sábado, 1 de outubro de 2011

Inesquecíveis canções XIV: Concerto de Aranjuez

Richard Jakubaszko
Composição, pode-se dizer, contemporânea, o Concerto de Aranjuez, de Joaquin Rodrigo (1901-1999), para violão e orquestra, possui gravações com interpretações extraordinárias, tanto em voz como instrumental.
Neste post destaco algumas dessas interpretações do adagio (o segundo, de três movimentos) do Concerto de Aranjuez, sendo duas versões por violão, e duas por vozes excepcionais. 
Rodrigo ficou cego aos três anos de idade, após contrair difteria. Ele classificou o 2º movimento como sendo um diálogo entre o violão e alguns intrumentos solistas, em homenagem aos jardins do Palácio Real de Aranjuez, pequena cidade próxima a Madri.

Paco De Lucia (em violão de 6 cordas)
De Lucia é genial, considerado o maior violonista do Século XX.

Narciso Yepes
O tema é desenvolvido pelo corne inglês (instrumento de palheta dupla, intermediário entre o oboé e o fagote) e o violão de 10 cordas; neste, a excepcional e impressionante execução do violonista espanhol Narciso Yepes (1927-1997).


Andrea Bocelli
Nesta versão, em show de Bocelli, o tema é desenvolvido por violino, acompanhado de orquestra de cordas.
Paloma San Basílio
Nesta outra versão (feita para a TV) o violão tem o destaque da apresentação, instrumento para o qual o concerto foi composto originalmente.
_

2 comentários:

  1. SILVIA SUZUKI NISHIKAWA, SÃO GOTARDO12 de outubro de 2011 às 19:05

    OLA RICHARD, MAIS UMA VEZ PARABENS POR ESSA POSTAGEM MARAVILHOSA DESSE CONCERTO, QUANDO JOAQUIN RODRIGO DIZ QUE SUA MUSICA "REPOUSA SONHADORA" SOB A FOLHAGEM DO PARQUE DE ARANJUEZ. UMA MUSICA DE AMOR, QUE FALA DE AMOR, PARA UM GRANDE AMOR, QUE FOI SUA MULHER, ALGUEM PARA REVIVER OS BONS DIAS, A PAZ DE ESPIRITO E A ACEITAÇAO DA PERDA DO FILHO. BELÍSSIMO, OBRIGADA. SILVIA SUZUKI NISHIKAWA, DE SÃO GOTARDO

    ResponderExcluir
  2. Belíssimo! Alegra o coração! Ouvi dizer, por esses dias, que a música é a fotossíntese da alma. Deve ser, mesmo.
    Clara

    ResponderExcluir

Obrigado por participar, aguarde publicação de seu comentário.
Não publico ofensas pessoais e termos pejorativos. Não publico comentários de anônimos.
Registre seu nome na mensagem. Depois de digitar seu comentário clique na flechinha da janela "Comentar como", no "Selecionar perfil' e escolha "nome/URL"; na janela que vai abrir digite seu nome.
Se vc possui blog digite o endereço (link) completo na linha do URL, caso contrário deixe em branco.
Depois, clique em "publicar".
Se tiver gmail escolha "Google", pois o Google vai pedir a sua senha e autenticar o envio.