segunda-feira, 17 de fevereiro de 2020

Morre Pachauri, ex-presidente do IPCC

Richard Jakubaszko 

O indiano Rajendra Pachauri, ex-presidente do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) da ONU, morreu aos 79 anos, anunciou a sua família. Pachauri faleceu na quinta-feira (13) em um hospital de Nova Délhi, onde foi submetido a uma cirurgia cardíaca no início da semana.
Rajendra Pachauri era formado em engenharia e economia.
Durante décadas, o indiano foi manchete na mídia por sua atuação sobre o "aquecimento global", incluindo a direção do IPCC. O IPCC recebeu o Prêmio Nobel da Paz em 2007 sob sua presidência. Ao premiar o IPCC, presidido então por Pachauri, o Nobel homenageou ainda ao seu lado o ex-vice-presidente americano Al Gore  por seu trabalho sobre o clima. O Comitê do Prêmio Nobel destacou a maneira como o IPCC "determinou as bases para as medidas urgentes contra a mudança".


O fim da vida de
Pachauri foi marcado por suspeitas de agressão sexual e corrupção. Ele foi objeto de um processo judicial na Índia com acusações de uma ex-colega, ato que Pachauri sempre negou, mas o obrigara a renunciar à presidência do IPCC, em 2015. Pachauri foi ainda acusado de diversos atos de corrupção pela justiça da Índia.

A Índia é um dos países, ao lado dos EUA, China, Rússia, Canadá e Japão, que não assinaram o Acordo Ambiental de Paris, na COP2.

Os céticos do aquecimento, entre os quais me incluo, não lamentaram a morte de Pachauri. Os céticos também não comemoraram, pois Pachauri não tinha mais voz ativa entre seus ex-parceiros do IPCC. Pachauri foi citado várias vezes em meu livro "CO2 aquecimento e mudanças climáticas: estão nos enganando?", sempre acompanhado de críticas.

  .

Um comentário:

Obrigado por participar, aguarde publicação de seu comentário.
Não publico ofensas pessoais e termos pejorativos. Não publico comentários de anônimos.
Registre seu nome na mensagem. Depois de digitar seu comentário clique na flechinha da janela "Comentar como", no "Selecionar perfil' e escolha "nome/URL"; na janela que vai abrir digite seu nome.
Se vc possui blog digite o endereço (link) completo na linha do URL, caso contrário deixe em branco.
Depois, clique em "publicar".
Se tiver gmail escolha "Google", pois o Google vai pedir a sua senha e autenticar o envio.