quinta-feira, 14 de maio de 2020

O Auschwitz da “retomada”: exército levando pais e mães de operários


Fernando Brito *

O Ministério da Economia e o Governo têm, afinal, um plano para recuperar a economia da crise do novo coronavírus.

Bem poderia ser chamado Plano Auschwitz, em homenagem ao tristemente famoso campo de concentração (na verdade, três deles, próximos) da Alemanha nazista, onde sobre o portão de ferro escreveu-se “Arbeit macht frei”, o trabalho liberta, em alemão.

Exagero? Leia o que se escreve na Folha de SP , hoje (lá no final do texto, porque os repórteres, talvez pela juventude, não perceberam a gravidade do que se planeja, e que eu sublinho no texto):

O controle [da retomada] seria garantido por um protocolo a ser definido pelo Ministério da Saúde com os procedimentos necessários (adaptações de linhas de montagem, como distanciamento entre funcionários) para evitar contágios. Para isso, seriam exigidos testes em massa.

Outra ideia em curso seria retirar a população que faz parte do grupo de risco, como idosos, da casa desses trabalhadores, especialmente os mais carentes.

Pessoas que participam das discussões na Economia afirmam que uma proposta em análise na Casa Civil prevê seleção de idosos, especialmente nos grandes centros urbanos, e transferência para hotéis que, neste momento, estão fechados.
A organização dessa força-tarefa ficaria a cargo do Exército.
Veja o que isso quer dizer: para que o jovem possa voltar ao trabalho “em segurança”, uma tropa do exército (ou da polícia) vai à sua casa e “remove” a sua mãe, uma senhora de 65 anos, e a leva, numa viatura, até um hotel guarnecido de soldados, de onde não pode sair e será colocada ao lado de quem ela nunca viu na vida, sem visitas e com a suprema concessão de poder olhar pela janela de um quarto minúsculo (é claro que não serão os “cinco estrelas” os hotéis escolhidos).

No final do século 18, a palavra iídiche pogrom passou a designar a perseguição a judeus (e depois a eslavos, ciganos, protestantes…). O governo brasileiro quer, agora, fazer o pogrom dos “coroas”, carregando os pais e mães de operários para a clausura, a fim de que seus filhos possam ser carne para as máquinas de fazer dinheiro.

Isso está em estudos, diz o jornal, na Casa Civil do General Braga Netto.

Estamos diante de nazistas, de gente que – talvez não o perceba, no que não as isenta – considera seres humanos apenas máquinas de produzir e que acha que em nome disso, pode ter pais e mães arrancados de casa e depositado em cubículos, para que o mecanismo do capital possa voltar a rodar.

Nem que isso seja à custa de levar, com um cabo e um soldado, nossas mães e nossos pais.

* o autor é jornalista, editor do blog Tijolaço.

Publicado em http://www.tijolaco.net/blog/o-auschwitz-da-retomada-exercito-levando-pais-e-maes-de-operarios/


.

7 comentários:

  1. Mamãe Socorro !! estive em Auschwitz em inicio de março deste ano.... nem pensar !! está lá aberto a visitação pública para que ninguém ouse a repetir.

    ResponderExcluir
  2. Isso é terrível Richard! Estamos vivendo não só uma pandemia, mas uma insanidade dos nossos governantes! Deus nos proteja, pois para quem crê só contando com ELE!

    ResponderExcluir
  3. Nao acredito nestas sandices. O que precisamos é de uma nova assembleia constituinte exclusiva para acabar com as mazelas governamentais e
    empresariais do país. Franklin Roosevelt teve e resolveu a pouca vergonha que existia nos USA.

    ResponderExcluir
  4. caro amigo anônimo, identifique-se em seu próximo comentário. E reavalie sua opinião, é vc quem pode estar afirmando sandices. O plano / proposta de confinar os idosos é da Casa Civil, apoiado pelo ministro Guedes, e saiu na Folha de SP. Vc acha que eu iria publicar uma sandice destas sem verificar?

    ResponderExcluir
  5. Richard, qual é a sua receita pra resolver essa parada ?

    ResponderExcluir
  6. Infelizmente, Richard, Deus não tem essa capacidade de nos livrar do deus Mercado. É com a gente mesmo.

    ResponderExcluir
  7. Vacina, remédio adequado, quarentena, e não confinamento seletivo, educação para o povo comportar-se e evitar aglomerações, higiene, e menos pitacos nazistas desse presidente que só fala e pratica merda!!!

    ResponderExcluir

Obrigado por participar, aguarde publicação de seu comentário.
Não publico ofensas pessoais e termos pejorativos. Não publico comentários de anônimos.
Registre seu nome na mensagem. Depois de digitar seu comentário clique na flechinha da janela "Comentar como", no "Selecionar perfil' e escolha "nome/URL"; na janela que vai abrir digite seu nome.
Se vc possui blog digite o endereço (link) completo na linha do URL, caso contrário deixe em branco.
Depois, clique em "publicar".
Se tiver gmail escolha "Google", pois o Google vai pedir a sua senha e autenticar o envio.