sexta-feira, 23 de agosto de 2019

Carta aberta ao presidente da França, sr. Emmanuel Macron:

Richard Jakubaszko  
Se o leitor destas mal traçadas linhas conhece algum francês, encaminhe a ele esta carta aberta dirigida ao presidente Emmanuel Macron, da França. Estou fazendo o mesmo com umas duas dezenas de franceses que conheço, no Brasil e mundo afora. Se seguirmos a teoria de que a distância entre um homem simples ao mais poderoso de seu país tem no máximo 5 elos (5 pessoas), como se fosse uma corrente, hoje mesmo o presidente Macron toma conhecimento da carta aberta abaixo e soluciona o problema dos desmatamentos e das queimadas na Amazônia.


Sr Presidente Emmanuel Macron:
Leio na mídia brasileira que o senhor escreveu em sua página no Twitter críticas ao presidente brasileiro e ainda convocou reunião com o G7 para discutir a questão ambiental da Amazônia, suas queimadas e desmatamentos: "
Nossa casa está queimando. Literalmente. A floresta amazônica - os pulmões que produzem 20% do oxigênio do nosso planeta - está em chamas. É uma crise internacional". Está claro que o senhor deseja discutir o que classificou como "emergência internacional".
 
É fácil e muito simples resolver as queimadas e os desmatamentos, presidente Macron: determine que a França pare de importar madeira da América Latina, especialmente do Brasil. Depois, influencie os países membros do Mercado Comum Europeu para que façam o mesmo, especialmente a Inglaterra, cujos pubs, todos eles, usam madeira para forrar as suas paredes, tudo madeira da Amazônia, sabia? Se a França não fizer isto ficará oficializada a hipocrisia ambiental. Discursos de manter a floresta em pé, mas incentivos para o abate de árvores são incoerentes, senhor presidente.

 
Garanto-lhe, como brasileiro, jornalista, escritor, e cético da questão ambiental, mas sou ambientalista, que os desmatamentos cairão em mais de 90%, e na mesma proporção as queimadas, pois os madeireiros não vão mais abater árvores na Amazônia, porque não terão a quem vender...


Saiba que não existe imbecil na Amazônia, presidente Macron, ninguém queima árvores quando faz queimadas. A madeira vale muito dinheiro, dinheiro francês, dinheiro europeu, e que vale muito para as madeireiras.

Assim, o senhor não precisaria castigar injustamente o Brasil e seus agricultores e pecuaristas, produtores de soja e carne, que não têm culpa desse descalabro ambiental que acontece na Amazônia, só porque algumas madeireiras, mais uns pecuaristas da região, e mineradores, fazem estripulias na grande floresta.

Simples, não é mesmo, senhor presidente? Garanto que a sua reeleição pode ser alavancada com essa simples medida. A França pode salvar o mundo!
Até o Brasil vai aplaudir.


Saudações do Brasil

Richard Jakubaszko
Jornalista, escritor e blogueiro


ET. - Presidente Emmanuel Macron, a Amazônia é do Brasil, peça aos europeus que abandonem essa ideia maluca de desapropriá-la, como indica o mapa abaixo, com o corredor ecológico da Anaconda.
   


.

11 comentários:

  1. Ele tem péssima assessoria, passou informaç~eos erradas, como pode abrir a boca pra falar tanta bobagem, não é só o Bozo gente! O Macron tá concorendo, e ganhando por larga margem...

    ResponderExcluir
  2. Infelizmente a truculência e boçalidade com as quais Bolsonaro trata esses assuntos amazônicos acaba dando moral p essas colocações hipócritas dos europeus....

