domingo, 15 de abril de 2018

Temos que nos preparar para combater o discurso de ódio.

Daniela Jakubaszko 
Ontem tive uma luz conversando com uma amiga.
Qualquer ser humano seja de esquerda ou direita pode ficar aprisionado pouco ou muito tempo pelo ódio. Eu mesma já senti muita raiva e algum ódio. Praticante de meditação que sou procuro ser sincera, enxergar este sentimento em mim e trabalhar para afastá-lo, querendo expandir amor, não posso alimentar o ódio em mim, posso? O primeiro passo para combater o discurso de ódio é combater o ódio dentro de si mesmo.

Podem reparar: a maioria das pessoas unidas em torno de Lula sentem amor e admiração por ele, acreditam verdadeiramente em seu projeto de nação - por mais que possamos fazer muitas críticas a ele, e olha que tem muitas! Já os apoiadores de Temer, Bolsonaro, Alckmin, Aécio e Cia. Ltda., não se acercam dele por amor e admiração, mas por ódio, interesses e jogo de poder. Só isso. Lula e esquerdas estão no jogo de poder também, não tem como estar fora dele, mas essa diferença do link que une as pessoas em torno da causa é evidente.

Tem muita diferença entre um ódio que surge da indignação da injustiça social e um ódio que surge da inveja. Eu moro na Vila Mariana, perto do parque do Ibirapuera, bairro de gente bacana, não tem ninguém injustiçado aqui nos arranha-céus modernos nomeados com palavras estrangeiras, mas por que eles batiam tantas panelas e soltavam fogos durante a prisão de Lula? Isso é sentimento de justiça? Não, justiça é outra coisa. Isso é sentimento de estar vingado. Mas eles são vítimas do quê? Nunca ganharam tanto dinheiro como na época do Lula! O que Lula tirou deles? 


Se os coxinhas estão perdidos, como disse Chico Pinheiro, deveriam tentar se unir em torno de um projeto de nação que de fato fosse crível e justo para toda a nação, e não para a exploração de poucos, tentando enganar a maioria. Mas ó, não adianta caprichar só na embalagem! A massa não é mais ignorante. Só lamento, mas marketing nessa hora não funciona, sempre é muito superficial. O design de pré-fakes da vida é bonitinho para quem gosta de Romero Brito; para quem sabe o que é Arte, é piada. O mesmo acontece para quem anda de mãos dadas com o Amor: as propostas políticas mascaradas são como piadas. Pena que de mau gosto, já que seus efeitos são trágicos.

Nosso povo é tão sofrido! Os indígenas e descendentes de escravos suportam um peso que a sociedade brasileira não pode mais fingir não ver. Todos vão sofrer muito se continuarmos fechando os olhos para a exploração e injustiça no Brasil. A corrupção é só a ponta do iceberg, ater-se apenas a ela é alimentar a injustiça.

Marielle, presente! Que sua morte não tenha sido em vão! Rio Doce, presente! Que seu adoecimento não tenha sido em vão e que as pessoas cuidem para que seu fluxo saudável possa renascer. Que os responsáveis sejam vistos. Que a justiça seja feita. Que os santos, xamãs e orixás nos ajudem!

Que Santa Clara, padroeira dos Meios de Comunicação, possa iluminar as mentes e corações do staff da mídia. Libertem-se!

Que São Jorge ilumine os militantes, para que sua perseverança vença o ódio que vive dentro e diante deles. Esta é a verdadeira batalha. Libertem-se!

Que Santo Ivo dote de sabedoria o judiciário brasileiro e proteja a tão frágil justiça brasileira.

Que São Tomás More ensine nossos governantes do executivo e do legislativo a servir ao Povo e à Nação.

Que Nossa Padroeira Aparecida nos dê consolo, fé e muito AMOR.

Que o Tempo nos ajude a trabalhar a nosso favor! Estamos todos no mesmo barco. Que possamos entender a experiência da interdependência e também que o Brasil é de Todos. Oxalá!

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por participar, aguarde publicação de seu comentário.
Não publico ofensas pessoais e termos pejorativos. Não publico comentários de anônimos.
Registre seu nome na mensagem. Depois de digitar seu comentário clique na flechinha da janela "Comentar como", no "Selecionar perfil' e escolha "nome/URL"; na janela que vai abrir digite seu nome.
Se vc possui blog digite o endereço (link) completo na linha do URL, caso contrário deixe em branco.
Depois, clique em "publicar".
Se tiver gmail escolha "Google", pois o Google vai pedir a sua senha e autenticar o envio.