abaixo:

http://bloco11cela18.blogspot.com.br/2015/02/o-maior-escandalo-cientifico-do.html

Mais países: http://bloco11cela18.blogspot.com.br/2015/05/mais-paises-pegos-manipulando-dados.html

Documentário: http://bloco11cela18.blogspot.com.br/2017/01/documentario-o-embuste-do-aquecimento.html

Apenas uma minoria dos cientistas acredita em mudança climática:
http://thyselfolord.blogspot.com.br/2015/07/pesquisa-minoria-de-cientistas.html

Erros de “Previsão”: http://bloco11cela18.blogspot.com.br/2015/12/mudanca-climatica-seis-decadas-de-erros.html

Mudança Climática é só estupidez humana:

http://bloco11cela18.blogspot.com.br/2015/10/top-cientista-mudanca-climatica-e.html

Admissão de que não vai haver aquecimento:

http://bloco11cela18.blogspot.com.br/2015/02/cientistas-ambientalistas-admitem-nao.html

Tem muito mais, mas essas são bem relevantes.

* o autor é professor de Climatologia / USP.
Publicado originalmente no Fake Climate: https://fakeclimate.wordpress.com/2017/08/02/australia-escritorio-do-clima-pego-adulterando-dados-climaticos/

.

2 comentários:

  1. Parabéns Richard por mais essa revelação, internacional, que vai ao encontro do que você aponta de forma tão detalhado e precisa (inquisitiva) em seu livro sobre "interesses pessoais no aquecimento global"

    Abraço
    Caram
    José Alberto Caram de Souza Dias (Eng Agr. PhD). e-mail: jcaramsouzadias@gmail.com

    ResponderExcluir
  2. é impressionante o que a falta de ética pode prejudicar uma análise séria como a de averiguar o que ocorre com o aquecimento global. Se aparecem manipulações pode levar a todos pensarem que tudo é manipulado.
    Sylvio Ortega Filho
    Físico e engenheiro civil
    sof@terra.com.br

    ResponderExcluir

Obrigado por participar, aguarde publicação de seu comentário.
Não publico ofensas pessoais e termos pejorativos. Não publico comentários de anônimos.
Registre seu nome na mensagem. Depois de digitar seu comentário clique na flechinha da janela "Comentar como", no "Selecionar perfil' e escolha "nome/URL"; na janela que vai abrir digite seu nome.
Se vc possui blog digite o endereço (link) completo na linha do URL, caso contrário deixe em branco.
Depois, clique em "publicar".
Se tiver gmail escolha "Google", pois o Google vai pedir a sua senha e autenticar o envio.