quinta-feira, 28 de julho de 2022

Morreu James Lovelock, o profeta do apocalipse do aquecimento

Richard Jakubaszko

Morreu em 26 julho na Inglaterra aos 103 anos de idade o profeta do apocalipse, o médico James Lovelock. Nos anos 1980 denunciou que os gases CFC destruíam a camada de ozônio, o que provocaria cânceres de pele de forma pandêmica. Em 2006 previu o aquecimento global antropogênico, tornando-se o profeta do apocalipse. Como o IPCC, em fevereiro 2007 ratificou a previsão, o inglês Lovelock viveu anos de glória. Em 2012, conforme escrevi aqui no blog e em meu livro "CO2 aquecimento e mudanças climáticas: estão nos enganando?", Lovelock concedeu entrevista negando o apocalipse e pediu desculpas à humanidade. Preparava-se para não pagar mico...

James Lovelock é conhecido por ter formulado, em 1970, a "hipótese de Gaia", apresentando a Terra como um ser vivo, capaz de autorregulação. Na época, sua teoria foi muito criticada por seus pares.

Aqui no blog destacamos a retratação de Lovelock, em 2012:  https://richardjakubaszko.blogspot.com/2012/04/aquecimento-global-pai-da-hipotese-gaia.html

Nos obituários publicados deste ontem na mídia e na blogosfera, convenientemente, ninguém se lembrou de dizer que ele havia se retratado (em 2012) em relação às suas previsões climáticas.

Os destaques do que James Lovelock se retratou foram:
Parafraseando os argumentos dos cientistas objetivos, explicou:
– “O problema é que não sabemos o que é que o clima vai fazer. Há 20 anos nós achávamos que sabíamos. Isso nos levou a escrever alguns livros alarmistas – o meu inclusive – porque parecia evidente, porém não aconteceu”.

– “O clima está fazendo suas trapaças habituais. Em verdade, não há muita coisa acontecendo ainda, quando nós deveríamos estar num mundo a meio caminho da fritura”.

– “O mundo não se aqueceu muito desde o milênio. Doze anos é um tempo razoável ... ela [a temperatura] manteve-se praticamente constante, quando deveria ter ido aumentando”
.

Tarde demais para salvar o planeta
Lovelock se apresentava como um "cientista independente", gerando polêmica, às vezes, com a sua visão apocalíptica da crise climática. "Hoje já é tarde, tarde demais para salvar o planeta como o conhecemos", explicou ele à AFP, em 2009, poucos meses antes da Conferência do Clima de Copenhague (COP15), que terminou em um fracasso retumbante.

"Esteja pronto para a mudança, adapte-se à mudança que está por vir. E prepare-se para enormes perdas humanas", declarou ele, então uma posição minoritária no mundo científico.

Em uma vida dedicada à ciência, o ambientalista britânico James Lovelock ficou conhecido por ter feito o alerta precoce da crise climática e por sua "hipótese de Gaia", em que apresenta a Terra como um ser vivo capaz de autorregulação. De acordo com a família, sua saúde havia se deteriorado após uma queda recente e ele morreu nesta terça-feira (26), aos 103 anos. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (27).

Nascido em 1919, Lovelock cresceu no sul de Londres entre as duas grandes guerras e trabalhou para o Instituto Britânico de Pesquisa Médica durante 20 anos. Na década de 1950, inventou um dispositivo usado para detectar o buraco na camada de ozônio.

Apoiador da energia nuclear
Seu apoio à energia nuclear e suas críticas às energias renováveis - ele disse, em 2009, que elas "não tinham o menor impacto na luta contra o aquecimento global" - chocaram os ambientalistas. "Indiscutivelmente, o cientista independente mais importante do século passado, Lovelock estava décadas à frente de seu tempo em seu pensamento sobre a Terra e o clima", elogiou, por sua vez, o Museu de Ciências de Londres.

"Trabalhando para a Shell, NASA, MI6 (British Foreign Intelligence) e Hewlett Packard, Lovelock tinha acesso ao conhecimento. Quando alertou o mundo sobre a crise climática, falou com imensa autoridade", sublinhou Watts, seu biógrafo, enfatizando a tensa relação que Lovelock teve com os movimentos ambientalistas. Ele "trabalhou para grupos petrolíferos, conglomerados químicos e para o Exército. Era apaixonadamente pró-nuclear", acrescentou o biógrafo.

Em meu blog, em 2012, por ocasião da retratação de Lovelock, publiquei um comentário crítico:

COMENTÁRIO DO BLOGUEIRO:

Ah! É assim, é? "Errei, me adescurpem".

E quem vai arrumar essa merreca ambientalista toda, espalhada como lixo pelo planeta inteiro? Quem vai indenizar os prejuízos? Vai ficar por isso mesmo? Dever-se-ia iniciar um novo período de inquisição. Inquisição nesses cabras da peste! Às fogueiras com todos eles! Teremos bastante CO2 para alimentar as lavouras do planeta, e produzir alimentos para todos!

Alguém aí ainda tem dúvidas?

Quer saber mais, acesse os links abaixo:

https://exame.com/mundo/guro-ambiental-james-lovelock-admite-fui-alarmista-sobre-o-clima/  

https://www.bbc.com/portuguese/noticias/2010/03/100331_lovelock_entrevista_rw 

.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por participar, aguarde publicação de seu comentário.
Não publico ofensas pessoais e termos pejorativos. Não publico comentários de anônimos.
Registre seu nome na mensagem. Depois de digitar seu comentário clique na flechinha da janela "Comentar como", no "Selecionar perfil' e escolha "nome/URL"; na janela que vai abrir digite seu nome.
Se vc possui blog digite o endereço (link) completo na linha do URL, caso contrário deixe em branco.
Depois, clique em "publicar".
Se tiver gmail escolha "Google", pois o Google vai pedir a sua senha e autenticar o envio.