domingo, 5 de maio de 2019

Parlamento britânico declara “emergência climática”.

Rafael Regiani

É o primeiro país a fazê-lo  

O movimento Extinction Rebellion se manifesta contra alterações climáticas em Londres = REUTERS/HENRY NICHOLLS
Diz a notícia:

Parlamento britânico declara “emergência climática”.
A decisão é simbólica e surge depois de um crescente número de manifestações pelo clima. O governo do Reino Unido vai reforçar as medidas para combater as alterações climáticas.

O Reino Unido tornou-se o primeiro país do mundo a declarar estado de emergência ambiental. O parlamento britânico aprovou esta quarta-feira uma moção, sem efeitos vinculativos, que reconhece a necessidade de reforçar o combate às alterações climáticas e à poluição.

A moção prevê que o governo desenvolva novas medidas para neutralizar as emissões de carbono até 2050, aumentar o consumo de energias renováveis e minimizar o desperdício.

“Não temos tempo a perder”, disse Corbyn. “Estamos a viver uma crise climática que irá acentuar-se de forma perigosa e descontrolada, a não ser que tomemos medidas rápidas e radicais”, prosseguiu, dizendo que já não se trata de um cenário “do futuro distante”.

“Comprometemo-nos a trabalhar com outros países que tenham intenções sérias de acabar com a catástrofe climática e queremos deixar claro ao Presidente norte-americano, Donald Trump, que não pode ignorar os acordos internacionais e iniciativas para travar a crise climática”, afirmou o líder do Partido Trabalhista, Jeremy Corbyn.

O secretário do Ambiente, Alimentação e Assuntos Rurais britânico, Michael Gove, explicou que a legislação a ser introduzida “em breve” pelo governo vai estabelecer os “mais altos padrões de proteção ambiental”. Haverá uma “mudança radical” na forma de enfrentar “os desafios da mudança climática” e “uma degradação ecológica mais ampla”.

Michael Gove reuniu-se na terça-feira com membros de movimentos ambientalistas no Palácio de Westminster, disse o The Independent, e avisou que a situação atual é de emergência. “É uma crise e uma ameaça contra a qual nos temos de unir”, apelou. “Cinco dos anos mais quentes que este planeta sofreu aconteceram desde 2010 e as consequências para todos nós são visíveis”, alertou Gove sem deixar de relembrar as consequências das alterações climáticas no futuro.

O ministro também insistiu que o governo irá “em breve” produzir legislação para garantir que o Reino Unido terá os “mais altos padrões de protecção ambiental”. Assegurou que marcará uma “mudança radical na forma como [o] país enfrenta os desafios da mudança climática” e uma “degradação ecológica mais ampla ”.

Nas últimas semanas, o movimento Extinction Rebellion tem feito manifestações nas cidades britânicas. Em algumas foi anunciada a intenção de reduzir a pegada de dióxido de carbono. A influência dessas manifestações pelo clima tem-se espalhado por outros países, tendo já chegado a Portugal – um manifestante interrompeu o primeiro-ministro,António Costa, no discurso do 46.º aniversário do Partido Socialista (PS).

https://www.publico.pt/2019/05/01/mundo/noticia/parlamento-britanico-declara-emergencia-climatica-pais-fazelo-1871153?fbclid=IwAR3GbY5-z7P80TjMcdKo80dD2n1n1CF7sCUEaByf7ikxFYtE7NeRKs9ZKpw

Comentário de Rafael Regiani:
Será que em breve teremos o clima como justificativa para instalar um Estado de exceção, suspendendo direitos e garantias em nome da guerra climática? Dessa vez foi simbólico, mas não creio que isso seja suficiente para encerrar a greve estudantil climática. Para acabar com o movimento pode ser que venham mais medidas, e mais duras também.

Comentários do blogueiro:
Com certeza, Rafael. Mas a meta do Governo Mundial é em longo prazo. Antes os biodegradáveis do IPCC precisam aprovar o Acordo de Paris e consolidar o poder, antes de implantar esse “governo mundial”.

Vejo que os ingleses andam estressados por causa do brexit, pois o bando de ciclistas fotografado com suas bicicletas e deitados ao chão caberia em 2 ônibus.

Aqui no Brasil estamos décadas à frente dos ingleses e europeus, e o Código Florestal é só um exemplo, pois foi considerado por ONGs como a legislação ambiental mais dura do planeta, que inclui multas, proibições, possibilidade de prisão e um confisco concreto de terras de todos os produtores rurais. São terras que deixaram de ser produtivas na geração de mais alimentos, para termos as Reservas Legais, e um produtor que retirar um galho de árvore para fazer um cabo de machado ou enxada vai preso sem direito a habeas corpus.

