sábado, 21 de novembro de 2020

Bill Gates e a paixão pelos fertilizantes

Valter Casarin
Esse artigo tem como origem em "Por que eu amo os fertilizantes? escrito por Bill Gates e publicado em seu blog ( https://www.gatesnotes.com/Development/Why-I-love-fertilizer ).

Supermercado em Israel
Supermercado em Israel = fartura
 
A percepção das pessoas em relação aos fertilizantes, principalmente aquelas fora do mundo do agronegócio tem se modificado nestes últimos tempos. Paralelamente, a informação de que nos fertilizantes ocorreu a inovação que mais salvaram vidas na história da humanidade. Isso tudo tocou o coração do fundador da Microsoft, Bill Gates. O magnata relata que nunca escondeu sua paixão pelos fertilizantes, relacionando este insumo como uma inovação "mágica", responsável por salvar milhões de vidas daqueles que passam fome, mas sobretudo permitir que outros milhares saiam da condição de pobreza, graças ao aumento da produtividade de muitas culturas que são fontes de alimentos.

Em visita a um armazém instalado na Tanzânia, Bill Gates sentiu enorme satisfação quando presenciou a montanha de fertilizantes armazenada. Cada grama deste insumo representa a transformação de vidas em um continente onde a fome e a desnutrição estão em níveis preocupantes.

Os fertilizantes somente mostram o seu real valor quando chegam até os agricultores, principalmente nos países mais desfavorecidos. Esse tem sido um dos grandes desafios na África, onde o uso de fertilizantes é muito baixo, assim como a produtividade agrícola. Vale ressaltar que a produtividade na África é apenas um quinto da produtividade dos Estados Unidos. Assim, a distribuição, como é o caso do armazém na Tanzânia, é parte fundamental das soluções para as necessidades de fertilizantes para os produtores agrícolas.

A pouca importância no uso de fertilizantes na África é a soma de muitos fatores. Um dos principais fatores é o custo. Isso é resultado da fraca rede de transportes e a generalizada falta de infraestrutura, resultando em um transporte de fertilizantes 25% mais elevado que em outras regiões do mundo. Isso afeta sobremaneira a disponibilidade do insumo, decorrente de sistemas de distribuição pouco desenvolvido em grande parte do continente. Mesmo que haja disponibilidade, a limitação de crédito impede a compra de fertilizantes por parte dos agricultores. O mais agravante desta triste história é a falta de formação e da transferência de tecnologia, que resulta em muitos agricultores sem o entendimento do valor em investir nos fertilizantes ou saber a forma correta de utilizar o insumo.

Tomando como exemplo a Tanzânia, cerca de 80% dos trabalhadores trabalham, direta ou indiretamente, na agricultura. Certamente, produzir uma maior quantidade de alimentos com a aplicação melhor e maior de fertilizantes, poderia ter um enorme impacto no avanço econômico do continente africano.

Aquilo que Bill Gates presenciou na Tanzânia é parte do grande esforço que está sendo feito em muitas regiões da África, de maneira a usar a agricultura como fator de crescimento econômico, visando o desenvolvimento da África nas próximas décadas. O acesso a melhores fertilizantes e variedades de culturas mais produtivas são inovações agrícolas e tecnológicas que possibilitarão os produtores africanos a incrementarem seus rendimentos nos próximos anos. Os excedentes de produção poderão ser comercializados e melhorar a dieta familiar com proteínas de alto valor, como ovos, carnes e leite.

Bill Gates lembra da "Revolução Verde" acontecida na América Latina e sudeste da Ásia durante a década de 60, que permitiu duplicar a produção de alimentos, evitando a fome generalizada. A ajuda aos agricultores para aumentar a produção de alimentos foi possível graças ao avanço genético com melhores variedades e aos fertilizantes agrícolas.

