sábado, 21 de setembro de 2019

Água: quanto de mentira tem nessa falsa polêmica?

Richard Jakubaszko
É incrível a capacidade da mídia em replicar fake news, e depois colocam a culpa no Whatsapp...


No infográfico abaixo a Sabesp afirma que 1 kg de manteiga gasta 18 mil litros, e que 1 kg de carne consome 17 mil e 100 litros de água para serem produzidos. Daí que o site da Abril/Planeta Sustentável replica de forma acrítica a imbecilidade. Imbecilidade, aqui, empregada no sentido lato da palavra, que é um termo médico para indicar o adulto que tem o raciocínio emocional de uma criança de 10 anos.
Ora, o que importa isso? Revela, indiretamente, os grandes "gastadores" de água do planeta. Primeiro, não há coerência quando aponta que 1 litro de leite gasta 712,5 litros de água, e que 1kg de queijo gasta 5,289 litros de água. Ora, se manteiga e queijo são feitos de leite, e não entra água nessa produção, como é que existe essa diferença brutal? Ah! Sei, eles devem ter calculado a água da chuva...

Segundo, que a conta dessa pegada hídrica é uma lógica sem ciência. A Sabesp preconiza economia de água, porque pode faltar, é a ameaça embutida na mentira. Água não vai faltar, isso eles "esqueceram" de revelar. Pode faltar água tratada, para se tornar potável, este é o negócio da Sabesp, hoje uma empresa privada, com acionistas na Bolsa de Valores dos EUA, através de fundos de investimentos americanos.

Onde está o busílis? Esse está na mardita da estatística distorcida, pois quando se tortura a dita cuja ela confessa qualquer coisa, dependendo da análise do estatístico de plantão. Ou seja, tentam apontar os culpados pela "gastança de água", e descobrem a manteiga como a maior criminosa. Ocorre que, em números macros, apontados por um estudo tendencioso de uma universidade holandesa, o consumo de água em dois dos países mais secos do mundo (Israel e Espanha), indica que o consumo de água de um rio (é de lá que vem a água, né não?) é feito em 10% pela população (para comer, tomar banho, lavar roupa e a casa), 20% é feito pela indústria (lavagem de alimentos in natura, indústria de laticínios, conforme aponta o estudo da Sabesp etc.), e que 70% do consumo de água de um rio é feito pela irrigação na agricultura, a mais perdulária das  ações humanas.

Ora, mas as cidades do mundo inteiro não nasceram à beira de rios? Por que a água é fundamental? Estão querendo mudar essa lógica de consumo?

Ao mesmo tempo, me diga o leitor: quanto você imagina que as cidades retiram de água de um rio, já que todos eles correm para o mar? Informo: entre 1% e 5% do total das águas de um rio são consumidas pelos urbanos nas cidades. Ou seja, de 95% a 99% das águas dos rios desaguam nos mares, e reiniciam o ciclo hidrológico. Então, estamos discutindo que gastar 70% de 1% é perdulário? Definitivamente, a ciência imbecilizou...

Assim, a "água que você não vê", é uma divulgação fake news da Sabesp, uma mensagem truncada pelo marketing enganoso de uma empresa produtora de água, mentira que é avalizada pela mídia acrítica ambientalista. Uma empresa que trata a água, numa cidade como São Paulo, e que deixa 40% dessa água perder-se por canos furados no centro velho da capital paulista. Isso sim, é desperdício. Essa empresa não merece o crédito de ninguém! Para reduzir essa perda, a Sabesp, toda noite, desde 2014, entre 24h00 e 06h00 fecha a água dos cidadãos que moram no centro velho de São Paulo, sei o que é isso, moro no Bixiga, atendido pelas águas do reservatório Cantareira, que anda com 50% do seu manancial, enquanto que as demais represas que atendem a capital estão com mais de 90% estocadas de água.

Sabesp, vocês querem parar de mentir? A água não vai acabar, o planeta Terra deveria se chamar planeta Água, pois 71% da superfície do planeta é coberta por água. E água, principal meio de vida da humanidade, segue seu ciclo hidrológico, é 3 em 1, é líquida, ou sólida, ou gasosa. Recicla-se permanentemente. E a Sabesp passa a ideia de que água vai acabar, é finita, e que os seres humanos são perdulários, gastam água demais pra fazer manteiga. Acho que é para vender mais caro a água que eles tratam, ou não?

.

Um comentário:

  1. Brilhante avaliação. Esta verdade precisa ser espalhada, pois esta fakenews dos fabulosos consumos de água tem sido ensinada nas escolas.

    ResponderExcluir

Obrigado por participar, aguarde publicação de seu comentário.
Não publico ofensas pessoais e termos pejorativos. Não publico comentários de anônimos.
Registre seu nome na mensagem. Depois de digitar seu comentário clique na flechinha da janela "Comentar como", no "Selecionar perfil' e escolha "nome/URL"; na janela que vai abrir digite seu nome.
Se vc possui blog digite o endereço (link) completo na linha do URL, caso contrário deixe em branco.
Depois, clique em "publicar".
Se tiver gmail escolha "Google", pois o Google vai pedir a sua senha e autenticar o envio.