quarta-feira, 6 de agosto de 2014

A Esalq, em documentário de 1959

Richard Jakubaszko 
Abaixo um documentário notável, feito pelo Instituto Histórico e Geográfico de Piracicaba (SP), mostrando a gloriosa Esalq em 1959. Conta sobre as diversas especialidades então aprendidas no curso de agronomia, que incluía até mesmo a cadeira de zootecnia, que ainda não era curso superior como é hoje em dia.


O vídeo é um registro, histórico e nostálgico, e o maior desafio, e também diversão, é tentar identificar alguns dos alunos de então, hoje todos septuagenários, o que não deve ser difícil, porque a agronomia é uma profissão que parece conceder longevidade aos seus adeptos, fato que o Dr. Fernando Penteado Cardoso (e muitos outros) comprova, eis que seu centenário está prestes a acontecer em setembro próximo.

Divulgo o vídeo enviando um abraço a todos os meus amigos agrônomos, formados pela Esalq. Este vídeo foi liberado para divulgação apenas em julho último, portanto, é "inédito" em termos de internet, e me foi enviado pelo amigo e agrônomo Hélio Casale, formado por lá pouco depois desse documentário ser realizado. 
Aos saudosistas, boa diversão!

.

7 comentários:

  1. Muito bom , obrigado por enviar esta pérola da história
    abraço
    Mauricio

    ResponderExcluir
  2. O vídeo, além de histórico, é instrutivo em relação a profissão do Engenheiro Agrônomo. Obrigado por compartilhar esta preciosidade!

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pela divulgação que traz tanta saudade e que se ajusta à novela Pedacinho de Chão. Por mencionar meu 100o. aniversário, quero informar que não sou o único. Outro colega, Mario Borgonovi, ESALQ 1940, arredondou os 100 anos alguns meses atrás.
    Abç
    Fernando Penteado Cardoso

    ResponderExcluir
  4. Venho esclarecer meu comentário a seu site sobre o filme da turma 1959. Vale divulgar pois é edificante.
    Abç.
    FC
    Trecho da novela Pedacinho de Chão traz uma agradável mensagem para todos nós:
    http://globotv.globo.com/rede-globo/meu-pedacinho-de-chao/v/epaminondas-promete-deixar-ferdinando-cuidar-de-suas-terras/3534432/
    (OBS: para funcionar o link acima, o interessado deve passar o mouse em cima do endereço, clicar na tecla CONTROL e simultaneamente clicar no link com o mouse. Outra maneira é selecionar e copiar o link acima e depois colar no browse)

    ResponderExcluir
  5. Parabéns por esse resgate da Gloriosa ESALQ! Muito bom!

    ResponderExcluir

Obrigado por participar, aguarde publicação de seu comentário.
Não publico ofensas pessoais e termos pejorativos. Não publico comentários de anônimos.
Registre seu nome / cidade na mensagem. Depois de digitar seu comentário clique na flechinha da janela "Comentar como", e escolha "nome/URL"; na janela que vai abrir digite seu nome.
Se vc possui blog digite o endereço (link) completo na linha do URL, caso contrário deixe em branco.
Depois, clique em "publicar".
Se tiver gmail escolha "Google", pois o sistema Google vai pedir a sua senha e autenticar o envio.