quinta-feira, 19 de setembro de 2019

Universidade de Coimbra diz 'não' ao uso de carne bovina nas cantinas e indigna agropecuaristas

Richard Jakubaszko 
Recebi por e-mail, enviado pelo amigo Luís Amorim, lá da terrinha de além mar e trás os montes, notícia publicada nesta semana sobre mais uma ação dos ambientalistas, que andam histéricos por causa das políticas erráticas sobre o clima, e pretendem, pois então, defender o meio ambiente, a qualquer custo. Diz a notícia:

O reitor da Universidade de Coimbra, em Portugal, anunciou que os refeitórios da instituição vão deixar de servir carne bovina. A declaração foi feita durante a recepção de novos alunos nesta terça-feira (17) e gera polêmica em Portugal.

A medida faz parte de um conjunto de ações para que, até 2030, a Universidade de Coimbra se torne a primeira instituição portuguesa neutra nas emissões de gás carbônico.

"O primeiro passo será dado já em janeiro de 2020, com a eliminação total da aquisição e consumo de carne de vaca na nossa oferta alimentar nas cantinas universitárias", declarou o reitor Amílcar Falcão.

A Universidade de Coimbra tem 14 refeitórios que consomem, por ano, 20 toneladas de carne bovina. Segundo o reitor, o produto vai ser substituído "por outros nutrientes que irão ser estudados, mas que será também uma forma de diminuir aquela que é a fonte de maior produção de CO2 que existe ao nível da produção de carne animal".


Indignação do setor agropecuário
A medida não foi bem recebida pelo setor agropecuário nacional. Em comunicado enviado à Sputnik Brasil, a Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP) se diz "perplexa" com a notícia.

"A anunciada imposição, que privará alunos, professores e funcionários, de um elemento que faz parte da dieta alimentar portuguesa e mediterrânica, é uma limitação à sua liberdade de escolha e contribui para confundir os portugueses, porque é alarmista e assenta em pressupostos infundados", lê-se na nota.

A entidade reconhece que as atuais emergências climáticas devem ser consideradas, mas afirma que a decisão da Universidade de Coimbra tem base em "alarmismos incompreensíveis".

"O esforço de descarbonização faz-se com a Agricultura e com os Agricultores e não contra a Agricultura e contra os Agricultores. As pastagens biodiversas fixam mais toneladas de CO2 do que aquelas que são emitidas, ou seja, há um balanço positivo, que será tão mais positivo quanto mais produzirmos em território nacional com o nosso tradicional tipo de produção", afirma a CAP na nota.

Outras entidades do setor, como a Confederação Nacional de Agricultura e Associação dos Produtores de Leite de Portugal, também se manifestaram publicamente contra a medida. A Associação Académica de Coimbra, que representa os estudantes, apoiou a decisão do reitor. 

 
Alarme das Nações Unidas
Dados da ONU apontam que a criação de gado é responsável por 18% das emissões de gases de efeito estufa em todo o mundo e as previsões são de aumento caso o modelo atual de agricultura não seja revisto. Até 2050, a Fundação das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) estima um crescimento de 70% na produção de carne global.
'Universidade mais brasileira fora do Brasil'

Fundada em 1290, a Universidade de Coimbra é a nona mais antiga do mundo e tem renome internacional. Patrimônio Mundial da Unesco desde 2013, foi a primeira instituição portuguesa a aderir ao programa Enem Portugal, em 2014, que aceita a nota do Exame Nacional do Ensino Médio para o ingresso de brasileiros. Atualmente, é considerada a "universidade mais brasileira fora do Brasil", com mais de dois mil estudantes do país matriculados.


