Lançado em outubro de 2011, o livro "Meu filho, um dia tudo isso será teu", de autoria do jornalista Richard Jakubaszko, juntamente com o advogado Fábio Lamônica Pereira, mostra os caminhos de como se estabelecer a continuidade do negócio na área rural, e, principalmente, como transmitir a vocação e a aptidão, o carinho para se trabalhar com a terra. Conforme comenta Richard "levei quase 10 anos para escrever o livro, mas isso é menos tempo do que levam alguns inventários para serem concluídos, por isso a leitura do livro é recomendada, para se resolver a sucessão enquanto as mãos estão quentes".
Editado pela Editora UFV (Universidade Federal de Viçosa, MG), o livro tem 145 páginas, com ótimas ilustrações, custa R$ 30,00 (mais tarifa postal) e pode ser adquirido no site http://www.editoraufv.com.br/produtos/meu-filho-um-dia-tudo-isso-sera-teu
Esta obra é um convite à reflexão sobre um tema raramente tratado fora da literatura jurídica, mesmo na imprensa. É uma espécie de tabu tanto para quem tem patrimônio a deixar, e considera que este não é um problema seu e sim de seus herdeiros, quanto para os herdeiros que, por pudor ou respeito, evitam mais ainda o assunto, arrastando-o para o momento inevitável, quando as coisas terão que ser definidas nem sempre tão bem quanto poderiam em hora mais oportuna.
O autores abordam a questão de forma original ao tratá-la do ponto de vista dos costumes e estimulam a ação, sobretudo nos casos que envolvem não apenas bens e outros valores de mais fácil quantificação e divisão, mas principalmente negócios e empreendimentos cuja continuidade seria a coroação de todo o esforço e talento realizador de quem tem o patrimônio a transferir.
Além de definir princípios fundamentais para uma sucessão bem conduzida, como a vocação e aptidão de um ou mais herdeiros para a condução do negócio da família, os autores ressaltam a importância de herdeiros e doadores igualmente terem em conta os fundamentos de qualquer processo de mudança e os riscos inerentes".
Procurei o livro em 4 livrarias hoje no Rio de Janeiro, nunca nem ouviram falar, quer dizer que só posso comprar com o autor ou com a editora?
ResponderExcluirCarlos Francisco Borges
RESPOSTA DO BLOGUEIRO:
Sim, Carlos, a Editora da UFV não vende os seus livros através de livrarias, apenas no site da própria editora. Para quem está em SP, Capital, ofereço a alternativa de retirar um exemplar comigo, com dedicatória, é claro, seja através do fone citado acima, ou pelo e-mail. Na editora é só vc clicar no link fornecido, e pode comprar por cartão de crédito.