domingo, 22 de setembro de 2019

Reportagem vincula Greta Thunberg com lobistas verdes e empresas de energia

Richard Jakubaszko  
O fenômeno Greta Thunberg, que movimenta o mundo midiático e leva jovens do mundo inteiro a sair em passeatas pró defesa do meio ambiente continua agitando, mas a mídia inglesa coloca em dúvidas a transparência e o idealismo de suas atividades. Até agora, Greta, uma jovem sueca de 16 anos, tem sido aplaudida, e já teve até mesmo sugestões públicas de personalidades para ser indicada ao prêmio Nobel da Paz.

A reportagem saiu na insuspeita mídia inglesa, The Times, e levou muita gente a ficar de barbas de molho por apoiar Greta Thunberg, afinal, apenas uma garota que sofre de autismo, e que não gosta de viajar de avião, porque polui.


Greta Thunberg: A nova ativista do calendário global que visita o Chile
Por Meganoticias 05 de setembro de 2019
 

Pouco mais de um ano se passou desde que Greta Thunberg começou a tornar-se conhecida. Em 20 de agosto de 2018 a jovem então com 15 anos apareceu no parlamento da Suécia com um cartaz com a legenda: "Greve escolar pelo clima".
 
Esse ato foi o início do movimento "sextas-feiras para o futuro", reproduzido por estudantes de vários países do mundo que perdem aulas às sextas-feiras para protestar contra as consequências das mudanças climáticas e exigem políticas para interromper e reverter isso.

 
Greta parou de voar, viaja de trem ou, recentemente, a bordo do iate zero emissões, o "Malizia II", onde chegaria ao Chile em dezembro próximo para participar da COP25, o principal evento ambiental do mundo, a ser realizado no Parque Bicentenário da cidade da comuna de Cerrillos.

 
Fanatismo e rejeição
Ao longo dos meses, a figura da criança assumiu o status da face principal da mudança climática, o que resultou em uma espécie de fanatismo por parte das pessoas próximas às suas ideias.

No entanto, também atraiu detratores, um grupo liderado principalmente por negadores das mudanças climáticas. Por sua vez, há ceticismo sobre o quão sozinha ela está nesta cruzada, ou mesmo em relação à independência que ela tem, ou não, em suas ações.

 
Lobistas
Nesta linha, a renomada mídia inglesa The Times publicou um extenso relatório em agosto, no qual diz que Thunberg poderia, com ou sem conhecimento, ser usado por lobistas verdes e empresas com amplos interesses no setor de energia que se beneficiariam de uma mudança virtual do sistema de negócios em favor do meio ambiente, de acordo com um relatório da mídia espanhola El Mundo.

 
"O fenômeno Greta também envolve lobistas verdes, relações públicas, eco-acadêmicos e um grupo de especialistas fundados por uma ex-ministra social-democrata da Suécia, vinculada às empresas de energia do país. Essas empresas estão se preparando para a maior recompensa dos contratos governamentais na história: o esverdeamento das economias ocidentais". “Se Greta e seus pais sabem disso ou não, é o rosto de sua estratégia política", observa o relatório assinado pelo jornalista Dominic Green.

 
Rentzhog

O artigo do Times para na figura de Ingmar Rentzhog, fundador da plataforma We Don't Have Time, que publicou uma foto de Greta protestando fora do parlamento sueco.

 
No começo, Rentzhog disse que não conhecia a garota até aquela reunião, no entanto, a mídia mencionada acima disse que o homem admitiu por correio ter encontrado a mãe de Thunberg, Malena Ernman (foto abaixo) meses antes. Ao mesmo tempo, acrescentam que o homem havia sido informado por outro ativista de que Greta realizaria o já famoso protesto naquele dia e naquele local.

 
Desafio global
Até agora, nada alegadamente irregular. No entanto, em seu relatório, Green observa que Ingmar Rentzhog assumiu em maio passado como presidente do Think Thank Global Challenge, fundado por Krisstina Persson, ex-ministra de Desenvolvimento Estratégico da Suécia entre 2014 e 2016.

 
Ao mesmo tempo, eles apontam que uma das principais consultoras do Desafio Global é Catharina Nystedt Ringborg, que, entre outras coisas, é membro da Sustainable Energy Angels, uma empresa de capital de risco de energia verde que, segundo o The Times, tem amplo poder no setor de energia sueco.

 
"Quando Greta conheceu Rentzhog, ele já era o presidente assalariado de um grupo de especialistas particulares de propriedade de um ex-ministro social-democrata com experiência no setor de energia. Seu conselho estava cheio de poderosos interesses setoriais, incluindo políticos de carreira, líderes sindicais e lobistas, com links para Bruxelas. E seu vice-presidente do conselho, Ringborg, era membro de um dos mais poderosos grupos de investimento em energia verde da Suécia", afirmou a publicação.

 
A publicação admite a probabilidade de que nem a ativista menor nem seus pais estejam cientes dos dados e conexões estabelecidos. Ele ainda ressalta que o pai da menor, Svante Thunberg, disse que sua filha não colaborou com o Global Challenge, embora com We Don't Have Time, da Rentzhog.

 
"Para os titãs da energia na Suécia, como em outros lugares, salvar o planeta significa contratos governamentais. Os lobistas da energia verde estão usando táticas populistas de medo e uma cruzada de crianças para evitar representantes eleitos.

Mas o destino é tecnocracia, não democracia; benefício, não redistribuição. Greta, filha do capitalismo desperto, pode estar sendo usada para facilitar a transição para o corporativismo verde", conclui o relatório.

COMENTÁRIOS DO BLOGUEIRO:

O jornalista inglês que descobriu interesses lobistas por trás das atividades de Greta Thunberg deve ter lido meu livro "CO2 aquecimento e mudanças climáticas: estão nos enganando?"... e que entrou em 2ª edição este mês.

No livro, mas com outros personagens, faço as mesmas denúncias, em muito maior profundidade e com muito mais detalhes, sobre as financiadoras dessa campanha falaciosa das mudanças climáticas, cujo objetivo é criminalizar o CO2, emitido pela queima do carvão, para poderem vender energia nuclear, eólica e solar. Estão quase atingindo seus objetivos, pela omissão das pessoas, e com o apoio da mídia.

Quem desejar ler o livro e conhecer as manobras políticas, geopolíticas e econômicas do ambientalismo do IPCC, escreva para co2clima@gmail.com ou ligue ainda para 11 3879.7099 na DBO Editores, onde receberá instruções de como pode receber o livro em casa, autografado pelo autor. Custa R$ 40,00 mais as taxas de correios.
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por participar, aguarde publicação de seu comentário.
Não publico ofensas pessoais e termos pejorativos. Não publico comentários de anônimos.
Registre seu nome na mensagem. Depois de digitar seu comentário clique na flechinha da janela "Comentar como", no "Selecionar perfil' e escolha "nome/URL"; na janela que vai abrir digite seu nome.
Se vc possui blog digite o endereço (link) completo na linha do URL, caso contrário deixe em branco.
Depois, clique em "publicar".
Se tiver gmail escolha "Google", pois o Google vai pedir a sua senha e autenticar o envio.