terça-feira, 25 de outubro de 2011

A Pietà, de Miguel Ângelo

Richard Jakubaszko
Fiquei embevecido, talvez meio abobado, frente a frente com esta obra prima, na Catedral de São Pedro, em Roma, anos atrás. Uma peça lindíssima, em mármore, com cerca de 1,60 m de altura, colocada à direita logo de quem entra na imensa nave da catedral, junto a uma de suas imensas portas. Como existem muitas outras estátuas e peças de arte nesse gigantesco templo católico, a grande maioria das pessoas, invariavelmente turistas, passa batido pela perfeição ali colocada humildemente...

Robert Hupka, um fotógrafo, obteve autorização para fotografar a Pietà, durante toda uma noite...
Fez centenas de fotografias de todos os ângulos, de todas as maneiras possíveis, subiu em andaimes...
A exposição das fotos teve lugar na Capela do Bispo, em ambiente íntimo, na semi penumbra, com música de cânticos gregorianos em fundo. Num silêncio quase absoluto. As fotografias, todas em preto e branco, o envolvimento numa semi obscuridade, convidavam a uma oração profunda...

Conta-se que quando perguntaram a Robert Hupka sobre a contemplação da Pietà, ele respondeu: “Encontrei-me, pela primeira vez na minha vida, com a verdadeira grandeza”.

Miguel Ângelo (então com apenas 23 anos de idade) ficou tão apaixonado por esta sua primeira grande obra de escultura, que deixou gravado seu próprio nome na faixa que atravessa o seio da Virgem Maria, o que não acontece em nenhuma outra obra sua.
Alguém definiu essa maravilhosa obra como “A pedra que é uma ternura”.

Ao perguntarem a Miguel Ângelo porque é que havia esculpido o rosto da Mãe de Jesus tão jovem como o do Filho respondeu: “As pessoas apaixonadas por Deus nunca envelhecem!”




E você, gostou?

Um comentário:

  1. Lindíssimas e comoventes as fotos! Imagino a obra como deve ser, a dita perfeição. Um dia vou até lá, para ver as obras de meus antepassados, pois sou bisneta de italianos.
    Parabéns por mais este maravilhoso post!
    Ana

    ResponderExcluir

Obrigado por participar, aguarde publicação de seu comentário.
Não publico ofensas pessoais e termos pejorativos. Não publico comentários de anônimos.
Registre seu nome / cidade na mensagem. Depois de digitar seu comentário clique na flechinha da janela "Comentar como", no "Selecionar perfil' e escolha "nome/URL"; na janela que vai abrir digite seu nome.
Se vc possui blog digite o endereço (link) completo na linha do URL, caso contrário deixe em branco.
Depois, clique em "publicar".
Se tiver gmail escolha "Google", pois o sistema Google vai pedir a sua senha e autenticar o envio.