No vídeo abaixo, muito bem editado, uma mensagem muito forte se nos apresenta de forma emocional e aparentemente racional. É uma mensagem do coronavírus, o Covid-19.
Neste momento, de total fragilidade e insegurança de toda a humanidade, em que estamos sozinhos, trancados em casa, angustiados, com receios, medos e temores sobre o futuro que desconhecemos, há uma certeza que devemos ter: tudo passa, e esta aguda crise viral, social, econômica e política, também passará. Daqui pra frente tudo será diferente, como diz a canção. O mundo já passou por coisas ruins e piores, como a peste negra e a gripe espanhola. Mas tudo vai passar, e vai mudar muita coisa. É lógico que teremos menos apertos de mão, abraços e beijos. É um costume social que vai desaparecer, no mundo inteiro. A história registra as formas dos cumprimentos no antigo Império Romano, o "Ave César". Na Alemanha Nazista reviveram a situação, com o "Heil Hitler". E tudo mudou. E tudo passou.
Os cumprimentos são símbolos sociais, de forte apelo emocional, pois o ser humano, assim como os animais, comunicam-se muito mais por símbolos do que por palavras, e os chamados irracionais por latidos e urros.
Tudo isso para levantar minhas dúvidas sobre as verdadeiras intenções do vídeo que reproduzo abaixo. Uma mensagem poderosa, uma carta criada na Itália em forma de vídeo, assinada de forma mística pelo Corona, que afirma sermos os culpados por tudo de ruim que acontece no planeta, seja na poluição, nas doenças, nas guerras econômicas, no vandalismo com a natureza. Mas a mensagem é maternal, e aí mora o perigo. Pois o Covid-19 nos julga e nos condena. Será apenas alguém em profunda reflexão diante de uma quarentena desagradável e inesperada? Será um ambientalista milenarista que nos diz, mais uma vez, olha, em avisei? Ou será uma alma penada do antigo Clube de Roma (órgão da FAO/ONU) que pregava o decrescimento, tal como Thomas Malthus? Os pobres que se virem, não vai ter comida e água pra todo mundo, é o que dizem os malthusianos.
Sim, o mundo vai mudar, seremos mais desconfiados do que já somos.
Assista o vídeo, mas a mensagem principal não está no texto, nem mesmo em algumas imagens fortes.
O que importa na mensagem é o simbolismo.
.
Muitissimo interessante , bem elaborado e ....para refletirmos . Eduardo Daher
ResponderExcluirSem aviões e outros requintes tecnológicos nós tivemos diversas pestes e vivíamos bem menos. Ao conhecermos as ciências vivemos melhor, mas competimos mais com outras espécies. Contudo, os governos com mais ciência e tecnologia promovem a redução de filhos nas famílias e os cuidados com o meio ambiente. Estamos, portanto, seguindo melhor que nossos antepassados. A história, de fato, simbólica, é fruto de algum fanático que sabe escrever e fazer bons videos para impressionar.
ResponderExcluir