domingo, 10 de maio de 2015

Morre o ex-ministro Mendes Ribeiro Filho

Richard Jakubaszko
Morreu ontem (sábado, 9/5/2015) em Porto Alegre Jorge Mendes Ribeiro Filho (60 anos), após uma luta de cerca de 8 anos contra um câncer no cérebro, que o levou a duas cirurgias, a primeira em 2007 e a segunda em 2011 quando era ministro da Agricultura no primeiro mandato de Dilma Rousseff.
Mendes Ribeiro foi vereador, deputado estadual e secretário de estado da Justiça e Casa Civil no RS, além de ter sido eleito deputado federal em 4 legislaturas, e foi relator da Assembleia Constituinte de 1988. Jorge se declarava "um viajante e aprendiz".

Membro de tradicional família gaúcha, Mendes Ribeiro tinha o mesmo nome do pai, o conhecidíssimo radialista Jorge Mendes Ribeiro, morto em 1999, autor de uma frase célebre quase ao final do jogo Brasil 2 x Espanha 1 na Copa do Mundo de 1962 no Chile, quando o Brasil conquistou o bi-campeonato Mundial de Futebol. A frase, que caiu na boca do povo, "Deus não joga, mas fiscaliza", indicava que o placar da partida era mais do que justo diante da pancadaria de pontapés distribuída pelos espanhóis, fato que era sistematicamente ignorado pelo juiz, inclusive dois pênaltis clamorosos não assinalados quando o placar estava em 1 x 1 e era dramática a situação do Brasil em campo, sem Pelé, que estava lesionado.

Convivi com muitos da família Mendes Ribeiro, especialmente o ex-ministro e seu tio Antônio Carlos Mendes Ribeiro, jornalista e ex-treinador do Internacional, com quem trabalhei no jornal Zero Hora e na Denison Propaganda, no início da ditadura militar.
Minhas condolências aos seus familiares.
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por participar, aguarde publicação de seu comentário.
Não publico ofensas pessoais e termos pejorativos. Não publico comentários de anônimos.
Registre seu nome na mensagem. Depois de digitar seu comentário clique na flechinha da janela "Comentar como", no "Selecionar perfil' e escolha "nome/URL"; na janela que vai abrir digite seu nome.
Se vc possui blog digite o endereço (link) completo na linha do URL, caso contrário deixe em branco.
Depois, clique em "publicar".
Se tiver gmail escolha "Google", pois o Google vai pedir a sua senha e autenticar o envio.