terça-feira, 10 de março de 2020

Corona: aviso aos navegantes

Richard Jakubaszko   
O principal é a higiene, lave as mãos com sabão sempre que tocar em algum objeto utilizado por outros, seja maçaneta de porta, de carro ou de casa, no escritório, ou se cumprimentar alguém. Aliás, na Itália, as autoridades médicas pedem para as pessoas abolirem esse hábito, nada de apertar as mãos, nem tapinha nas costas, todo mundo entende a legítima preocupação. Beijinhos, menos ainda!

Fazer higiene diariamente das narinas e garganta com água e sal, uma colherinha de chá em copo de 250 ml é suficiente.

Evite ar condicionado no táxi, no carro de aplicativo, ônibus e metrô, shoppings, e cinemas, critique as lojas e supermercados que deixam o ar condicionado ligado, pois esses aparelhos têm a propriedade de espalhar o vírus com mais facilidade. Se não há condições de desligar o ar condicionado, use máscara, pode não ser 100% seguro, mas ajuda muito. Mas lembre-se: a máscara funciona por no máximo duas horas, depois disso, troque a máscara.

Use álcool gel (70º) é importante (ou álcool hospitalar). Duro é aguentar os catastrofistas apocalípticos que afirmam que álcool gel não funciona, as autoridades médicas têm de se posicionar a respeito, não é possível que as fake news continuem a se espalhar impunemente.

Mantenha alimentação equilibrada, com o consumo de frutas, especialmente cítricas, e carnes vermelhas, pois isso ajuda a manter o organismo com defesas em dia, o que resultaria em recuperação mais rápida se contrair o vírus.

Na verdade o Corona é um vírus de gripe mais bravo do que o normal, só isso, em crianças e jovens a mortalidade é mínima. Na média dos que contraíram a doença na China a mortalidade é ao redor de 3%, mas é muito alta entre idosos (30%), especialmente porque provoca problemas respiratórios, em destaque a pneumonia. Na Itália a média geral aumentou para quase 5% e em idosos ultrapassou os 40%, pois é um país onde há muitos idosos, propensos a desenvolver problemas respiratórios. Nestes casos, a pneumonia viral, que é difícil de combater, quase impossível, porque os antibióticos não funcionam para o controle de viroses, aí a maior arma é estar com boa alimentação, para que nosso sistema imunológico consiga resistir ao vírus.

Se ficar doente, com gripe, por exemplo, não vá trabalhar, você será escorraçado.
Nesses casos tome muita água, e muita laranja e limão. Se for espirrar tenha educação, coloque as mãos à frente da boca e nariz, ou, melhor ainda, espirre na dobra do braço, na parte posterior ao cotovelo.

Saí de uma gripe forte ontem (9/3), provavelmente contraída em voo feito na quarta-feira anterior (4/3). Não tive febre, nem fui a pronto socorro, por precaução. Mas o medo, quase pânico, é constante. E vai continuar, porque meu organismo se debilitou, e se a gripe que peguei não era o Corona, agora ficou mais fácil contrair esse bicho chinês. Todo cuidado é pouco.

E que Deus nos proteja! O Corona já é uma pandemia.




2 comentários:

  1. Richard, o Dr Dietrich Klinghardt recentemente publicou um webinar sobre solucoes para o corona virus (e outros) 10 March 2020
    SDS
    Gerson

    https://christineschaffner.s3.amazonaws.com/files/Corona2020_drk.pdf

    http://www.sophiaeducate.com/klinghardt_virus_webinar/

    ResponderExcluir
  2. Muito bom, Richard. Gostei do post.

    ResponderExcluir

Obrigado por participar, aguarde publicação de seu comentário.
Não publico ofensas pessoais e termos pejorativos. Não publico comentários de anônimos.
Registre seu nome na mensagem. Depois de digitar seu comentário clique na flechinha da janela "Comentar como", no "Selecionar perfil' e escolha "nome/URL"; na janela que vai abrir digite seu nome.
Se vc possui blog digite o endereço (link) completo na linha do URL, caso contrário deixe em branco.
Depois, clique em "publicar".
Se tiver gmail escolha "Google", pois o Google vai pedir a sua senha e autenticar o envio.