sábado, 13 de agosto de 2022

As 'pedras da fome' reveladas em rios da Europa

Richard Jakubaszko

Quase toda a Europa enfrenta neste verão de 2022 muito calor e um evento conhecido como seca extrema. A BBC registrou em seu site voltado para países de língua portuguesa, as “pedras da fome”, ou seja, pedras com inscrição que reaparecem acima do nível das águas dos rios, baixos por causa da seca. Numa delas, na Alemanha, datada de 1616, está escrito, em alemão, wenn du mich siehst, dann weine, que pode ser traduzido para o português como "se você me vir, chore”, e há várias datas gravadas mostrando que os períodos de secas severas que ocorreram em anos passados. Essa pedra específica é particularmente famosa porque os habitantes da região esculpiram as datas de secas severas em sua superfície. nos anos 1417, 1616, 1707, 1746, 1790, 1800, 1811, 1830, 1842, 1868, 1892 e 1893, que podem ser lidos na pedra.

A BBC registra ainda que: “Na cidade de Pirna, na Alemanha, há um registro nos arquivos da cidade que aponta a existência de uma pedra com o ano 1115 gravado, mas a localização exata desse marco não é mais conhecida”.

"A vida florescerá novamente quando esta pedra desaparecer", diz outra das rochas esculpidas.

"Quem uma vez me viu, chorou. Quem me vê agora vai chorar", está gravado em outra.

"Se você vir essa pedra de novo, vai chorar. A água estava baixa até aqui no ano de 1417", diz outra.

A BBC continua sendo exemplo de jornalismo, de precisão e neutralidade, pois em nenhum momento da longa matéria apresentada, associou o tema a mudanças climáticas ou ao sinistro “aquecimento”, apregoado por outros meios de comunicação, sejam TVs, revistas e jornais, que são engajados na desastrosa campanha da ONU / IPCC.

Leia mais informações no site da BBC https://www.bbc.com/portuguese/geral-62498309

Para quem deseja conhecer outras facetas da campanha do IPCC / ONU, através da grande mídia, sugiro a leitura de meu livro "CO2 aquecimento e mudanças climáticas: estão nos enganando?". O livro pode ser adquirido aqui neste blog ou na Amazon.com

ET. A matéria acima me foi enviada pelo jornalista gaúcho Nelson Moreira, meu amigo, apesar de ser gremista, sofredor como eu que sou colorado, com a vantagem de que não sou gaúcho, mas acompanho os tropeços do meu time na série A do brasileirão, enquanto o greminho está, mais uma vez, revisitando a série B.



.

Um comentário:

  1. Exemplo de jornalismo???
    https://off-guardian.org/2022/08/16/the-bbcs-unvaccinated-the-pandemic-dataset-part-3/

    ResponderExcluir

Obrigado por participar, aguarde publicação de seu comentário.
Não publico ofensas pessoais e termos pejorativos. Não publico comentários de anônimos.
Registre seu nome na mensagem. Depois de digitar seu comentário clique na flechinha da janela "Comentar como", no "Selecionar perfil' e escolha "nome/URL"; na janela que vai abrir digite seu nome.
Se vc possui blog digite o endereço (link) completo na linha do URL, caso contrário deixe em branco.
Depois, clique em "publicar".
Se tiver gmail escolha "Google", pois o Google vai pedir a sua senha e autenticar o envio.