quarta-feira, 13 de março de 2013

Congestionamentos na safra


Fernando Penteado Cardoso
Nestes tempos em que muito esforço vem sendo dispendido para melhorar a imagem do agro perante a população urbana, submeto aos amigos formadores de opinião algumas observações que me parecem oportunas:


A mídia tem dado farto espaço para os congestionamentos nos portos e nas rodovias, bem como elevação dos fretes e pagamentos de demurrage, quase sempre ligando o nome dos produtores à situação (OESP, 8/3/13), sem que tenhamos lido explicações ou contestações. Os produtores nada ou muito pouco têm a ver com as dificuldades noticiadas. Os produtores já venderam seu produto, muitas vezes no momento de plantar.

Os exportadores, sim, são os responsáveis após terem adquirido quase toda a produção. Ao que se pode supor toda ou grande parte da dificuldade resulta do açodamento de querer exportar uma safra inteira de soja em poucos dias. Pode ser que os chineses, face aos baixos estoques, estejam oferecendo um bônus para quem entregar em Março/Abril. São confidências comerciais jamais reveladas.


Os produtores nada têm a ver com essa confusão toda. Os grandes traders, sim, não foram capazes de disciplinar o escoamento por motivos que só eles sabem. Em nenhum país do mundo uma safra inteira pode ser exportada em poucos dias.


* o autor é engenheiro agrônomo, formado na turma de 1936 da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP). Entre múltiplas atividades no setor agropecuário, foi fundador e presidente da Manah S.A. e fundador e ex-presidente da Fundação Agrisus, única entidade a trabalhar exclusivamente com recursos próprios no apoio a projetos educacionais e de pesquisa voltados à melhoria e conservação do solo. Mais informações em www.agrisus.org.br

COMENTÁRIOS DO BLOGUEIRO:
Certa vez, há muito tempo atrás, li um grafite, escrito em um muro, a quase obscena, mas definitiva frase: "Não tenho culpa de sempre ter razão". Esta verdade é aplicável ao texto acima do Dr. Fernando Penteado Cardoso.
.

3 comentários:

  1. Luiz Fernando Ferraz Siqueira, Dourados13 de março de 2013 às 14:13

    Caro Richard, um grande abraço.
    Matéria excelente, dita pelo MESTRE.
    Luiz Fernando Ferraz Siqueira
    Diretor Agrícola
    Usina São Fernando

    ResponderExcluir
  2. “Calma aí gente, o exportador tem que exportar, o produtor produzir e o governo investir na infraestrutura e energia. Vejam os apagões, cada vez mais frequentes e as estradas cada vez mais lotadas. É o famoso custo Brasil. Carga tributária das mais altas do mundo e infraestrutura cada vez mais sobrecarregada e deficiente.”
    Carlos Viacava

    COMENTÁRIO DO BLOGUEIRO: Agora o Viacava ideologizou o debate... Menas, mestre, menas...

    ResponderExcluir
  3. Cristiano Walter Simon13 de março de 2013 às 20:41

    Caro Richard,
    Excelente, porrada de mestre nos traders! O homem é muito bom, e completa 99 anos em 19/09 deste ano! