terça-feira, 31 de março de 2020

Notas em tempos de crise viral

Richard Jakubaszko
Recebi por e-mail observações interessantes, vindas de Portugal, enviadas pelo amigo Luis Amorim, um gajo sinceramente preocupado com essa pandemia viral que sacode o planeta e parece não ter fim.

Notas em tempos de crise viral
No mundo existem, em 31 de março 2020, 803.650 contaminados com Covid-19, cerca de 40.000 mortos e 172.772 recuperados.

1 - Dados recolhidos no portal da Johns Hopkins University, dia 31 de março, referente às 11 horas em Ney York.

2 - O país com mais pessoas contaminadas (164.785), são os EUA, que conta 3.173 mortos e cerca de 6.000 recuperados.

O país com maior número de falecidos é a Itália (11.591), seguida pela Espanha (8.189).

Portugal encontra-se em 16º lugar com 7.443 casos, 32 mortos e 102 recuperações.


Nos 20 primeiros lugares estão 12 países europeus.


A Índia, o segundo país mais populoso do mundo (1,343 bilhão), é o 40º nesta contagem epidemiológica, tendo “apenas” 1.251 casos, 32 falecidos e 102 recuperações.


Esta realidade exige uma reflexão acerca dos baixos índices de contaminação num território com diversas situações conhecidas como sanitariamente débeis, além de haver espaços urbanos com densidades populacionais muito altas, para além de grande “proximidade social física”. Se for analisada a incidência em diversas zonas do planisfério, parece haver uma correlação entre as condições meteorológicas dominantes, principalmente no que diz respeito à temperatura média ambiente e a velocidade da propagação.


Outros parâmetros que terão importância determinante, para além da qualidade, intensidade e rigor das medidas sanitárias de emergência que os diferentes governos têm tido, serão do domínio dos hábitos e comportamentos socioculturais e aqueles relacionados com o grau de contato socioeconómico com outros países e regiões mundiais.

O Brasil, no hemisfério sul, e, também muito populoso, conta com 4.681 casos, 167 mortos e 127 recuperados (30/03/2020), não obstante a atitude do governo desvalorizando a necessidade de medidas de emergência. No Rio de Janeiro a temperatura ambiente anda nos 29 a 23ºC, tal como em Manaus (maior umidade), enquanto em Porto Alegre a mínima encontra-se nos 17ºC e a máxima em 28ºC.


Em relação às condições meteorológicas nos EUA, registrar que, à data as temperaturas rondam os 15 a 5ºC em New York, e 28 a 10ºC em Las Vegas e Los Angeles. Em geral, a contaminação é muito maior na costa leste.


Na Índia, em Bombaim as temperaturas rondam os 27 a 30ºC, e, em Calcutá, registram-se 37 a 23ºC e, em Nova Delhi de 32 a 17ºC.

No Irã, em Teerã, verificam-se temperaturas 19 e os 6ºC, mas, em Arak, p.ex., os valores são muito mais baixos: 17 a 4ºC.

Outra pista que, com toda a prudência, parece ser interessante, é a que está relacionada com a recomendação liberada indiretamente por uma professora assistente da Johns Hopkins University, especializada em doenças infecciosas, em 26 de março.


A investigadora médica Irene Ken afirmou que:
a) O vírus não é um organismo vivo, mas, sim, uma molécula de proteína, coberta por uma camada protetora de gordura, que é absorvida pelas células das nossas mucosas (olhos, nariz e boca), causando o contágio.

b) Como o vírus não é um organismo vivo, não “morre”, mas decompõe-se em condições que lhe sejam adversas. O tempo de desintegração depende da temperatura, umidade e do tipo de material em que se encontra.

c) O que protege o vírus é a sua fina camada externa de gordura. Por isso o sabão é o melhor meio para destruir o vírus, porque a espuma (tensoativa) dissolve a gordura.

d) O calor também faz fundir a gordura; por isso, deve-se usar água acima de 25ºC para lavar as mãos, roupas e tudo mais. A água quente produz mais espuma, o que a torna ainda mais eficaz. Esfregar, pelo menos durante 20 segundos fazendo muita espuma, determina que a camada de gordura se dissolva e o vírus desintegra-se.

e) Álcool ou qualquer líquido com álcool superior a 65% dissolve a gordura, determinando a lipidificação da camada externa do vírus.

f) Qualquer mistura com 1 parte de hipoclorito de sódio (lixivia) e 5 partes de água dissolve diretamente a proteína do vírus, destruindo-o.

g) O peróxido de hidrogênio (H2O2, conhecido como água oxigenada), também é eficaz, depois do sabão, álcool e cloro, porque dissolve as proteínas do vírus, mas, neste caso, é necessário usá-lo puro o que também pode causar lesões na pele.

h) Os antibióticos não são eficazes. O vírus não é um organismo vivo como as bactérias; Não se pode matar o que não é um organismo vivo com antibióticos.

i) O vinagre não é útil porque não dissolve a camada protetora de gordura do vírus.

j) As bebidas alcoólicas não são eficazes. A vodka mais forte só tem 43% de álcool. Para ser eficaz é necessário álcool a 65%.

k) Numa superfície porosa como a roupa, o Corona vírus desintegra-se após 3 horas, 4 horas em superfícies de cobre e madeira, 1 dia em papelão, 2 dias em metal, 3 dias no plástico e 9 DIAS no chão/asfalto. Por essa razão deve usar-se apenas um par de sapatos par ir à rua, deixando-os do lado de fora da porta.

l) Nunca se deve sacudir roupas, lençóis ou roupas usadas ou não utilizadas, nem usar espanador: as moléculas do vírus flutuam no ar até 3 horas e podem ser aspiradas pelo nariz ou pela boca.

m) As moléculas virais permanecem muito estáveis no frio exterior ou no ar artificial produzido pelos aparelhos de ar condicionado. Também necessitam de umidade para permanecer estáveis e, principalmente, de escuridão. Portanto, ambientes secos, quentes e iluminados, degradam-no mais rapidamente.

n) A luz ultravioleta em qualquer objeto que possa conter vírus, lesa a proteína do vírus. É, portanto, útil para desinfetar e reutilizar uma máscara.

o) O vírus não atravessa uma pele saudável.

p) Quanto mais limitado é o espaço onde se encontram as pessoas, maior a concentração do vírus. Quanto mais aberto ou ventilado de forma natural, menor a concentração e menor a possibilidade de contágio.


.

Um comentário:

  1. Richard as estatisticas de recuperacao da China estao abaixo, cerca de 90% dos casos. O tratamento oficial e' Vitamina C intravenosa. A grande maioria das pessoas somente teem sintomas leves.
    SDS
    Gerson
    https://edition.cnn.com/2020/03/20/health/covid-19-recovery-rates-intl/index.html

    ResponderExcluir

Obrigado por participar, aguarde publicação de seu comentário.
Não publico ofensas pessoais e termos pejorativos. Não publico comentários de anônimos.
Registre seu nome na mensagem. Depois de digitar seu comentário clique na flechinha da janela "Comentar como", no "Selecionar perfil' e escolha "nome/URL"; na janela que vai abrir digite seu nome.
Se vc possui blog digite o endereço (link) completo na linha do URL, caso contrário deixe em branco.
Depois, clique em "publicar".
Se tiver gmail escolha "Google", pois o Google vai pedir a sua senha e autenticar o envio.