sexta-feira, 22 de outubro de 2021

Variante Delta do covid-19 pode impedir a imunidade do rebanho

Richard Jakubaszko 
Será que teremos de usar máscaras pelo resto da vida? De acordo com o cientista Andrew Pollard, um dos responsáveis pela vacina desenvolvida na Universidade de Oxford em parceria com a farmacêutica AstraZeneca, a variante delta tornou inviável a conquista da imunidade coletiva contra o covid-19, também conhecida como "imunidade do rebanho".

Conforme Pollard, professor em Oxford, além de mais transmissível
a variante delta tem a capacidade de contaminar pessoas que já foram vacinadas.

"Sabemos muito claramente que esta variante atual do coronavírus, a variante delta, ainda infectará as pessoas que foram vacinadas, e isso significa que qualquer pessoa que ainda não foi vacinada, em algum momento, encontrará o vírus", declarou Pollard em uma reunião com parlamentares realizada na Inglaterra.

Em doenças como o sarampo a imunidade coletiva é viável porque uma pessoa vacinada não transmite mais o vírus, porque o vírus não se reproduz em seu corpo.

No caso da variante delta do covid-19 é diferente. Mesmo vacinadas as pessoas podem contrair e retransmitir o vírus, até mesmo estando assintomáticas. As vacinas usadas contra a covid-19 apenas reduzem - estatisticamente - formas graves da doença e também mortes.

De acordo com o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos, pessoas vacinadas que contraíram a variante delta têm 25 vezes menos chances de apresentar um caso grave ou de morrer. A grande maioria apresenta apenas sintomas leves ou nenhum sintoma.

Ao mesmo tempo é desejável que os negacionistas das vacinas tenham a sã consciência de que poderão contrair a doença e contaminar seus entes mais queridos, como pais, irmãos, filhos, esposa, marido, namorados(as).

 

 

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por participar, aguarde publicação de seu comentário.
Não publico ofensas pessoais e termos pejorativos. Não publico comentários de anônimos.
Registre seu nome na mensagem. Depois de digitar seu comentário clique na flechinha da janela "Comentar como", no "Selecionar perfil' e escolha "nome/URL"; na janela que vai abrir digite seu nome.
Se vc possui blog digite o endereço (link) completo na linha do URL, caso contrário deixe em branco.
Depois, clique em "publicar".
Se tiver gmail escolha "Google", pois o Google vai pedir a sua senha e autenticar o envio.