sábado, 1 de setembro de 2018

O perigo oculto do '‘esverdeamento global’'

Carl Zimmer,
The New York Times
A expressão soa bem. No longo prazo, é terrível
 

As plantas precisam de dióxido de carbono para crescer, e estamos agora emitindo aproximadamente 40 bilhões de toneladas desse gás na atmosfera a cada ano. Vários pequenos estudos sugeriram que os humanos, na verdade, contribuem para uma elevação na fotossíntese em todo o mundo.

Eliot Cambell, pesquisador da área ambiental da Universidade da Califórnia, Santa Cruz, e seus colegas, publicaram no ano passado um estudo que confere um número a esse fenômeno. As plantas estão convertendo 31% a mais de dióxido de carbono em matéria orgânica do que antes da Revolução Industrial.

Os que negam as mudanças climáticas foram rápidos ao se agarrar à pesquisa de Campbell como prova de que a elevação no índice de dióxido de carbono está tornando o mundo melhor.

“As melhores mensagens são positivas: o CO2 aumenta as colheitas, a terra está ficando mais verde”, escreveu Joseph Bast, CEO do Heartland Institute, em um e-mail obtido pela EE News.

Campbell acredita que pessoas como Bast estão depreendendo lições equivocadas de sua pesquisa.

Sim, nós retiramos muito mais comida das áreas cultivadas do que um século atrás. Mas o dióxido de carbono extra é responsável por uma fração desse aumento de produção. “Uma elevação de 30% no grau de fotossíntese não se traduz em uma elevação de 30% na produção de morangos”, afirmou Campbell.

Enquanto a fotossíntese retira dióxido de carbono da atmosfera, grande parte do gás retorna ao ar.




As plantas têm retirado mais dióxido de carbono do ar. Mas grande parte desse gás é devolvido à atmosfera. Jeremy M. Lange for The New York Times Foto: Jeremy M. Lange for The New York Times

No processo noturno da respiração, as plantas emitem dióxido de carbono em vez de consumi-lo. “Uma parte da história é que a fotossíntese está aumentando e outra parte da história é que a respiração também está”, afirmou Campbell.

Ainda que a elevação no índice de fotossíntese seja maior do que o aumento da respiração, os benefícios aos cultivos foram pequenos. E, de qualquer maneira, plantas que crescem em razão de maior cosmo de dióxido de carbono frequentemente apresentam menor concentração de nutrientes.

Em um artigo publicado na edição de junho da revista científica Current Opinion in Plant Biology, Johan Uddling, da Universidade de Gotemburgo, na Suécia, e seus colegas especularam que a taxa de dióxido de carbono se eleva na mesma medida em que micróbios do solo consomem mais nutrientes, deixando menos para as plantas.

No total, cientistas estimam que as plantas retiram um quarto do dióxido de carbono que nós depositamos na atmosfera. “Isso tendo como medida as emissões da China”, afirmou Campbell. “E a China é o maior poluidor global.”

De maneira ainda mais notável, as plantas têm depurado do ar uma fração similar de dióxido de carbono mesmo enquanto nossas emissões explodem. “Todos os anos, construímos ainda mais usinas de energia, e todos os anos as plantas retiram mais CO2 da atmosfera”, afirmou Campbell.

Mas isso não é um fato para ser comemorado. Apesar do esverdeamento global, os níveis de dióxido de carbono atingiram picos ao longo dos últimos dois séculos. E o dióxido de carbono que injetamos na atmosfera já está ocasionando grandes impactos em todo o planeta.

Os seis anos mais quentes já registrados na história ocorreram todos após 2010. O clima já se tornou mais extremo. O nível do mar se elevou. Os oceanos estão se acidificando.

Se o esverdeamento global não está nos salvando agora, não podemos achar que ele vai nos salvar no futuro.

Campbell e seus colegas não sabem nem quanto tempo o esverdeamento global vai durar. Enquanto as temperaturas se elevam e os padrões de chuvas mudam, as plantas poderão parar de consumir o dióxido de carbono extra.

“As plantas estão silenciosamente depurando do ar uma quantidade de carbono equivalente à produção de uma China”, afirmou Campbell. “Se o índice de respiração alcançar o de fotossíntese, esse enorme reservatório de carbono poderá vazar de volta à nossa atmosfera.”