    ResponderExcluir
  3. Richard, este texto deverá ser traduzido urgente para o inglês.
    Ninguém deste patetas entendem inglês.
    Abraço
    Jeffrey

    ResponderExcluir
  4. Richard
    segundo o artigo abaixo, ha' mais incendios no momento na Angola e Congo do que no Brasil, mas toda a atencao vai para o Brasil...
    SDS
    Gerson

    https://www.zerohedge.com/news/2019-08-23/more-wildfires-are-burning-angola-congo-brazil

    ResponderExcluir
  5. Realmente vc levantou um ponto ao qual ninguém vem prestando atenção. A agricultura na Amazônia legal é basicamente de subsistência. A origem do desmatamento é exploração ilegal da madeira e isso ninguém está falando com todas as letras. A culpa fica, de novo, com o agricultor...

    ResponderExcluir
  6. Infelizmente o desejo incontrolável dos adversários do nosso presidente Jair Messias Bolsonaro em derruba-lo os leva a alimentar, com seus discursos irresponsáveis, loucos como Macron mundo afora.

    ResponderExcluir
  7. Richard você sempre a frente do combate a mentira ambiental, obrigado. Quantas empresa francesas atuam no Brasil a exemplo do Carrefour (Atacadão), e Dreyfus? Levar nosso suor diário e fácil, denegrir nossa imagem também a imprensa aceita a opinião de qualquer imbecil se verificar a verdade. Venceremos!

    ResponderExcluir
  8. Caro Richard, desculpe pela indagação mas neste mundo de fake news, principalmente agora sobre amazônia, queimadas e Bolsonaro, gostaria de ter mais subsídios sobre as exportações de madeira. Como não sei exatamente como estão classificadas em nosso sistema de comércio exterior, não consegui distinguir de forma adequada as exportações de madeira, dada a multiplicidade de descrições. Em um conjunto amplo, só consegui verificar que os maiores importadores são Índia e China. Onde estarão os europeus. Se conseguir ajudar a entender melhor a questão agradeço.

    ResponderExcluir
  9. Richard, usei o mesmo raciocínio há cerca de dez anos, em uma audiência pública da Comissão Europeia, em The Hague (Holanda. Comparei o desmatamento ao plantio de coca e à produção de cocaína. Se os países ricos parassem de consumir drogas, quebraria o esquema de tráfico. Pedi que o Greenpeace bloqueasse todos os navios que chegassem à Europa carregando madeira não certificada da Amazônia. Bingo, a renda média do brasileiro não é suficiente para bancar o preço de madeiras nobres da Amazônia. Claro, não me deram bola, é mais fácil discursar que tomar atitudes.

    ResponderExcluir
  10. Caro Richard,brilhante texto ao Exmo. Presidente.
    Explicativo ao público, porém, ele já deve ser consciente das realidades( não deve ser tão burro!) mas por interesses políticos e econômicos continua insistindo na sua malandragem, usando bobos e espertinhos.

    Nossa sociedade deveria ser menos burra, menos inocente, boa parte menos corrupta , mais bem informada e mais patriótica.

    Felizmente, aos poucos, creio que estamos nos libertando da ditadura de informação da grande mídia oligopolista,tendenciosa, inescrupulosa e interesseira graças as intensas comunicações diretas e paralelas nas redes sociais,uso constantes da internet, onde são discutidos e debatidos importantes assuntos pela sociedade, antes nunca conscientizados.

    Compartilhei sua carta pois vem bem informar a realidade dos fatos, injetar esperteza no pessoal e diminuir sua inocência(bobeira).
    Parabéns, continue na luta, não desanime nunca.
    José Maria Salgado

    ResponderExcluir

Obrigado por participar, aguarde publicação de seu comentário.
Não publico ofensas pessoais e termos pejorativos. Não publico comentários de anônimos.
Registre seu nome na mensagem. Depois de digitar seu comentário clique na flechinha da janela "Comentar como", no "Selecionar perfil' e escolha "nome/URL"; na janela que vai abrir digite seu nome.
Se vc possui blog digite o endereço (link) completo na linha do URL, caso contrário deixe em branco.
Depois, clique em "publicar".
Se tiver gmail escolha "Google", pois o Google vai pedir a sua senha e autenticar o envio.