sábado, 7 de dezembro de 2013

O mito da caverna de Platão

Richard Jakubaszko
O texto original de Platão indaga sobre a existência humana, ou seja, quem somos e o que fazemos aqui, de onde viemos, para onde vamos. Foi adaptado por Marilena Chauí, e Max Diniz Cruzeiro, da Universidade Católica de Brasília, para promover um curso da UcB. Parte do pensamento filosófico de Platão está neste vídeo de 4 minutos, que compara a vida humana dentro de uma caverna com a vida exterior, o imaginário e as percepções de quem vive lá dentro com o exterior, um lado no escuro e outro na luz, até que alguém sai de lá de dentro e vai conhecer e observar o que há lá fora, para depois retornar e contar aos que ficaram o que havia percebido.

De Platão até nós a essência humana continua quase a mesma.

Faço questão de registrar que o vídeo poderia ter sido realizado com um locutor/ator profissional, permitindo que o texto carregasse a dramaticidade dos questionamentos de Platão. Da forma que foi editado e publicado ficou anódino, insosso e acadêmico. Uma boa ideia que foi mal executada, ou melhor, um coito femural.

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por participar, aguarde publicação de seu comentário.
Não publico ofensas pessoais e termos pejorativos. Não publico comentários de anônimos.
Registre seu nome / cidade na mensagem. Depois de digitar seu comentário clique na flechinha da janela "Comentar como", e escolha "nome/URL"; na janela que vai abrir digite seu nome.
Se vc possui blog digite o endereço (link) completo na linha do URL, caso contrário deixe em branco.
Depois, clique em "publicar".
Se tiver gmail escolha "Google", pois o sistema Google vai pedir a sua senha e autenticar o envio.