segunda-feira, 10 de junho de 2019

Greenwald guardou cópia de mensagens secretas para evitar confisco de provas

Fernando Brito *

À Folha de SP, o site The Intercept informou que “tomou providências para proteger a íntegra do material, com cópias no Brasil e no exterior.” Segundo o jornalista Glenn Grenwald, “o objetivo é evitar que qualquer autoridade brasileira tente impedir sua divulgação”.

É, ao mesmo tempo, sinal de que há mais diálogos a serem revelados, como manda a tradicional técnica jornalística de guardar “suítes” para depois, quando o caso noticiado já adquiriu repercussão.

“É um vazamento muito maior do que o do caso Snowden”, relatou Greenwald, referindo-se à revelação, em 2013, da espionagem da NSA norte-americana sobre cidadãos do país e autoridades estrangeiras. “Nunca vi algo tão extenso”, disse ele.

Greenwald disse ainda ao jornal que “a obtenção do material não tem nenhuma relação com a invasão, na terça-feira (4), ao celular de Moro”. O próprio ministro afirmou que nenhuma informação foi roubada do aparelho.

“O arquivo que possuímos não tem nada a ver com esse episódio do hacker. Recebemos tudo semanas atrás. A fonte nos procurou há cerca de um mês".

Depois de cinco anos de vazamentos “oficiais” e de tantos elogios de Moro, citando a “Operação Mãos Limpas”, à importância da conquista da opinião pública como forma de vencer as resistências à aplicação das leis aos poderosos, Moro, o poderosíssimo, terá dificuldades de sustentar o discurso de quem tem violado o direito a ter privadas as suas comunicações.

Até porque não se trata de contatos íntimos, mas de diálogos e acertos entre dois agentes da Justiça num processo criminal.

Tudo indica que Greenwald tem mais a revelar.

A Folha, com atraso, cedeu e colocou o assunto em sua manchete do site. Globo e Estadão desconhecem, até agora. Mas a internet faz a sua parte: as hashtags “Vaza Jato”, “Moro”, “Telegram” (o aplicativo de mensagens que usaram) e Intercept lideram as menções no Twitter na noite de domingo (9/junho). 

*o autor é jornalista, editor do blog Tijolaço.
Publicado em
http://www.tijolaco.net/blog/greenwald-guardou-copia-de-mensagens-secretas-para-evitar-confisco-de-provas/


.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por participar, aguarde publicação de seu comentário.
Não publico ofensas pessoais e termos pejorativos. Não publico comentários de anônimos.
Registre seu nome na mensagem. Depois de digitar seu comentário clique na flechinha da janela "Comentar como", no "Selecionar perfil' e escolha "nome/URL"; na janela que vai abrir digite seu nome.
Se vc possui blog digite o endereço (link) completo na linha do URL, caso contrário deixe em branco.
Depois, clique em "publicar".
Se tiver gmail escolha "Google", pois o Google vai pedir a sua senha e autenticar o envio.