sexta-feira, 3 de dezembro de 2021

A fome tem novo nome: segurança alimentar

Richard Jakubaszko 
Tem momentos em que imagino que a qualquer hora dessas as lideranças do planeta vão pegar no tranco. Por vezes os políticos acertam, mas na maioria das vezes erram. Mudar o nome da merda nunca resolveu absolutamente nada. O artigo abaixo, de um diretor da FAO, evidentemente, nada resolveu, disso ninguém terá dúvidas, mesmo com prêmio Nobel da Paz, e por aí vai. A questão da fome, de fato, é só política? Ou não resolve porque as lideranças não querem saber? Ou, ainda, é porque falta alguém com aquilo roxo pra resolver?

A segurança alimentar está na agenda global
Mario Lubetkin * 

O Papa Francisco afirmou a algumas semanas que “não basta produzir alimentos, mas também é importante garantir que os sistemas alimentares sejam sustentáveis ​​e proporcionem uma alimentação saudável e acessível para todos”, buscando “soluções inovadoras que possam transformar a forma como produzimos alimentos para o bem-estar das nossas comunidades e do nosso planeta, fortalecendo a capacidade de recuperação e sustentabilidade em longo prazo”.

O Papa explicou que a fome é “não só como uma tragédia, mas também como uma vergonha”, e apela para o bom senso e a necessidade de ações concretas, e diz que “uma decisão corajosa seria estabelecer um fundo mundial com o dinheiro usado para armas e outras despesas militares, para poder vencer definitivamente a fome e ajudar o desenvolvimento dos países mais pobres” e assim evitar “muitas guerras e ainda a emigração de tantos irmãos nossos e suas famílias, que são obrigados a abandonar suas casas e países em busca de uma vida mais digna”.

Em 9 de outubro de 2020, o Prêmio Nobel da Paz de 2020 foi concedido ao Programa Mundial da Alimentação (PMA). Parece existir um consenso, portanto, de que a fome seria o maior perigo para a sustentabilidade da espécie humana.

 

 

 

 * Mario Lubetkin é vice-diretor geral da FAO.

Artigo republicado do Portal Envolverde, em https://envolverde.com.br/a-seguranca-alimentar-esta-na-agenda-global/

 

 

,

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por participar, aguarde publicação de seu comentário.
Não publico ofensas pessoais e termos pejorativos. Não publico comentários de anônimos.
Registre seu nome na mensagem. Depois de digitar seu comentário clique na flechinha da janela "Comentar como", no "Selecionar perfil' e escolha "nome/URL"; na janela que vai abrir digite seu nome.
Se vc possui blog digite o endereço (link) completo na linha do URL, caso contrário deixe em branco.
Depois, clique em "publicar".
Se tiver gmail escolha "Google", pois o Google vai pedir a sua senha e autenticar o envio.