segunda-feira, 21 de junho de 2021

Os números do genocídio no Brasil *

Richard Jakubaszko  

O Brasil tem 2,7% (212 milhões) da população do planeta (7,5 bilhões).

O mundo já alcançou 179,4 milhões de pessoas contaminadas pelo Covid-19 *, e o Brasil tem 10% desses contaminados: 17,9 milhões. Esse número é assustador, e indica o descaso do governo brasileiro com a pandemia. Até agora vacinamos pouco mais de 10% da população. Alguns países já passaram de 70%...

Ao mesmo tempo, o mundo registra 3,883 milhões de mortos, cerca de 2,2% do total dos contaminados. Mas o Brasil tem 17,9 milhões de contaminados e 500 mil mortes, ou 2,8%, ou seja, a mortalidade no Brasil é quase 30% superior à mortalidade média identificada em todo o planeta.

Se fizermos essa comparação com a Índia, que tem 1,380 bilhões de habitantes, o Brasil perde de goleada, pois a Índia tem 29,9 milhões de contaminados, e “apenas” 388 mil mortes. Ou seja, a Índia tem quase o dobro de contaminados do que nós, e muitas mortes a menos.

Entretanto se compararmos o Brasil aos EUA, a goleada é ainda maior, pois eles têm 332 milhões de habitantes, e 34.4 milhões de casos e 617 mil mortes. E, pior ainda, epidemiologistas projetam que vamos ultrapassar os EUA em número total de mortes até agosto próximo.

Valha-me Deus todo poderoso! Tende piedade de nós!
Afastai o genocida Bolsonaro da presidência da República, impeachment nele, e arrume vacina para os brasileiros, piedoso Pai e Criador de todos nós!

* Dados da Universidade Johns Hokpkins, Baltimore – EUA: https://www.worldometers.info/coronavirus/

 

 

. 

 

Um comentário:

  1. Oi Richard, debater é sempre bom e saudável.

    Sobre o caso da índia em comparação ao Brasil creio que a índia vive uma situação bem pior e isso nos números não é mostrado por questão de subnotificação. Uma amostra disso é como a índia chegou a 300mil mortos em pouquíssimos dias em comparação aos EUA e Brasil. Claro que qualquer número é horroroso neste caso e nosso País vem sendo negligente a essa pandemia.

    Sobre vacinação no Brasil: demoramos para vacinar nossa população, isso é fato!, mas me instiga o modo como a notícia da vacinação é propagada e o famoso embate do Vacinação total x por milhão de habitantes. Para não ser prolixo tenho a opinião de que comparar países totalmente diferentes, principalmente, em relação a tamanho territorial e de população sobre o tema vacinação por milhão de habitantes é totalmente errôneo. Como comparar Brasil com Tuvalu, país com aproximadamente 11mil habitantes e com área territorial de 26km² (menor que o antipenúltimo município de Minas Gerais em relação a área de extensão, Município de Mário Campos). Em meu ponto de vista a discussão de vacinação deve ser atentada do porquê demoramos para vacinar e o que podemos fazer agora para acelerá-la.

    Mas seguimos Avante!
    Até mais, Richard!

    ResponderExcluir

Obrigado por participar, aguarde publicação de seu comentário.
Não publico ofensas pessoais e termos pejorativos. Não publico comentários de anônimos.
Registre seu nome na mensagem. Depois de digitar seu comentário clique na flechinha da janela "Comentar como", no "Selecionar perfil' e escolha "nome/URL"; na janela que vai abrir digite seu nome.
Se vc possui blog digite o endereço (link) completo na linha do URL, caso contrário deixe em branco.
Depois, clique em "publicar".
Se tiver gmail escolha "Google", pois o Google vai pedir a sua senha e autenticar o envio.