segunda-feira, 20 de agosto de 2018

A pirâmide de Maslow

Richard Jakubaszko  
Meu amigo Odo Primavesi me mandou um e-mail sobre a pirâmide (escala) de Maslow, interessante teoria de Abraham Maslow (1908-1970), que foi um psicólogo norte-americano, conhecido pela Teoria da Hierarquia das Necessidades Humanas, conhecida como Pirâmide de Maslow.

Primavesi me disse que “achei este texto muito interessante e vale a pena refletir sobre ele. Por minha vez, verifiquei que estou tentando escalar o 4º e o 5º degrau. O 5º é mais fácil depois que se subiu para o 4º, mais demorado e trabalhoso. Mas já encontrei material de suporte excelente”.

Respondi, entre outros argumentos, que acho prática (em termos socioeconômicos) a chamada teoria do Maslow, como tudo que os americanos fazem, mas já teve muita polêmica a respeito. Depende do nível econômico, social e cultural do indivíduo e de onde ele está situado no planeta. Complementei que devemos reavaliar a pirâmide do Maslow, e entender que a espiritualidade pode estar na base das nossas necessidades, apenas não valorizamos isso como uma necessidade ou como ordem natural da vida.

Odo Primavesi me enviou o link com vídeo do físico quântico Amit Goswami em entrevista ao programa Roda Viva, na TV Cultura, que é de 2016. Ele é um físico, um cientista em que a espiritualidade está presente de forma clara, e, de certa maneira, é uma resposta à Pirâmide de Maslow.

Vale a pena assistir o vídeo a seguir:
  

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por participar, aguarde publicação de seu comentário.
Não publico ofensas pessoais e termos pejorativos. Não publico comentários de anônimos.
Registre seu nome na mensagem. Depois de digitar seu comentário clique na flechinha da janela "Comentar como", no "Selecionar perfil' e escolha "nome/URL"; na janela que vai abrir digite seu nome.
Se vc possui blog digite o endereço (link) completo na linha do URL, caso contrário deixe em branco.
Depois, clique em "publicar".
Se tiver gmail escolha "Google", pois o Google vai pedir a sua senha e autenticar o envio.