quarta-feira, 23 de setembro de 2020

A fantástica história do homem que encarnou num tigre

Daniel Macedo
 
A fantástica história do homem que encarnou num tigre e da mulher que encarnou numa pavoa, como eles se encontraram e se amaram novamente.

ESPIRITISMO
Se você entrou no assunto porque o título chamou a sua atenção, veja a história vista por outro ângulo, outra perspectiva.

O Espiritismo não é uma religião, mas como afirma o seu fundador Allan Kardec, uma doutrina filosófica. Doutrina que tem por base de discussão a descoberta da verdade através da razão. Allan Kardec fez questão de declarar que se a ciência mudasse algo, os espiritas deveriam acompanhá-la. Por que acompanhar a ciência? É simples. A discussão em torno de como começou a vida, quem somos, para onde vamos é um exercício intelectual metafísico. São cogitações da mente curiosa e a maioria destas cogitações são entretidas por lendas antigas, várias fantásticas, crenças diversas.

Os cientistas também cogitam, também fazem especulações fantásticas. Leibniz, que inventou o cálculo infinitesimal no século dezessete, imaginou que se Deus fosse infinito então toda a criação deveria ser compostas por partículas infinitesimais e então ele inventou o cálculo que revolucionou toda a matemática. Sem ele não seria possível inventarmos as máquinas que inventamos, inclusive as que nos curam nos hospitais.

A diferença é que a partir de uma cogitação intelectual fantástica, ele raciocinou e chegou a um resultado prático aplicável racionalmente em todas as atividades humanas. Ou seja, a ciência pode cogitar, mas somente é validado, se torna verdade, o que for realizável e comprovável na prática. E ainda assim a ciência muda o que foi comprovado anteriormente sempre que surgir algo que traga outra explicação para os fatos. A ciência é flexível, evolui.

A metafísica cogita e não prova nada, não é fisicamente aplicável, não é prática. E para complicar, os pensadores metafísicos, religiosos todos eles, quando se convencem de suas teorias, de suas cogitações, acham que são a mais pura expressão da verdade e congelam a “verdade” que descobriram.

A maioria dos espíritas não compreende a ciência por não saber do que ela se constitui. E não sabendo acham que fazem ciência quando na verdade estão fazendo cogitações metafisicas.

O espiritismo de Kardec também utiliza a metafísica para cogitar sobre Deus, o Universo, o que somos e para onde vamos, pois foi escrito a quase dois séculos atrás. Todavia, confronta suas cogitações metafisicas com o pensamento científico, com o método de investigação científico. E é isto, o método, que permite aos espíritas discutirem os temas espirituais à luz da razão.

No campo da moral, o espiritismo se declara cristão e se considera a terceira revelação. A primeira foi a de Moisés, a segunda a de Cristo e a terceira é a revelação através dos espíritos cristãos que retornam para divulgar a mensagem original da Boa Nova no século dezenove e é óbvio que utilizam a linguagem do referido século e não a de hoje. Portanto, precisa ser lida tendo em conta as mudanças sociais, políticas, de costumes e as científicas. Não pode ser lido e interpretado como se estivéssemos na metade do século dezenove.

Cristo, assim como os apóstolos e milhares de seguidores de Jesus foram perseguidos e assassinados. E não foram porque discutiram filosofia e metafísica, mas porque defenderam a liberdade, a justiça e a igualdade entre os homens, colocaram-se contra a exploração humana, contra a escravidão, combateram os preconceitos e os poderosos que mantinham o povo enganado e oprimido. Portanto, o cristianismo é uma causa, uma luta prática e não um balde de cogitações metafísicas e de lendas, de histórias fantásticas e melosas contadas nos romances de falsos cristãos que se dizem Kardecistas.

Para completar, veja o que Kardec escreveu sobre religião e espiritismo

O meu Templo é o Universo
“O espírita e cristão educado não precisa de nenhum rito, de nenhum culto externo, de nenhuma religião. Seu templo é o universo, cujas inúmeras estrelas são outros tantos altares, de onde são elevadas as preces de toda a humanidade para a inteligência criadora. Seu culto é o estudo da criação, o cumprimento dos deveres para consigo mesmo e para com seus semelhantes e com isso ele satisfaz os deveres que a Deus se referem. Suas missas e suas orações são a prática de todas as virtudes e da caridade em especial por ser o resumo de todas as outras, sendo bom dentro da sociedade, bom dentro da família, bom e honesto sempre em toda a parte e amando todos os homens como irmãos é como o Espiritismo estabelece seu culto”.
Allan Kardec
 
 
 
. 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por participar, aguarde publicação de seu comentário.
Não publico ofensas pessoais e termos pejorativos. Não publico comentários de anônimos.
Registre seu nome na mensagem. Depois de digitar seu comentário clique na flechinha da janela "Comentar como", no "Selecionar perfil' e escolha "nome/URL"; na janela que vai abrir digite seu nome.
Se vc possui blog digite o endereço (link) completo na linha do URL, caso contrário deixe em branco.
Depois, clique em "publicar".
Se tiver gmail escolha "Google", pois o Google vai pedir a sua senha e autenticar o envio.