sábado, 8 de maio de 2010

Novas contestações ao aquecimento

Richard Jakubaszko
Cada vez mais frequentes as contestações ao porco-boi do "aquecimento". Assistam abaixo os vídeos (6 partes) do programa Canal Livre (TV Bandeirantes) exibido no dia 11.01.2010, com entrevista do climatologista Luiz Carlos Molion, professor da Universidade Federal de Alagoas.
 
Na entrevista os jornalistas do programa tentaram colocar o Prof. Molion numa "saia justa" ao confrontar suas opiniões com as opiniões de outros cientistas, em especial os "anônimos" cientistas do IPCC. Acho que o Prof. Molion saiu-se bem das cascas de banana atiradas em seu caminho durante o interrogatório. Nota-se a falta de traquejo do cientista em "falar para a TV", mas a tranquilidade e as certezas de suas opiniões são sólidas, coincidem com algumas opiniões e dados que coloquei aqui no blog, em Outubro de 2009, no artigo  "CO2: a unanimidade da mídia é burra", escrito em parceria com o engenheiro agrônomo Odo Primavesi (pesquisador aposentado da Embrapa e membro signatário do IPCC), artigo que foi também publicado em inúmeros outros sites da Internet, como Observatório da Imprensa, Peabirus, Agrolink etc. No blog o artigo pode ser lido através do link a seguir: http://richardjakubaszko.blogspot.com/2009/10/co2-unanimidade-da-midia-e-burra.html

Troquei e-mails com o professor Molion, em janeiro último, e ele me forneceu um número interessante, que ele não cita na entrevista ao Canal Livre: as emissões anuais de CO2 equivalente do planeta montam em 200 bilhões de toneladas, sendo que apenas 3% disso, ou seja, 6 bilhões de toneladas, são causadas pelo homem através da queima de combustíveis fósseis (automóveis, fábricas, churrascos etc.), ou de atividades fins como arrozais irrigados, queimadas, flatulência dos bovinos, lixões urbanos etc., enquanto que as emissões provenientes da natureza (florestas, mar, vulcões, degradação de matéria orgânica etc.) são responsáveis pelos 97%. 


Entenda-se que o valor exato do total das emissões anuais de todas as fontes é impossível de calcular, são meras projeções estatísticas, e existe um viés, para mais ou para menos, de 40 bilhões de toneladas.

Portanto, acomodem-se na poltrona e vejam os vídeos.

Os 5 demais vídeos, de um total de 6, o leitor do blog pode pesquisar no link http://videos.band.com.br/v_46321_os_fatos_e_mitos_da_mudanca_climatica__parte_2.htm  pesquisando por "molion aquecimento canal livre"


Parte 1