OBSERVAÇÕES DO BLOGUEIRO:
Foi com o espírito de desconstruir a mística mentirosa do "aquecimento" que escrevi o livro "CO2 aquecimento e mudanças climáticas: estão nos enganando?". Sabemos que, quando pressionadas, as pessoas tomam as decisões mais tresloucadas, e essa notícia sobre a Universidade de Coimbra não é outra coisa. De toda forma, é uma guerra de perdas e ganhos, e deverá ser longa, ora perderemos algumas batalhas, ora ganharemos outras. Até aqui o saldo tem sido negativo, o espírito punitivista dos ambientalistas ganha corpo entre os mais insuspeitos, como o desse reitor da Universidade de Coimbra.
Tudo isso acontece pela omissão das lideranças políticas do país e do setor da pecuária de corte, em Portugal, no Brasil, e no mundo, pois a idiotice não escolhe vítimas. É o contrário...

A quem desejar conhecer os argumentos contra a mentira do aquecimento e das mudanças climáticas vale a recomendação, leia o livro, e deixe de ser omisso, ou esses veganos ainda vão acabar proibindo nossa prazerosa atividade de comer um churrasquinho.

Para comprar o livro envie e-mail para  co2clima@gmail.com  ou ligue 11 3879.7099 que a gente informa como fazer o depósito, e vc recebe o livro em casa, autografado pelo autor.


.

15 comentários:

  1. estou em Lisboa, deu no rádio e o presidente da associação dos criadores de gado se manifestou oficialmente, contra essa decisão.

    As outras Universidades do noorte, onde a produção de carne é importante, não retiraram do cardápio – mas reduziram a quantidade de carne na dieta, o que pode ser correto – não sei quanto era antes e quanto ficou.
    Carla C. Salomão

    ResponderExcluir
  2. Que assumam as suas próprias decisões e de qualquer forma qual vai ser a parte do meio ambiente que será mais pressionada em diante. Não existe custo zero.
    Parafraseando Maria Antonieta: que comam bacalhau! (até o excesso de pesca permitir a sua existência)

    ResponderExcluir
  3. Prezado Richard
    É desanimador saber que onde deveriam estar sendo gerados conhecimento e informação o que se propaga é a ignorância!!!
    Daniella Soares Bueno
    Diretora-Executiva da Acrimat
    Associação dos Criadores do Mato Grosso

    ResponderExcluir
  4. Richard,
    ta' virando religiao...
    SDS
    Gerson
    https://www.rt.com/news/469124-climate-sins-religion-greta-nbc/
    Confess your climate change sins! NBC’s online booth offers more proof eco-activism is becoming a religion

    ResponderExcluir
  5. Caro Richard,

    O senhor como defensor de pecuaristas não poderia mesmo produzir outro texto, menos viezado e tendencioso.
    Mas um dia a humanidade terá de abdicar de maltratar e assassinar animais para se locupletar, seja por razões ambientais ou por razões morais, ou por ambas.
    O blog é seu, eu reconheço, e é livre opinar, mas rotular pejorativamente ações de outros não parece ser de boa ética.
    Importante destacar que os alunos da Universidade apoiam a decisão da reitoria. E isso não é pouco, é o essencial.

    ResponderExcluir
  6. Sebastião da Costa Guedes20 de setembro de 2019 às 11:08

    Richard,
    quem nasce para CUimbra nunca chegará a Harvard.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  7. Prochnow,
    se alguém está rotulando pejorativamente algum texto aqui é você, meu caro, que alega ser viezado e tendencioso o texto. Na verdade, o texto (em itálico) é uma notícia publicada em outro site, eu só reproduzi, e o meu texto é o que está como "Observações do blogueiro".
    Convido vc a ler meu livro, para desacreditar dessa mentira do aquecimento, quando vc limpar essa sujeira da sua cabeça, vc vai entender quem é tendencioso e viezado. Desconfie, pelo menos isso, cientistas nunca podem ter certezas! Essa história do aquecimento é uma hipótese, jamais alcançará o status de teoria, e menos ainda de Lei, ou verdade. Ela só existe na mídia, e vc ficaria espantado de saber que a maioria dos cientistas possuem muitas dúvidas e questionamentos.
    Não serão os veganos que "vão salvar o planeta e a humanidade", acredito que os vegetarianos indianos têm muita coisa para nos ensinar sobre o consumo de proteínas de origem e animal e vegetal.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Richard,

      Fazendo a correção devida, o você reproduziu e comentou.
      E você está certo quando afirma que cientistas não devem ter certezas, mas cai no erro que condena quando afirma que suas posições são as certas.

