sexta-feira, 9 de dezembro de 2016

Guerra biológica

Richard Jakubaszko 

Circulando a revista Agro DBO nº 84, de dezembro/2016. A matéria de capa, em texto do jornalista Ariosto Mesquita, analisa a já antiga, mas ainda revolucionária tecnologia do controle biológico, posto que a natureza é inteligente e tem vencido as tecnologias químicas e os manejos inadequados dos homens.
Agora vamos de natureza versus natureza.

No vídeo abaixo dou mais detalhes das matérias da edição. 

.

6 comentários:

  1. Richard
    Parabens 'a equipe da Agro DBO pela cobertura deste tema importante e esperamos que mais e mais agricultores adotem a filosofia do controle biologico.
    SDS
    Gerson Machado

    ResponderExcluir
  2. Menino ainda, acompanhava fascinado a criação de vespinhas para controle da broca do café.Todo o café colhido passava horas nas estufas para, por lei, matar as brocas. Emtão, matavamos as pobres vespinhas.Ha 80 anos leio e ouço recomendações sobre controle biológico. Mas na hora de atsque severo é dificil confiar nessa lógica, quando se tem dividas a pagar na colheita.F;Cardoso-ESALQ- USP 1936

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado Dr Cardoso
      Atualmente o controle biologico é confiavel e muito dinheiro tem sido investido pela pesquisa e pelas industrias para levar para o produtor soluçoes eficazes. Pode confiar que a coisa funciona mesmo.
      Um grande abraço
      Pedro Faria Jr. ESALQ 1981

      Excluir
  3. Dr Fernando,
    ora viva, interessante seu comentário, mas acho que com algumas espécies de pragas (com resistência) essa lógica de usar agroquímicos para pagar as contas na colheita deixa de ter sentido, pois o único controle possível agora é o confronto da natureza em si. Se não funcionar estamos lascados de toda forma...
    abs
    Richard

    ResponderExcluir
  4. Excelente a matéria, Richard! Sem contar que escolheu dois otimos pesquisadores para colaborar. Parabens! Bom final de ano para vcs todos e que venha 2017!

    ResponderExcluir
  5. Excelente matéria, Richard.
    Doly

    ResponderExcluir

Obrigado por participar, aguarde publicação de seu comentário.
Não publico ofensas pessoais e termos pejorativos. Não publico comentários de anônimos.
Registre seu nome / cidade na mensagem. Depois de digitar seu comentário clique na flechinha da janela "Comentar como", no "Selecionar perfil' e escolha "nome/URL"; na janela que vai abrir digite seu nome.
Se vc possui blog digite o endereço (link) completo na linha do URL, caso contrário deixe em branco.
Depois, clique em "publicar".
Se tiver gmail escolha "Google", pois o sistema Google vai pedir a sua senha e autenticar o envio.