quarta-feira, 9 de setembro de 2015

Manoel Henrique Pereira (Nonô Pereira)

Antonio Roque Dechen *
Faleceu em 8 de setembro de 2015, em Ponta Grossa (PR), Nonô Pereira, que junto com Herbert Bartz e Frank Dijkstra, foi responsável pela implantação e difusão do sistema de plantio direto na palha, no Paraná e depois difundido para as regiões agrícolas do Brasil.

O plantio direto é uma técnica que conserva o solo, pois os agricultores não precisam arar e gradear o solo antes da realização do plantio. A palha que fica no solo transforma-se em matéria orgânica, aumenta a fertilidade e conserva a umidade do solo. Hoje o plantio direto abrange mais de 30 milhões de hectares no Brasil.

Nonô Pereira foi três vezes presidente da Federação Brasileira de Plantio Direto e Irrigação e, atualmente, era Diretor Honorário Fundador, ao lado de Herbert Bartz e Frank Dijkstra.

Durante homenagem recebida da Itaipu Binacional, os pioneiros do plantio direto, entre eles Nonô Pereira, frisaram que a única certeza que os produtores tinham quatro décadas atrás, para evitar o avanço da erosão e a perda de produtividade, era a de que algo tinha que ser mudado na agricultura tradicional: “do jeito que era, estávamos com os dias contados, porque o solo é o nosso maior patrimônio e temos de conservá-lo”.

Os pioneiros do plantio direto pregavam a sustentabilidade do sistema produtivo brasileiro e foram também inspiradores do Dr. Fernando Penteado Cardoso na criação da Fundação Agrisus (Agricultura Sustentável).

Nonô Pereira finaliza suas grandes realizações em prol da Agricultura Brasileira com Sustentabilidade. Trabalhou arduamente na conservação de nosso patrimônio maior, nosso solo, deixando-nos o exemplo de dedicação, competência e responsabilidade. Uma perda incomensurável, com realizações que marcaram o novo cenário da Agricultura Brasileira com Sustentabilidade.

* o autor é Prof. Titular do Departamento de Ciência do Solo ESALQ/USP, Presidente da Fundação Agrisus, Presidente do Conselho Científico de Agricultura Sustentável – CCAS e Membro do COSAG/FIES

.

Um comentário:

  1. Bom dia.
    Postei há pouco na minha página no Facebook.
    Emerson
    ​Descanse em paz, "seu" Nonô Pereira.
    No solo que o senhor protegeu e ensinou a todos a proteger, a cuidar, a trabalhar para produzir alimentos sem estraga-lo, pelo contrário, melhorando-o, safra após safra.
    Manoel Henrique Pereira, "seu" Nonô, faleceu anteontem, aos 76 anos de idade.
    Ele foi produtor rural em Ponta Grossa.
    Ao lado de Frank Dijkstra e Herbert Bartz, outros dois gigantes a quem o Brasil, todo o Brasil, muito deve, foi pioneiro no Plantio Direto.
    Ou Plantio Direto na Palha.
    Plantio Direto é uma concepção de agricultura, muito mais que uma simples técnica, como querem e pensam seres limitados, que permite a produção de grandes safras em solos que, normalmente, para nada serviriam, exceto pastagens de má qualidade.

    A exemplo de seus parceiros citados e muitos outros, "seu" nunca recusou-se a dividir seus conhecimentos.
    Gravei muitos e muitos vídeos em sua propriedade e com ele, depoimentos preciosos sobre o plantio direto, mensagens transmitindo conhecimentos que foram e são utilizado de Balsas e Matopiba ao Chuí, Bagé e Uruguaiana. Das chapadas baianas às terras férteis de Rondônia.
    O Brasil é o que é graças a gente como esses pioneiros.
    Porque o Brasil ainda é alguma coisa graças à agricultura, em especial nos Cerrados.
    E agricultura só é possível com o Plantio Direto.
    Muito obrigado, "seu" Nonô, por tudo.
    Descanse em paz.​
    http://globoesporte.globo.com/blogs/especial-blog/olhar-cronico-esportivo/1.html
    http://www.umolharcronico.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Obrigado por participar, aguarde publicação de seu comentário.
Não publico ofensas pessoais e termos pejorativos. Não publico comentários de anônimos.
Registre seu nome na mensagem. Depois de digitar seu comentário clique na flechinha da janela "Comentar como", no "Selecionar perfil' e escolha "nome/URL"; na janela que vai abrir digite seu nome.
Se vc possui blog digite o endereço (link) completo na linha do URL, caso contrário deixe em branco.
Depois, clique em "publicar".
Se tiver gmail escolha "Google", pois o Google vai pedir a sua senha e autenticar o envio.