      Excluir
  8. Quem me condena são os ambientalistas, e me xingam de cético, vendido, quando não existe prova científica do aquecimento, me dê uma só!!!
    Agora, o veganismo, lamento informar que essa preocupação com o bem-estar animal é um modismo, coisa de gente homoafetiva. Eu me preocupo com gente e com produção de alimentos, e faz mais de 50 anos que trabalho com comunicação na área rural. Os veganos preocupados com animais deveriam olhar para o tanto de gente que existe debaixo das marquises, e olha que tá faltando marquise, pontes e viadutos pra tanta gente, seja em S.Paulo, Roma, Paris e Portugal, ou nos EUA.
    O aquecimento é um falso problema, e Coimbra proibiu as carnes para economizar emissão de GEE, é uma piada isso. Em vez de discutir o problema do clima, tomam decisões sem ter certezas de nada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Atuando há 50 anos na área agropecuária deve saber que o problema não é a produção insuficiente de alimentos para saciar a fome de todos, mas a ganância insaciável do grande capital.
      "Agora, o veganismo, lamento informar que essa preocupação com o bem-estar animal é um modismo, coisa de gente homoafetiva." Essa afirmação só pode vir de um ser humano abjeto, escroto!

      Excluir
  9. Prochnow,
    casa que falta pão todo mundo discute e ninguém tem razão.
    E ainda, não fui eu que inventei essa história de que ser humano tem de comer comida todo santo dia. Para as proteínas animais não existem substitutos em termos de micronutrientes e vitaminas para manter o ser humano vivo e com saúde, e aí, como é que fica?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "Para as proteínas animais não existem substitutos em termos de micronutrientes e vitaminas para manter o ser humano vivo e com saúde, e aí, como é que fica?" Outro mito que serve muito bem aos pecuarista e seus negócios destrutivos, que você defende.

      Excluir
  10. Prochnow, quanta elegância!!! Moço educado você, né não? Deve ser homoafetivo, pois não? Tenho nada contra, mas saiba que carnes vermelhas contém Zinco, nutriente que rege nosso sistema imunológico, sem isso ficamos mais afeitos a infecções. A falta do Zinco fragiliza ainda o sistema reprodutivo humano. Nos homens, especialmente, torna-os "belos-antônios" depois dos 40 anos, será o seu caso? Como carne, picanha, e seja feliz, vai passar a vontade de sair por aí xingando as pessoas ou fazendo comentários raivosos em blogs.

    ResponderExcluir
  11. Vou deletar vc, Prochnow, como se fosse um spam, nem perca mais tempo em mandar mais comentários. Tchau, fui!!!!!!

    ResponderExcluir
  12. Richard um novo estudo sobre carne vermelha foi publicado recentemente...
    SDS
    Gerson
    ===
    Red meat won’t hurt you – study
    https://www.youtube.com/watch?=12&v=bUyakInYhas
    Meat is back on the menu, & scientists who want to ban cows for the sake of the planet are outraged
    https://www.rt.com/news/470189-meat-study-harvard-environment/

    ResponderExcluir

Obrigado por participar, aguarde publicação de seu comentário.
Não publico ofensas pessoais e termos pejorativos. Não publico comentários de anônimos.
Registre seu nome na mensagem. Depois de digitar seu comentário clique na flechinha da janela "Comentar como", no "Selecionar perfil' e escolha "nome/URL"; na janela que vai abrir digite seu nome.
Se vc possui blog digite o endereço (link) completo na linha do URL, caso contrário deixe em branco.
Depois, clique em "publicar".
Se tiver gmail escolha "Google", pois o Google vai pedir a sua senha e autenticar o envio.