Denunciei essas questões aqui no blog e em meu livro “CO2 aquecimento e mudanças climáticas: estão nos enganando?”, e que sairá em 2ª edição, ampliada e revista, em junho próximo.

Essa paranoia demonstrada pelos biodesagradáveis ingleses, com ampla divulgação da mídia, colocou os políticos ingleses na vitrine e eles, assustados, aprovaram a moção, e que, como diz a notícia, não tem efeito vinculante a nada. Contém apenas boas intenções sem nenhuma objetividade. A moção, portanto, é só um desiderato, que significa, no sentido lato, “manifestação de desejo” do parlamento. Mas deve acelerar vendas e eólicas e painéis solares, e ainda a aprovação de alguma usina nuclear, que são os financiadores dessa neurose planetária.

Como se pode ler na notícia do jornal de Portugal, a única razão apresentada é que o planeta aqueceu mais de 2010 para 2019, apresentando 5 anos mais quentes da história recente, o que é uma mentira deslavada, e que os jornais repetem de forma acrítica, levianamente, com total irresponsabilidade pelo que possa vir a acontecer em termos de legislações restritivas no futuro breve.

James Lovelock, o médico e cientista inglês que escreveu em 2006 o livro “A vingança de Gaia”, e que iniciou esse movimento ambientalista e terrorista, já em 2012 desmentiu o próprio livro e as suas previsões alarmistas, admitiu o erro, pediu desculpas, mas a mídia não divulgou isso, porque a mídia não se interessa por notícias boas, apenas publica notícia ruim, é o que dá audiência nas TVs e que vende jornais. (https://richardjakubaszko.blogspot.com/search?q=james+lovelock )

Faz 30 anos que os ambientalistas anunciam, a cada dia, uma notícia ruim, prevendo o apocalipse para breve. O que a Nasa anunciou, de que o planeta não está aquecendo, e de que o planeta está muito mais verde, não tem valor para a mídia divulgar ( https://richardjakubaszko.blogspot.com/2019/04/a-terra-esta-cada-vez-mais-verde.html ).

Esperemos mais alguns anos, e essa mentira, a maior do século XXI, vai cair por terra em definitivo. Tenhamos paciência e resiliência. O aquecimento é só mais um milenarismo, assim como foram todas as desgraças anunciadas nos últimos 70 anos, como a 3ª Guerra Mundial, que varreria a vida do planeta com o uso das bombas nucleares, e sem contar os outros milenarismos, como a Aids, o bug do milênio, o calendário Maia, as gripes suínas e avícolas (estas para vender vacinas aos países), o Ebola, a camada de ozônio, o “último Papa”, que seria Bento XVI, mas agora temos o Papa Francisco, um ambientalista.

Fidel Castro acertou pelo menos uma previsão na vida, a de que Cuba só poderia reatar relações diplomáticas e comerciais com os EUA somente depois que os EUA elegessem um presidente afrodescendente e que fosse eleito um Papa argentino.


.

Um comentário:

  1. Richard
    Se cada um protestando plantasse uma arvore teriam um milhao de novas arvores, mas e' importante o direito de protestar em paz especialmente ao se viver em uma ilha...
    SDS
    Gerson
    Climate change: UK flood planners 'must prepare for worst' 9 May 2019
    https://www.bbc.co.uk/news/science-environment-48206325
    ===
    Hundreds of key sites in England at risk of floods 8 September 2016
    https://www.bbc.co.uk/news/science-environment-37306094
    ===
    National Flood Resilience Review September 2016
    https://assets.publishing.service.gov.uk/government/uploads/system/uploads/attachment_data/file/551137/national-flood-resilience-review.pdf
    ===

    ResponderExcluir

Obrigado por participar, aguarde publicação de seu comentário.
Não publico ofensas pessoais e termos pejorativos. Não publico comentários de anônimos.
Registre seu nome na mensagem. Depois de digitar seu comentário clique na flechinha da janela "Comentar como", no "Selecionar perfil' e escolha "nome/URL"; na janela que vai abrir digite seu nome.
Se vc possui blog digite o endereço (link) completo na linha do URL, caso contrário deixe em branco.
Depois, clique em "publicar".
Se tiver gmail escolha "Google", pois o Google vai pedir a sua senha e autenticar o envio.