terça-feira, 9 de janeiro de 2018

A quarta fase da água

Richard Jakubaszko
Todos aprendemos no primeiro ano do ensino fundamental, que a água tem 3 fases: líquida, sólida e gasosa. Mas o Professor Dr. Gerald Pollack, da Universidade de Washington, nos apresenta a quarta fase da água, no vídeo (abaixo) de uma palestra proferida no TED.

Divirtam-se, cientistas ou não, sobre as questões levantadas pelo professor,  médico e biólogo, em que ele conclui que podemos tirar energia da água, despoluir a água contaminada, ou mesmo dessalinizar a água do mar a custos muito baratos, e muitas outras aplicações.

Este vídeo me foi enviado pelo Dr. Odo Primavesi, engenheiro agrônomo aposentado da Embrapa, lá de São Carlos (SP), a cidade com mais doutores por m2 do Brasil. No vídeo é locução em inglês, mas é possível colocar legendas em português.
Outras informações podem ser obtidas neste link: https://portal2013br.wordpress.com/2015/03/07/o-que-e-o-quarto-estado-da-agua/

.

2 comentários:

  1. este livro foi editado em português ainda este mês, pela editora IST Press

    ResponderExcluir
  2. Lunk para o livro traduzido:
    http://istpress.tecnico.ulisboa.pt/node/466

    ResponderExcluir

Obrigado por participar, aguarde publicação de seu comentário.
Não publico ofensas pessoais e termos pejorativos. Não publico comentários de anônimos.
Registre seu nome na mensagem. Depois de digitar seu comentário clique na flechinha da janela "Comentar como", no "Selecionar perfil' e escolha "nome/URL"; na janela que vai abrir digite seu nome.
Se vc possui blog digite o endereço (link) completo na linha do URL, caso contrário deixe em branco.
Depois, clique em "publicar".
Se tiver gmail escolha "Google", pois o Google vai pedir a sua senha e autenticar o envio.