sábado, 5 de setembro de 2020

O sertão vai virar mar e o mar vai virar sertão

Richard Jakubaszko  
O velho Chico está chegando em Fortaleza...
O sertão vai virar mar e o mar vai virar sertão, conforme profecia de Antônio Conselheiro lá no século 19.



Lula, em viagem ao Nordeste, em abril de 2003, prometeu água aos nordestinos, através da transposição do rio São Francisco. "O projeto existe desde 1847. Se houver transposição neste país será no meu governo, pois eu sei o que é a seca", disse ele. Por diversos motivos as obras atrasaram. Teve até greve de fome de uns padres, protestos de artistas...

Mas as obras do Lote 1 estão no fim, e beneficiarão moradores, pequenos agricultores e criadores de algumas regiões do interior Estado, além da área metropolitana de Fortaleza, a partir de setembro de 2020.

A Construtora Passarelli finalizou as obras do Lote 1 do primeiro trecho do Cinturão das Águas do Ceará (CAC). Graças a isso as águas do rio São Francisco abastecerão os moradores, pequenos agricultores e criadores de algumas regiões do interior do Estado e da área metropolitana de Fortaleza, no Ceará.

O lote 1 é considerado a principal etapa do projeto do Cinturão das Águas no Ceará, pois concentra-se na área que receberá as águas do rio São Francisco, a partir do município de Jati, no Ceará. Possui 38 km de canais e túneis construídos para suportar uma vazão de 30m³ de água por segundo, o equivalente a uma piscina olímpica a cada minuto e meio - o suficiente para abastecer uma cidade três vezes maior do que Fortaleza.


As águas devem começar a ser transportadas pelos canais assim que a barragem de Jati estiver cheia, e a expectativa é que, no final de setembro, a região do Cariri já receba as águas do Velho Chico. Em seguida, as águas devem chegar ao Açude Castanhão e, posteriormente, na região metropolitana de Fortaleza.
 

O empreendimento tem como objetivo assegurar água para consumo humano e para projetos agropecuários e industriais no interior, perenizando rios e garantindo o suprimento permanente para as populações do semiárido, além de garantir o abastecimento de Fortaleza e do Porto do Pecém.
 

O projeto, quando finalizado, levará água para 93% do Ceará e permitirá a adução das águas transpostas para a maioria do território cearense, inclusive para as regiões mais secas do estado, bem como para aquelas com potencial turístico e econômico.
.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por participar, aguarde publicação de seu comentário.
Não publico ofensas pessoais e termos pejorativos. Não publico comentários de anônimos.
Registre seu nome na mensagem. Depois de digitar seu comentário clique na flechinha da janela "Comentar como", no "Selecionar perfil' e escolha "nome/URL"; na janela que vai abrir digite seu nome.
Se vc possui blog digite o endereço (link) completo na linha do URL, caso contrário deixe em branco.
Depois, clique em "publicar".
Se tiver gmail escolha "Google", pois o Google vai pedir a sua senha e autenticar o envio.