quinta-feira, 13 de fevereiro de 2020

Leis Universais


Richard Jakubaszko 
Podemos discutir a existência de Deus, ou de um Criador do Universo, em confronto ao Big Bang. Cada um chega às suas próprias conclusões, conforme suas próprias premissas. Não há, entretanto, como negar a assinatura do Criador nas Leis Universais, pois são leis que conhecemos, entendemos, mas não podemos alterar ou copiar. Essas leis são eternas. E não existem coincidências.

As Leis do Criador são simples e elementares, grosso modo seguem aquilo que chamamos de 3 em 1, assim como Pai, Filho e Espírito Santo, ou seja, 3 em 1.

O Criador determinou o tempo, e que são o passado, presente e futuro, 3 em 1.
Tudo que existe é 3 em 1, ou seja, sólido, líquido ou gasoso. 
Tudo na vida é 3 em 1, ou seja, animal, vegetal ou mineral.
Tudo se resume a altura, largura e profundidade, outro 3 em 1.
Tudo nasce, vive e morre, 3 em 1.
A base da vida são os prótons, nêutrons e elétrons, 3 em 1.
Música é matemática, e nela você encontra melodia, harmonia e ritmo, 3 em 1.
A vida é 3 em 1 para ser gerada, seu pai, sua mãe e você...

Podemos contestar, porque não entendemos, apenas imaginamos como é Deus, ou o Criador, mas Ele é 3 em 1 também: onipresente, onisciente e onipotente. O filósofo grego Epicuro bem que tentou, mas não convenceu a todos quando estabeleceu causa e casualidade em sua regra de que um anulava os outros dois pressupostos do Criador, tendo por premissa que o mal deve ser exterminado.

Epicuro determinava a falibilidade Divina ao dizer que, se o mal é o principal a ser combatido, questionava ele, e se o Criador, por ser onipresente e onisciente não o exterminava, não seria, portanto, onipotente. Ora, mas a premissa pode estar equivocada, não é verdade? Quem foi que disse que o mal deve se exterminado? O Criador, ao nos atribuir "livre arbítrio", deixou claro que o mal pode estar presente em todos os nossos atos.

Encontrei num site na Internet o texto que reproduzo abaixo, onde se debate academicamente a teologia sobre a existência de Deus. Achei interessante o formato da discussão, em complemento ao colocado acima.

As Leis da Natureza
Chamemos Leis da Natureza (Leis Naturais, Leis do Universo, Leis Universais) as leis segundo as quais o Universo funciona.

Deve-se destacar que uma Lei da Natureza é uma descrição da realidade, é a descrição de como a natureza se comporta.

O que nos interessa aqui são as consequências da existência dessas leis; a definição do que constitui uma lei e qual sua natureza é objeto da metafísica e não nos interessa aqui.

Neste texto os termos Natureza e Universo são sinônimos e significam: tudo o que existe. E as conclusões deste texto baseiam-se em dois fatos:

I) o Universo existe;

II) as Leis da Natureza existem e determinam como o Universo se comporta;

Verifica-se que as Leis da Natureza possuem algumas propriedades.

As Leis da Natureza:
1) funcionam da mesma maneira em qualquer local do universo e em qualquer tempo. (Princípio da Universalidade);

2) são absolutas (nada no universo as afeta). (Princípio do Absolutismo);

3) são estáveis (não se alteram com o tempo, nem podem ser alteradas). (Princípio da Estabilidade);

4) são onipotentes (tudo no universo está aparentemente sujeito a elas)
(Princípio da Onipotência);

5) são objetivas (podem ser demonstradas por qualquer um, produzindo sempre os mesmos resultados sob as mesmas condições). (Princípio da Objetividade);

Consequências Imediatas

a) da existência do Universo e das Leis da Natureza
Pode-se duvidar da existência de deus, mas não se pode duvidar da existência do Universo nem da existência das Leis da Natureza. Esse é um detalhe extremamente significativo, pois indica a real prioridade das entidades. O conceito de deus não existe sem nós e, portanto, só existe nas nossas mentes; o Universo e suas leis já existiam antes de nós e continuarão a existir depois que nós não mais existirmos. O conceito de deus depende de nós, é relativo; o Universo e suas leis não dependem de nós. A dificuldade em se provar a existência de deus provavelmente reside no fato de que, na verdade, não se esteja tentando provar a existência de deus, mas do deus que imaginamos, ou seja, do nosso conceito de deus, e é justamente esse conceito que não encontra respaldo na Natureza. Tentar descobrir se deus existe é diferente de tentar provar que deus, como o imaginamos, existe.

b) da universalidade das Leis da Natureza
Se as Leis da Natureza funcionam da mesma maneira em qualquer local do universo e em qualquer tempo, então o Universo é previsível quando se conhecem todas suas leis – não é o nosso caso; conhecendo-se parcialmente as leis faz com que o Universo seja parcialmente previsível para nós, ou estatisticamente previsível.

