sexta-feira, 8 de março de 2013

A rejeição dos cardeais a Bento XVI, em vídeo

Richard Jakubaszko
Recebi de um amigo, religioso, mas que prefere manter-se no anonimato, o vídeo abaixo que está hospedado no Youtube e mostra o Papa Bento XVI, em 2011, numa solenidade que ocorreu em Berlim, Alemanha.
Depois de cumprimentar um grupo de civis, Bento XVI vai ao encontro dos Cardeais e, surpreendentemente, fica com a mão estendida entre vários deles, que não o cumprimentam.

Concluí:
1 - Não dá para imaginar que esse vídeo seja uma montagem.
2 - Se os cardeais estavam perfilados formalmente para o cumprimento, por que não cumprimentaram o Papa?
3 - Inexplicável...
4 - Rejeição?

Se alguém souber de algo, ou tiver uma avaliação diferente, sinta-se à vontade para comentar.


.

5 comentários:

  1. Para a leitora anônima, por favor identifique-se com nome, no texto da mensagem, não publico postagens de anônimos.
    Sua dúvida, sobre o que viu neste vídeo na TV: me parece que o vídeo acima nos induz a um engano. No vídeo completo, de 3 minutos, disponível no Youtube, primeiro o político alemão apresenta o Papa aos políticos, empresários e diplomatas alemães. Depois, perfilados, os Cardeais são cumprimentados pelo político, mas estão sendo apresentados pelo Papa ao político. Me parece que não caberia aos Cardeais cumprimentar o Papa.
    É o que eu acho, mas também posso estar enganado, por isso publiquei o post...

    ResponderExcluir
  2. Sim, eu conheço esses cardeais e bispos. São os que viajavam com o papa e por isso ele os vê todos os dias nas cerimônias. Mas, como eles agrupam com os que moram na Alemanha, só cumprimentou os que ele não conhecia, e até porque agora foi descoberto que o papa emérito Bento XVI não enxerga direito.

    ResponderExcluir
  3. Estranho que o Papa fica o tempo todo com a mäo estendida para os Bispos, esperando um aperto de mäo,demonstrando que não estão em unidade com a Igreja.Mesmo que estivessem na comitiva papal,o fato de ter a mão estendida na sua direção já indica o que deve ser feito até pq em protocolos,se a autoridade não estender a mão nada se faz mas se estender, não interessa quem é, deve-se aperta-la em sinal de educação e respeito.

    ResponderExcluir
  4. Onde já se viu uma autoridade(o Papa) vir com a mão estendida e um cardeal deixa-la sem um cumprimento mesmo que tenha estado com ele por muito tempo? Mesmo que ele não tenha enxergado quem era! O protocolo é bem claro, a iniciativa do cumprimento é da autoridade se ele estender a mão aperte-a!A tese levantada pode até ser verídica mas todos deveriam apertar a mão do Papa já que partiu dele a ação.O que custaria?

    ResponderExcluir
  5. Estranho que o Papa fica o tempo todo com a mäo estendida para os Bispos, esperando um aperto de mäo,demonstrando que não estão em unidade com a Igreja.Mesmo que estivessem na comitiva papal,o fato de ter a mão estendida na sua direção já indica o que deve ser feito até pq em protocolos,se a autoridade não estender a mão nada se faz mas se estender, não interessa quem é, deve-se aperta-la em sinal de educação e respeito.

    ResponderExcluir

Obrigado por participar, aguarde publicação de seu comentário.
Não publico ofensas pessoais e termos pejorativos. Não publico comentários de anônimos.
Registre seu nome na mensagem. Depois de digitar seu comentário clique na flechinha da janela "Comentar como", no "Selecionar perfil' e escolha "nome/URL"; na janela que vai abrir digite seu nome.
Se vc possui blog digite o endereço (link) completo na linha do URL, caso contrário deixe em branco.
Depois, clique em "publicar".
Se tiver gmail escolha "Google", pois o Google vai pedir a sua senha e autenticar o envio.