Publicado no Estadão: https://internacional.estadao.com.br/noticias/nytiw,o-perigo-oculto-do-esverdeamento-global,70002429143

COMENTÁRIOS DO BLOGUEIRO:
Assinalei o texto em vermelho por duas razões: primeiro, porque o artigo em vermelho desmente as afirmações anteriores, deles próprios, em que admitem que CO2 é o gás da vida, e que é o alimento das plantas. Sem o CO2 não haveria fotossíntese, e sem fotossíntese não haveria plantas. Sem plantas não haveria gado, e sem plantas e sem gado a humanidade morreria de fome.

Segundo, porque atribuem e repetem de forma mentirosa, no texto em vermelho, a mesma lenga-lenga ambientalista de que o CO2 provoca o aquecimento e as mudanças climáticas, que o nível dos mares aumentou, e pior, que desde 2010 tivemos os 6 anos mais quentes da história do planeta. Tudo mentira em cima de estatísticas falsificadas, em que torturaram os números, distorcendo os dados primários.

No livro "CO2 aquecimento e mudanças climáticas: estão nos enganando?", registro quem inventou essas mentiras, quem está financiando essa neurose ambiental planetária, e de como tudo isso começou. Você vai entender o porque de Donald Trump e os USA terem saído do acordo de Paris, e da COP 21.
Quer saber mais? Leia o livro, onde o assunto aquecimento foi abordado em profundidade, por mim e por diversos cientistas, brasileiros e do cenário internacional, pois a mentira do aquecimento não é um consenso entre os cientistas, ela está somente na mídia.
Veja mais em: https://richardjakubaszko.blogspot.com/2015/08/aquecimento-maior-mentira-do-seculo-xxi.html
.

2 comentários:

  1. Carlos Primo, São Paulo2 de setembro de 2018 às 13:29

    Richard,
    não sou profundo conhecedor da questão do CO2, mas me parece que vc discorda das afirmações do autor. Por que isso? Onde ele mente ou distorce os fatos, conforme vc diz?

    ResponderExcluir
  2. Carlos, no artigo "CO2 a unanimidade da mídia é burra", de 2009, mostro os dados de emissão de CO2, inclusive com gráfico histórico ao longo de milhões de anos: https://richardjakubaszko.blogspot.com/2009/10/co2-unanimidade-da-midia-e-burra.html
    O texto que publiquei acima admite, pela primeira vez, que o CO2 é bom para as plantas, que é o alimento das plantas. Mas "desqualifica" as plantas ao afirmar, sem nenhuma base científica, que "plantas que crescem em razão de maior cosmo de dióxido de carbono frequentemente apresentam menor concentração de nutrientes".
    Entenda, 97% das emissões do planeta são feitas pela própria natureza, e apenas 3% pelos humanos através de suas atividades. Só isso já demonstraria a utopia dos biodesagradáveis em querer reduzir emissões. Adicionalmente, o peso molecular do CO2 é maior do que N e O, que são 99% da nossa atmosfera, sendo que 99,9% do carbono depositado no planeta está no fundo do mar, em forma carbonatada, o C e o CO2 Não retornam para atmosfera, transformando-se em Gases de Efeito Estufa (GEE)... Essa é outra enorme mentira, porque os financiadores dessa paranoia querem vender para nós e o mundo as usinas nucleares, que não emitem CO2, é verdade, mas fazem vc derreter de calor se houver vazamentos radioativos como em Chernobyl ou Fukushima. Boa leitura do artigo que recomendei acima, mas o livro tem muito mais informações, impossíveis de resumir num artigo ou em uma resposta como esta.

    ResponderExcluir

Obrigado por participar, aguarde publicação de seu comentário.
Não publico ofensas pessoais e termos pejorativos. Não publico comentários de anônimos.
Registre seu nome na mensagem. Depois de digitar seu comentário clique na flechinha da janela "Comentar como", no "Selecionar perfil' e escolha "nome/URL"; na janela que vai abrir digite seu nome.
Se vc possui blog digite o endereço (link) completo na linha do URL, caso contrário deixe em branco.
Depois, clique em "publicar".
Se tiver gmail escolha "Google", pois o Google vai pedir a sua senha e autenticar o envio.