Em princípio tudo se desenrola pela lei da causalidade (causa e efeito), mas a complexa interação de eventos e influência destes entre si produz entrelaçamentos de cadeias de eventos numa sucessão pseudo-aleatória (que nos dá a impressão de ser aleatória) e que pode ser alterada pela vontade. A vontade pode gerar novos eventos e alterar a sequência dos eventos já em curso.

c) do absolutismo das Leis da Natureza
1+1=2 é uma verdade absoluta, acreditar noutro resultado não afeta a realidade – a fé não move montanhas; rezar, pedir (com intuito de comover aos deuses) não altera a realidade; oferecer sacrifícios, orações, promessas (com intuito de subornar aos deuses) não altera a realidade; entretanto, é possível alterar-se a realidade fazendo-se uso das próprias Leis da Natureza, como por exemplo, o efeito placebo – a crença na melhora causando a melhora é um fenômeno que está dentro do escopo do que é permitido pelas Leis da Natureza.

d) da estabilidade das Leis da Natureza
No momento seguinte ao Big Bang formaram-se as Leis Naturais, uma das primeiras é a Gravidade, e elas continuam valendo, e nada há que indique que isso se alterará. Deve-se notar que, se as leis naturais puderem se alterar com o tempo, isto também será uma lei natural e estará previsto no código do universo.

e) da onipotência das Leis da Natureza
A gravidade vale para todos que resolverem pular de um edifício de 50 andares, tanto Adolf Hitler quanto Jesus iriam igualmente se estatelar no chão, não existem indivíduos protegidos que sejam imunes a ela, não existem favorecidos, não adianta rezar para não cair, crer que não irá cair será inútil; e ninguém pode se recusar a obedecer a lei da gravidade. Deve-se notar que ao usar um paraquedas ou uma asa delta, por exemplo, estamos utilizando outras leis naturais que nos possibilitam não cair – é permitido simplesmente porque é possível. Também não existem seres privilegiados que possuam “super-poderes”.

f) da objetividade das Leis da Natureza
Qualquer pessoa pode, em casa, fazer um experimento de eletrólise da água, separando-a nos seus componentes oxigênio e hidrogênio, não é preciso crer nem ter fé nem é necessário possuir poderes especiais, não é preciso seguir uma religião nem ser “abençoado” (seja lá o que isso signifique) nem receber uma revelação divina. As Leis da Natureza podem ser descobertas, comprovadas e utilizadas por qualquer um, em princípio.

Outras Consequências

A) Justiça
As Leis da Natureza são demonstráveis por todos, são válidas e iguais para tudo e todos, sem exceções, em qualquer lugar e em qualquer tempo, isso é o mais próximo que se pode chegar de uma Justiça – ou em outras palavras, essa é a única justiça que pode existir. Porém a justiça na qual gostamos de acreditar, aquela das iguais oportunidades para todos, não existe: povos que descobrem as Leis da Natureza levam vantagem sobre os que não as descobrem, pois entendem melhor o mundo, podem manipulá-lo e prever acontecimentos.

B) O Pecado
Qual ação seria mais digna de um Deus onipotente: criar leis que coordenam o Universo inteiro e nada pode desafiá-las, ou criar tolas leis com a única finalidade de reger o comportamento de uma espécie de primatas que vivem num planetinha qualquer e que podem ser desobedecidas por qualquer um?

Pecado, por definição, é a transgressão de preceitos religiosos, é desobedecer às leis divinas. Se deus não existe então não existe pecado. Se deus existe, então as Leis da Natureza são as verdadeiras leis de deus. Nada nem ninguém pode desafiar ou desobedecer as Leis da Natureza, logo o pecado não pode existir por ser algo impossível. Assim, se deus existe então o pecado não existe. Portanto, independentemente da existência de deus, o pecado não existe.

C) O Sobrenatural
Nem todas as Leis da Natureza são conhecidas pelo homem, assim a existência de fenômenos ainda não explicados dá margem a crenças no sobrenatural; porém a situação de não-conhecimento é temporária;

tudo pode ser explicado pelas Leis da Natureza, apenas ainda não conhecemos todas elas. Nada poderia estar acima das Leis da Natureza, pois isso violaria suas propriedades e portanto nada é sobrenatural, ou seja, tudo é natural. Ainda que existissem fantasmas e telepatia, seriam coisas naturais.

