quinta-feira, 30 de abril de 2020

Risco-Brasil se aproxima do nível vigente à véspera do impeachment de Dilma

Richard Jakubaszko
O Brasil não vai nada bem. Epidemia do coronavírus de um lado, que ainda não atingiu o pico, crise política constante por conta da confrontação do tresloucado presidente, e a economia em queda livre.

Na pandemia a quarentena tem apoio integral da mídia, e isso vislumbra uma deterioração maior ainda da economia, trazendo incertezas a todos, trabalhadores, empresários e ao mercado financeiro.

Na política, Brasília está vazia, os políticos em casa, nos seus respectivos estados, somente alguns líderes se pronunciam, mas Rodrigo Maia anda calado demais, quem sabe perdeu a chave das gavetas onde guardou os pedidos de impeachment de Bolsonaro. Bolsonaro faz acordos com a velha política, e as conhecidas ratazanas do Centrão voltam a ter espaço, como Valdemar da Costa Neto e Roberto Jeferson, ambos condenados pela Justiça. A falta de diálogos e debates entre os políticos respaldam o silêncio de Maia, mas impulsionam Bolsonaro a cometer arbitrariedades de toda natureza.

E daí? Daí que só o STF parece trabalhar em Brasília, a passos largos, e seria de lá a única força que conseguiria emergir e avançar para conter os arroubos do grupo palaciano. Há pelo menos meia dúzia de ações e investigações no STF que vão detonar mais instabilidade política a partir de lá, como as denúncias de Sérgio Moro contra Bolsonaro, a investigação sobre as responsabilidades das fake news, do filho 03, e as rachadinhas do filho 01.

Enquanto isso a economia desidrata. Paulo Guedes já deu sumiço em US$ 50 bilhões do Fundo Soberano. Entre outras coisas o Risco-Brasil aumenta, conforme me enviou Fábio Silveira, da Consultoria MacroSector, e que pode ser visto no gráfico abaixo, autoria do J.P. Morgan, e mostra que estamos chegando, nesse indicador, ao nível vigente às vésperas do impeachment de Dilma Rousseff.

O mercado financeiro se descola de Bolsonaro?
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por participar, aguarde publicação de seu comentário.
Não publico ofensas pessoais e termos pejorativos. Não publico comentários de anônimos.
Registre seu nome na mensagem. Depois de digitar seu comentário clique na flechinha da janela "Comentar como", no "Selecionar perfil' e escolha "nome/URL"; na janela que vai abrir digite seu nome.
Se vc possui blog digite o endereço (link) completo na linha do URL, caso contrário deixe em branco.
Depois, clique em "publicar".
Se tiver gmail escolha "Google", pois o Google vai pedir a sua senha e autenticar o envio.