terça-feira, 10 de agosto de 2010

Alzheimer

Richard Jakubaszko
O mal de Alzheimer era considerado um dos maiores problemas de saúde do século XX, mas sua importância irá crescer neste século XXI pelo aumento da expectativa média de vida das pessoas. O Alzheimer costuma atacar homens e mulheres, indistintamente, a partir dos 65 anos de idade, e suas causas reais são completamente desconhecidas da medicina. Esquece-se tudo, passa-se uma borracha na memória, a ponto dos doentes esquecerem até mesmo o próprio nome.

Tenho por mim, através de várias leituras, que o Alzheimer é causado pela presença de metais pesados que se agregam aos neurônios, blindando as conexões e apagando os registros. Dentre esses metais o alumínio tem sido indicado por alguns pesquisadores como o principal, fruto do uso excessivo de panelas confeccionadas à base de alumínio. Por mais que se enxágue uma panela, depois de devidamente limpa, ela ainda solta resíduos. Experimente passar um papel toalha numa panela, depois de ser lavada e enxaguada, ele irá se mostrar "prateado" e ameaçador.
A dimensão do problema cresce porque o alumínio é eliminado lentamente do organismo pelo consumo de água, e pessoas de idade costumam ingerir pouca água, não hidratam adequadamente o organismo.

Um comentário:

  1. Richard,
    vou aposentar as panelas de alumínio lá em casa. Várias vezes já detectei o sabor metalizado que ficam nos alimentos. Estou fora, definitivamente!

    ResponderExcluir

Obrigado por participar, aguarde publicação de seu comentário.
Não publico ofensas pessoais e termos pejorativos. Não publico comentários de anônimos.
Registre seu nome na mensagem. Depois de digitar seu comentário clique na flechinha da janela "Comentar como", no "Selecionar perfil' e escolha "nome/URL"; na janela que vai abrir digite seu nome.
Se vc possui blog digite o endereço (link) completo na linha do URL, caso contrário deixe em branco.
Depois, clique em "publicar".
Se tiver gmail escolha "Google", pois o Google vai pedir a sua senha e autenticar o envio.