domingo, 14 de novembro de 2010

Plantio mecanizado de florestas

Richard Jakubaszko
Chega lá de Cuiabá a novidade do plantio de florestas "nativas" através de sistema mecanizado. Quem me envia a informação é a mãe da minha neta Beatriz (saudades da Bitrica, faz quase 1 ano não a vejo), indigenista e antropóloga de mão cheia, professora nas faculdades de lá, e sempre preocupadíssima com as desastrosas ações antropogênicas e para as quais Deus e a natureza não dão conta de remediar, ou melhor, recompor os estragos feitos pela insanidade do ganhar-ganhar. A humanidade dá preferência para o "crescei e multiplicai-vos", e segue consumindo. O ganhar-ganhar não se interessa por consertar os estragos feitos e segue em frente na ação do destruir-destruir sem se preocupar com o repor-repor.

ISA lança vídeo sobre plantio mecanizado de florestas
O filme mostra o passo a passo da aplicação da técnica de plantio de sementes nativas com maquinário agrícola para promover a restauração florestal.

A técnica de plantio mecanizado de florestas, utilizada pelo Instituto Socioambiental (ISA) e instituições parceiras nos trabalhos de restauração florestal realizados no âmbito da Campanha Y Ikatu Xingu, é apresentada em detalhes no vídeo Plantio Mecanizado de Florestas: faça você mesmo. O vídeo, produzido pela Sertão Filmes, produtora que é parceira da campanha, tem o intuito de disseminar o uso da técnica que possibilitou colocar mais de dois mil hectares em processo de restauração florestal na bacia do rio Xingu, no Estado de Mato Grosso.

No plantio mecanizado de florestas, diversas espécies de sementes nativas são misturadas e colocadas em maquinários agrícolas, como a plantadeira e a lançadeira de sementes, para realizar o plantio direto. Essa mistura é chamada de muvuca e foi aperfeiçoada pela equipe de restauração florestal do ISA para se adaptar às necessidades da região, que abriga vegetação de Cerrado e Floresta Amazônica. Ela oferece diversas vantagens, além de ser mais rápida e barata em relação ao plantio de mudas.
A muvuca contém sementes de diversas espécies florestais a leguminosas de adubação verde, como o feijão de porco, feijão guandu e crotalária, que protegem o solo enquanto as árvores crescem. É normalmente utilizada para o plantio de agroflorestas e, por conter espécies frutíferas, resiníferas, medicinais e madeireiras, pode trazer retorno econômico para o dono da área.

Reconhecimento
Além de possibilitar a restauração de grandes áreas, o custo do plantio mecanizado de sementes florestais fica até quatro vezes mais baixo que o plantio convencional de mudas. O método foi destaque na Mostra Ethos de Tecnologias Sustentáveis de 2010 por atender aos seguintes critérios: evidências de melhorias no meio ambiente, na qualidade de vida das pessoas e no desenvolvimento socioambientalmente sustentável; contribuições da tecnologia para a sustentabilidade de forma escalar e potencialidade de replicação da tecnologia.

O trabalho também recebeu importante reconhecimento em julho de 2010, ao ficar em primeiro lugar na chamada pública para seleção de práticas inovadoras em revitalização de bacias hidrográficas do Ministério do Meio Ambiente (MMA), sob o nome de recuperação das nascentes e matas ripárias na bacia do Xingu por meio do plantio mecanizado de florestas.

Rede de Sementes do Xingu
A demanda por sementes nativas para trabalhos de restauração florestal da bacia do Rio Xingu, em Mato Grosso, ancorou a Rede de Sementes do Xingu, uma iniciativa que envolve mais de 300 famílias de 19 municípios e sete aldeias indígenas que têm na coleta de sementes uma fonte de renda. A iniciativa superou todas as expectativas e em quatro anos de existência, tornou-se referência para a economia de base florestal na região. O movimento tem participação de agricultores familiares, índios, assentados rurais e viveiristas que estão hoje se profissionalizando na coleta e beneficiamento de sementes nativas para comercialização em escala. (Saiba mais sobre a Rede de Sementes do Xingu).

Peça o seu DVD

Para solicitar uma cópia do DVD, basta preencher o formulário anexo clicando aqui

Se você mora na região de Canarana, envie o formulário para isaxingu@socioambiental.org

Para pedidos de entrega por correio a outras regiões, envie o formulário para comercial@socioambiental.org

O número de DVDs é limitado, assim, se o seu pedido for aprovado, a equipe do projeto entrará em contato com você para definir o processo de retirada ou pagamento de frete do material.

Critérios para a doação
Os DVDs serão doados prioritariamente para:
1- proprietários rurais que já tentaram realizar restauração florestal;
2- profissionais e técnicos de empresas que atuam em projetos de restauração florestal;
3- técnicos e autoridades de órgãos públicos relacionados à restauração florestal (SEMA, IBAMA, MP, MMA, MAPA, MDA, etc.);
4- educadores e professores de cursos relacionados à restauração florestal.


OBS: Sugestão do blogueiro ao ISA: colocar o vídeo, ou parte dele, no Youtube e me enviar o link que eu exibo aqui no blog, aí todo mundo pode assistir.
_ _

Um comentário:

  1. Caro Richard - o vídeo pode ser assistido aqui -
    http://www.yikatuxingu.org.br/2010/11/24/plantio-mecanizado-de-florestas-faca-voce-mesmo/

    ResponderExcluir

Obrigado por participar, aguarde publicação de seu comentário.
Não publico ofensas pessoais e termos pejorativos. Não publico comentários de anônimos.
Registre seu nome na mensagem. Depois de digitar seu comentário clique na flechinha da janela "Comentar como", no "Selecionar perfil' e escolha "nome/URL"; na janela que vai abrir digite seu nome.
Se vc possui blog digite o endereço (link) completo na linha do URL, caso contrário deixe em branco.
Depois, clique em "publicar".
Se tiver gmail escolha "Google", pois o Google vai pedir a sua senha e autenticar o envio.