quarta-feira, 11 de novembro de 2020

EIMA Digital Preview, um universo virtual

Richard Jakubaszko  
Já visitei a EIMA - Exposição Internacional de Máquinas Agrícolas (Bolonha, Itália - periodicidade bienal, sempre em anos pares) em 4 oportunidades, desde 2010. É uma gigantesca feira presencial montada em cerca de 36 galpões fechados e climatizados, onde há de tudo em exposição, para exibir tecnologias para a produção agropecuária e florestal, além de jardinagem.

Este ano a EIMA presencial foi adiada de novembro 2020 para fevereiro 2021, por conta da Covid19. Então os italianos prepararam para novembro de 2020 a EIMA Digital.

A EDP, primeira exposição digital dedicada à maquinaria agrícola, abre hoje, quarta-feira, 11 de novembro, pelas 9h00 do horário italiano. Baseada em uma plataforma tridimensional, desenvolvida a partir das necessidades específicas do setor agro-mecânico, a vitrine online oferece aos visitantes uma experiência imersiva que permite que eles se movimentem no universo virtual do evento como se estivessem dentro de um espaço físico.

Mais de 1.100 empresas participantes; 120 webinars, conferências online, percepções temáticas; mais de 60 jornalistas italianos e estrangeiros credenciados; milhares de profissionais já cadastrados na plataforma. E mais: 37 delegações estrangeiras representando os diversos atores agrícolas do planeta e um programa completo de encontros business-to-business por videoconferência, que envolverá as indústrias expositoras por 10 dias (de 9 a 19 de novembro). Estes são os números da EIMA Digital Preview (EDP), a primeira exposição virtual dedicada às tecnologias para a agricultura, que abre hoje de manhã às 9h00 e que foi apresentada à imprensa ontem a tarde em Bolonha.

Concebido como uma ponte para a vitrine física internacional EIMA, prevista para fevereiro de 2021, o evento digital é realizado online de 11 a 15 de novembro (prevê-se um prazo mais longo para reuniões de negócios), organizado pela FederUnacoma, a associação italiana de fabricantes de máquinas agrícolas. O evento pode ser acompanhado de todo o mundo sem limites de fuso horário. Na verdade, será possível visitar os estandes virtuais das indústrias expositoras 24 horas por dia, enquanto os webinars e as conferências podem ser acompanhados ao vivo e sob demanda, graças a um arquivo de vídeo disponível em tempo real. No entanto, o verdadeiro destaque da EDP é a arquitetura tridimensional. “Muitas exposições online são baseadas em programas e modelos que já estão na rede: sites, internet, bases de dados, arquivos. EIMA Digital Preview é uma plataforma inteiramente e exclusivamente desenhada para a feira de máquinas agrícolas”, explicou Simona Rapastella, Gerente Geral da FederUnacoma.

“Um bairro virtual em 3D - acrescentou Rapastella - onde os visitantes podem realizar ações específicas movendo-se nos espaços tridimensionais dos estandes de forma intuitiva e cativante”. A EDP assenta numa plataforma envolvente que transporta os visitantes para um universo real - o da mecanização agrícola - constituído por 15 planetas que albergam os estandes digitais das empresas (14 categorias de produtos, mais uma dedicada aos restantes atores da cadeia agro-mecânica), a área viva (chamada Agora), e uma seção dedicada aos escritórios administrativos da FederUnacoma. “A EDP e a EIMA International - conclui a gerente geral da FederUnacoma - têm especificidades distintas, pelo que se complementam: a versão digital vai oferecer soluções tecnológicas cada vez mais flexíveis, disponíveis a qualquer época do ano para reuniões, iniciativas de comunicação e negócios atividades, enquanto o espaço físico do centro de exposições de Bolonha continuará a oferecer uma experiência sensorial que permanece única e insubstituível ”.

Para acessar a EIMA Digital Preview: www.eima.it/en/visitatori/user-form.php

 

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por participar, aguarde publicação de seu comentário.
Não publico ofensas pessoais e termos pejorativos. Não publico comentários de anônimos.
Registre seu nome na mensagem. Depois de digitar seu comentário clique na flechinha da janela "Comentar como", no "Selecionar perfil' e escolha "nome/URL"; na janela que vai abrir digite seu nome.
Se vc possui blog digite o endereço (link) completo na linha do URL, caso contrário deixe em branco.
Depois, clique em "publicar".
Se tiver gmail escolha "Google", pois o Google vai pedir a sua senha e autenticar o envio.