segunda-feira, 3 de junho de 2019

O homem que inventou o Brasil

Richard Jakubaszko  

Livro: O homem que inventou o Brasil: Um retrato de José Bonifácio de Andrada e Silva
De Geraldo Luís Lino, prefácio de Aldo Rebelo
 

Pouco conhecido da grande maioria dos brasileiros, José Bonifácio de Andrada e Silva, o Patriarca da Independência, pode ser considerado com todos os méritos como o “inventor” do Brasil independente. Em apenas 18 meses no governo, foi o principal responsável pela consolidação política e territorial do novo País, além de ter formulado o esboço de um projeto de Nação que, lamentavelmente, foi prontamente neutralizado pelas oligarquias escravocratas e latifundiárias que dominavam o Brasil, com o apoio do Imperador D. Pedro, que, em novembro de 1823, poucos meses após a demissão de José Bonifácio do cargo de ministro do Império, dissolveu a Assembleia Constituinte, exilou o Patriarca e passou a governar como um autocrata, até a sua abdicação, em 1831.

Como deputado à Assembleia Legislativa, em 1831-32, também nomeado tutor do futuro Imperador D. Pedro II, José Bonifácio participou das discussões que viriam a ser decisivas sobre a estrutura político-institucional do País, com o estabelecimento de uma federação de províncias dominadas pelas oligarquias locais, esquema que prolongaria o regime escravocrata até quase o final do século XIX e, mesmo após a Abolição, continuou controlando o Estado brasileiro de acordo com os seus interesses.

Mais atuais do que nunca, as ideias e propostas de José Bonifácio precisam ser revisitadas para a imprescindível retomada das discussões sobre a necessidade de um novo projeto nacional para o Brasil, que permita a sua inserção soberana em um cenário global marcado por rápidas e profundas transformações, e é com este propósito que a Capax Dei Editora coloca o livro à disposição do público.

Como afirma no prefácio o ex-deputado federal e ex-ministro Aldo Rebelo: “A genialidade de Bonifácio se firmou na negação da cópia dos modelos da época e na busca de um caminho próprio, que preenchesse as condições e as necessidades do Brasil de seu tempo. O pensamento do Patriarca guarda grande atualidade, quando hoje, no Brasil, direita e esquerda nada mais fazem que tentar reproduzir, em diferentes planos, padrões ideológicos e culturais importados da grande nação do Norte.” 


Para mais informações ou para comprar o livro:
Capax Dei, Rio de Janeiro, 2019 - 164 p., R$ 50,00 

Fone 21 2510.3656 – capaxdeieditora@gmail.com – www.capaxdei.com.br

.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por participar, aguarde publicação de seu comentário.
Não publico ofensas pessoais e termos pejorativos. Não publico comentários de anônimos.
Registre seu nome na mensagem. Depois de digitar seu comentário clique na flechinha da janela "Comentar como", no "Selecionar perfil' e escolha "nome/URL"; na janela que vai abrir digite seu nome.
Se vc possui blog digite o endereço (link) completo na linha do URL, caso contrário deixe em branco.
Depois, clique em "publicar".
Se tiver gmail escolha "Google", pois o Google vai pedir a sua senha e autenticar o envio.