sexta-feira, 10 de dezembro de 2021

Terminou o Brasileirão 2021, e deixa tristes lembranças

Richard Jakubaszko 
O Brasileirão deste ano, assim como o de 2020, não vai deixar saudades. Foram os 2 campeonatos mais malucos e medíocres a que assisti como torcedor e observador. A tônica foi a inconstância de todos os times. O menos inconstante, o Atlético de MG, acabou como campeão, com larga vantagem sobre o segundo lugar, o Flamengo, que tinha outra enorme vantagem sobre o terceiro lugar, o Palmeiras que, apesar de campeão da Libertadores foi muito irregular no Brasileirão.

Os times que começaram bem, surpreendendo os demais, como o Bragantino, o Fortaleza, e até mesmo o Ceará, América de MG e Fluminense, nas derrapadas que tiveram, garantiram boas posições e alguns deles classificações para a Libertadores. 

Sofrível a atuação de meu time, o Internacional, depois de ganhar o Gre-Nal desandou a perder, e perdeu o rumo. Poderia ter sido um dos 4 melhores colocados pelo que apresentou no primeiro turno e início do segundo, mas as conhecidas decisões erráticas de diretoria, eleições politizadas, com trocas inexplicáveis de técnicos, afetaram o desempenho, e o Internacional vai disputar a Sulamericana, o que está de bom tamanho para um time que só mostrou mediocridade dos técnicos no campeonato inteiro. Nisso está o famoso faz 1 gol e leva o time pra trás pra se defender. Com isso levou algumas viradas vergonhosas, fruto do trabalho de técnicos que querem preservar empregos e bons salários, com muita sofrência dos torcedores. 

Até a pé os gremistas vão para B
Satisfação em ver o Juventude permanecer na primeirona. Alegria por ver o imortal tricolor gaúcho voltar pra série B, pela terceira vez, porque o time permaneceu o brasileirão 2021 inteiro na zona do descenso e não merecia nada melhor. Em nenhum momento saiu de lá, foi um vexame tri legal. Os gremistas têm de ir mesmo, conforme o hino do clube, "Até a pé nós iremos". Pelo menos lá na B permanecem clubes como Cruzeiro, Vasco, Guarani, Ponte Preta, que terão novos parceiros contumazes, como Chapecoense e Sport, além do Bahia, que deixam o Brasileirão B bastante interessante.

Mas o futebol brasileiro, A ou B, está cada vez mais medíocre. Enquanto vigorar a lei Pelé, que incentiva os clubes a vender seus melhores jogadores, nosso futebol não vai melhorar. Suspeito, como sempre, de altos processos de lavagem de dinheiro, e trambiques dos mais escusos com parcerias altamente suspeitas entre agentes e treinadores, que escalam jogadores para valorizar seus passes.

Duas coisas deveriam mudar no futebol, para melhorar as competições. Uma, o VAR tem de parar com o tecnicismo, que tem legislação imbecilizada aprovada pela Fifa, como poder anular um gol feito por um atacante de um time, com pontapé certeiro, só porque o VAR mostrou que o mesmo estava impedido, por milímetros, pois o nariz do coitado estava dentro da zona de impedimento. Se o pé estivesse impedido, vá lá, o resto é palhaçada. Outra imbecilidade é a tal bola na mão dentro da área. Há toques de bola na mão ou no braço que geram pênaltis inexplicáveis e injustos, neste campeonato assisti a pelo menos uns 5 que mostravam certa cumplicidade entre VAR e juiz de campo que só a suspeita de jogo comprado poderia explicar a penalidade máxima aplicada.

A segundo coisa é a lei do impedimento. Acabe-se com essa regra que o futebol voltará a ter mais gols e menos polêmicas.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por participar, aguarde publicação de seu comentário.
Não publico ofensas pessoais e termos pejorativos. Não publico comentários de anônimos.
Registre seu nome na mensagem. Depois de digitar seu comentário clique na flechinha da janela "Comentar como", no "Selecionar perfil' e escolha "nome/URL"; na janela que vai abrir digite seu nome.
Se vc possui blog digite o endereço (link) completo na linha do URL, caso contrário deixe em branco.
Depois, clique em "publicar".
Se tiver gmail escolha "Google", pois o Google vai pedir a sua senha e autenticar o envio.