quarta-feira, 7 de abril de 2010

Novas e revolucionárias tecnologias

Richard Jakubaszko
Como tem acontecido nos últimos anos, participei mais uma vez da coletiva anual do Grupo Bayer, em São Paulo, quando a diretoria da empresa anuncia os resultados do grupo no mundo e no Brasil, e os diretores, além de mostrar os sucessos que obtiveram, dão uma luz sobre o que a empresa anda “maquinando” em novas tecnologias para lançar no mercado dentro em breve, justificando assim o novo slogan mundial: “Ciência para uma Vida Melhor”.
Neste ano o que não faltou foram novidades para o futuro breve, a maioria delas vindas da divisão de MaterialScience, dirigida pelo brasileiro Ulrich Ostertag, que nadou de braçada na sua apresentação.
Já Marc Reichardt, presidente da Bayer CropScience para a América Latina ficou devendo maiores novidades, apesar de ter informado sobre o lançamento ainda em 2010 da linha Arize de sementes de arroz, mas esta informação registrei em reportagem de capa da DBO Agrotecnologia nº 25, de março/abril, que anda circulando há 20 dias. A unidade agronegócio da Bayer representa 53% do volume de faturamento do Grupo Bayer no Brasil.
Entre os destaques da Bayer MaterialScience no ano de 2009 está a aprovação da tecnologia Makrofol para revestir o novo RG (RIC) brasileiro, que vamos usar dentro em breve. É um filme funcional feito de policarbonato que impede a falsificação de documentos pessoais e de cartões eletrônicos, e permite a inclusão em um chip de dados completos, até mesmo tipo de sangue. “Com a introdução da RIC no país, usando a tecnologia com Makrofol, o Brasil terá um dos documentos mais seguros do mundo”, conta Ostertag.
Para a área de Policarbonato, destaque para a utilização do produto Makrolon na linha de produção de Blu-Ray no Brasil, que já anda acontecendo em Manaus. O Blue-Ray tem capacidade de armazenar dados cerca de 50 vezes maior do que os CDs comuns.
Com os grandes eventos mundiais – a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016 –, a divisão MaterialScience pretende firmar parcerias e trazer ao Brasil tecnologias que fizeram sucesso no exterior, principalmente durante outras Copas do Mundo. Entre os materiais, estão chapas de policarbonato para coberturas de estádio de futebol, como a do Bayern, time da empresa na Alemanha.
Pelo menos umas 4 tecnologias vão nos deixar mais felizes. 
Móveis de cozinhas serão “protegidos” por uma lâmina de policarbonato que se regenera rapidamente mesmo com pequenos arranhões, ou manchas por café e vinho, por exemplo. Poderá ser usada também na proteção de pinturas automotivas.
Nas viagens teremos aviões movidos a energia solar. Este da foto tem 63 metros de envergadura. Deverá fazer uma viagem de exibição ao redor do planeta ainda este ano, sem usar uma gota de combustível.
No fundo do mar a produção de energia elétrica a partir de gigantescos cilindros feitos a partir de um plástico especial da Bayer. São “turbinas” enormes, com 50 metros de comprimento, esses cilindros ficam presos ao fundo do mar por cabos de aço, e com o movimento das correntes marítimas geram a força motriz para a produção constante de energia elétrica, a ser transportada aos continentes por cabos também submersos.
Nas maçanetas de portas, telefones públicos, hospitais e outros locais onde muita gente diferente põe a mão, estes poderão ser recobertos por uma película que impede a sobrevivência de bactérias e vírus, reduzindo as contaminações de doenças derivadas do convívio humano.
Gostei do novo slogan da Bayer, “Ciência para uma Vida Melhor”, me agradam as coisas novas e arrojadas, em especial as tecnologias, mas devo confessar que ainda tenho certa preferência pelo tradicional, interativo e simpático (sem nenhuma empáfia) slogan “Se é Bayer é bom”.

2 comentários:

  1. Caro Richard,
    Adorei receber este em especial, muito bom saber das novidades futuras disponíveis para tão próximo. Simplesmente maravilhosa essa tal tecnologia com jus ao slogan da Bayer. Vou compartilhar. Saudades do nosso cafézinho na DBO. grande abraço, Marlí Coimbra.

    ResponderExcluir
  2. Caro Richard, seu Blog tornou-se para mim uma leitura obrigatória por diletantismo e também por dever de ofício. Tenho gostado.
    Titomatos809@gmail.com

    ResponderExcluir

Obrigado por participar, aguarde publicação de seu comentário.
Não publico ofensas pessoais e termos pejorativos. Não publico comentários de anônimos.
Registre seu nome na mensagem. Depois de digitar seu comentário clique na flechinha da janela "Comentar como", no "Selecionar perfil' e escolha "nome/URL"; na janela que vai abrir digite seu nome.
Se vc possui blog digite o endereço (link) completo na linha do URL, caso contrário deixe em branco.
Depois, clique em "publicar".
Se tiver gmail escolha "Google", pois o Google vai pedir a sua senha e autenticar o envio.