quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

A moda agora é o Barcelona


Guilherme Cardoso
Agora virou moda treinador brasileiro que perde o emprego ir para a Espanha aprender novas regras de futebol com o Barcelona. Não deixa de ser um aprimoramento e um aprendizado de valor com aquele que é o melhor futebol praticado na atualidade.

E o Barcelona tem dado aulas de futebol de qualidade, toques rápidos, triangulação perfeita, bolas no chão, nada de chutões, lançamentos longos sem direção. É toque pra lá, toque pra cá, goleiro raramente dá chutões para longe, sempre sai jogando com os zagueiros e laterais.

É interessante ver como todo o time se mexe, atacantes ajudam na defesa, defensores sobem para a linha de frente, tabelinhas são constantes, e os gols saem com facilidade. Como se fosse uma pelada entre amigos.

Buscando aprender com o Barcelona os clubes brasileiros estão redescobrindo a roda, já que há muito tempo deixaram de lado o futebol bonito, rápido e rasteiro. O que o time catalão faz hoje, nos times de várzea que eu jogava, na década de 60, a gente já praticava esse futebol de bola no chão, toques rápidos e tabelinhas.

Basta lembrar que os dois grandes times dos anos 60, Santos e Cruzeiro jogavam desse jeito, com facilidade, leveza, tabelinhas e muitos gols. Quem não é dessa época, é só assistir alguns vídeos e ver como jogavam Natal, Tostão, Dirceu Lopes, Evaldo, Hilton Oliveira, e os santistas, Dorval, Zito, Mengálvio, Coutinho, Pelé e Pepe.

Infelizmente, hoje não temos nenhum clube no Brasil jogando como o Barcelona. Aqui, quase todos os times ainda têm seus goleiros dando chutões para a frente, poucos sabem sair jogando com os pés, e mesmo com as mãos para os zagueiros. Exceção para o Rogério Ceni que está aposentando.

Nossos meias e atacantes não jogam próximos uns dos outros, raramente fazem tabelinhas e toques rápidos e para a frente, e os laterais não se cansam de levantar a bola em cruzamentos para a pequena área do adversário.

Tomara que todos os técnicos, e não só alguns, como o Mano Menezes e o Muricy, que já se declararam, venham a adotar o estilo Barça nos clubes que estiverem dirigindo. Que o Galo seja um deles!

Publicado originalmente em http://guilhermecardoso.com.br/a-moda-agora-e-o-barcelona?lang=pt

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por participar, aguarde publicação de seu comentário.
Não publico ofensas pessoais e termos pejorativos. Não publico comentários de anônimos.
Registre seu nome na mensagem. Depois de digitar seu comentário clique na flechinha da janela "Comentar como", no "Selecionar perfil' e escolha "nome/URL"; na janela que vai abrir digite seu nome.
Se vc possui blog digite o endereço (link) completo na linha do URL, caso contrário deixe em branco.
Depois, clique em "publicar".
Se tiver gmail escolha "Google", pois o Google vai pedir a sua senha e autenticar o envio.