D) Milagres
Milagres, por definição, são eventos que violam as leis da natureza – não fosse assim não seriam milagres, seriam eventos comuns. Porém, como se pode pensar num deus que criou leis invioláveis, mas que ele próprio viola eventual e arbitrariamente? Violar as leis da natureza produziria injustiças que para serem corrigidas se deveria voltar a violar outras leis produzindo ainda mais injustiças e assim por diante numa cadeia que deveria retroceder e reiniciar Universo numa nova sequência de eventos todos controlados pelo deus onipotente e assim livres de injustiças e imperfeições. Mas não pode ser feito ou assim já seria.

A necessidade de crença num deus que viola as leis da natureza surge numa tentativa de conciliar a incontestável existência dessas leis com o desejo de acreditar num deus onipotente e capaz de realizar milagres quando precisamos de um. Um deus onipotente, porém corruptível e a nosso serviço.

Supondo que deus exista e tenha criado o Universo, pode-se dizer que ele era onipotente antes da criação, podia ter criado o Universo como bem entendesse; uma vez criado o Universo como é, com leis estabelecidas, nem mesmo ele pode violar essas leis – não é mais onipotente. Se esta conclusão parecer absurda, deve-se lembrar que ela parte da premissa acima (supondo que deus exista e tenha criado o Universo) – portanto, ou a conclusão é absurda ou a premissa o é.

E) Impessoalidade do Universo
Das propriedades das Leis da Natureza vê-se que essas leis são impessoais e, portanto, o Universo também o é; assim, se deus existe, ele só pode ser impessoal. Do ponto de vista da psicologia humana essa é uma das conclusões mais difíceis de se aceitar – o ser humano, devido às suas limitações, gosta de imaginar um deus pessoal que o ouve, o compreende, atende seus pedidos, pune, ensina, ama.

F) Moral
A moral é simplesmente um conjunto de regras de convivência social, um código de conduta que viabiliza a vida em sociedade, um conceito exclusivamente humano sem qualquer significado para o Universo. De fato não há nada nas Leis da Natureza que faça qualquer referência a uma moral absoluta – o Universo é amoral e se deus existe também deverá sê-lo. Neste contexto a Bíblia é obviamente uma criação humana.

G) Destino
Ao se deixar cair uma pedra pode-se dizer que o destino dela é atingir o solo depois de um tempo de queda. Neste sentido, destino é um resultado previsível, desde que se tenha conhecimentos das Leis da Natureza envolvidas no processo. Contudo, como visto em (b) acima, o resultado previsto inicialmente pode ser alterado pela influência de outros eventos de sequências que se cruzam ou pela ação direta iniciada pela vontade.

Essa é a única compreensão possível para destino, que não pode ser visto como uma sentença pré-escrita em algum lugar por um algum ser. De fato, imaginar-se um deus que criou o Universo e deixou todos os acontecimentos nele pré-estabelecidos faria do Universo um teatro sem qualquer propósito, onde tudo e todos são marionetes – bem e mal seriam indefinidos, pois tudo seria responsabilidade do criador.

H) Demônios, Anjos
et alia
Não podem existir, pois isso violaria as propriedades das Leis da Natureza. O “poder” de fazer uso das Leis da Natureza está disponível para todos, ou todos podem ou ninguém pode. Simples assim.

I) Deus
A questão é: o que se entende por “deus”?

A maioria das pessoas provavelmente entende deus como sendo o criador.

Se um deus criador existe é de se esperar que ele seja inteligente, racional, lógico, coerente, em outras palavras, deus deveria obedecer as Leis da Natureza (que em princípio ele próprio teria criado), o que significaria que o deus criador estaria sujeito à sua criação. A hipótese de um deus criador, à parte do Universo, conduz a uma série de contradições (que mereceriam um texto à parte inteiramente dedicado ao assunto), levando à conclusão de que o deus criador é logicamente inviável. Mas o Universo e suas leis existem, isso é fato e não há contradições. Assim, ou nada existe que possa ser chamado de deus, ou deus seria indistinguível do Universo e suas leis – o deus de Spinoza e de Einstein – contudo, essa suposição esbarra numa questão ainda a ser respondida, a do futuro do Universo.

Todas as conclusões tiradas aqui são simples e diretas, frutos da observação da natureza, ou seja, a partir de dados acessíveis a todos; nenhuma teoria foi criada.

https://tyrannosaurus.wordpress.com/2008/08/05/as-leis-da-natureza/



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Um comentário:

  1. Maravilhoso o raciocínio. Concordo em gênero, número e grau que também são três. Lucidez é o testemunho de mente sadia. Parabéns.

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