A África está experimentando a sua revolução agrícola, mas deve aprender com a experiência do passado, que teve como consequência da "Revolução Verde" o uso excessivo de fertilizantes, provocando a contaminação de aquíferos e outros impactos ambientais. Esse é o motivo da Fundação Bill & Melinda Gates trabalhar com seus diversos parceiros na tentativa de ajudar e formar os agricultores africanos a utilizar adequadamente os fertilizantes, promovendo o uso nas doses certas, ajudando, desta forma, a melhorar a sustentabilidade ambiental. A Fundação também atua na transformação digital da agricultura por intermédio de uso de mapas e análises de solo, visando oferecer aos agricultores dados agregados de maior valor, que permitam melhorar a saúde do solo, para que este permaneça produtivo para as próximas gerações.

A visita ao armazém é um dos destaques da viagem de Bill Gates à Tanzânia. Momentos antes de continuar com a viagem, ele teve um momento para continuar a observar os trabalhadores carregarem os sacos de fertilizante. Sua emoção estava em pensar nos agricultores que o usariam e no impacto positivo que terão nas próximas colheitas e no futuro dos seus países.

Depois da saúde, em particular a luta contra a malária, a Fundação Bill & Melinda Gates tem um grande interesse na agricultura da África. No Fórum Econômico Mundial em Davos, na Suíça, a Fundação Bill e Melinda Gates anunciou um investimento de US$ 306 milhões dedicado ao desenvolvimento agrícola, especialmente na África.

“Se levamos a sério o fim da fome e da pobreza extrema no mundo, devemos transformar seriamente a agricultura para os pequenos agricultores - a maioria dos quais são mulheres”, disse Bill Gates. Afirmando que "Esses investimentos - desde a melhoria da qualidade das sementes até o desenvolvimento de solos mais férteis ​​e a criação de novos mercados - compensarão não só pelas crianças alimentadas e pelas vidas salvas. Eles podem ter um enorme impacto sobre a redução da pobreza à medida que as famílias geram renda adicional e melhoram suas vidas."

Com objetivo de melhorar a percepção da população em relação às funções e os benefícios dos fertilizantes, foi estabelecida no Brasil, em 2016, a iniciativa Nutrientes Para a Vida (NPV). A NPV possui visão, missão e valores análogos aos da coirmã americana, a Nutrients For Life. Sua principal missão é destacar e informar a respeito da relevância dos fertilizantes para o aumento da qualidade e segurança da produção alimentar, colaborando com melhores quantidades de nutrientes nos alimentos e, consequentemente, com uma melhor nutrição e saúde humana.

* o autor é engenheiro agrônomo e coordenador científico da iniciativa Nutrientes Para a Vida (NPV)

 

.

Um comentário:

  1. Save the soils to save civilization - or we all starve and die
    Soil food web expert Dr. Elaine Ingham www.soilfoodweb.com how to SAVE humans and the planet by HALTING agricultural chemical inputs
    https://www.brighteon.com/cb713718-027e-4d8b-9e3b-3072ad9e6d18
    https://video.brighteon.com/file/BTBucket-Prod/audio/e8bdf711-c6ae-46d3-8d05-655ff68e923b.mp3
    https://www.naturalnews.com/2023-05-04-save-the-soils-to-save-civilization.html
    ===
    Who is Bill Gates
    https://rumble.com/v24scf6-who-is-bill-gates.html

    ResponderExcluir

Obrigado por participar, aguarde publicação de seu comentário.
Não publico ofensas pessoais e termos pejorativos. Não publico comentários de anônimos.
Registre seu nome na mensagem. Depois de digitar seu comentário clique na flechinha da janela "Comentar como", no "Selecionar perfil' e escolha "nome/URL"; na janela que vai abrir digite seu nome.
Se vc possui blog digite o endereço (link) completo na linha do URL, caso contrário deixe em branco.
Depois, clique em "publicar".
Se tiver gmail escolha "Google", pois o Google vai pedir a sua senha e autenticar o envio.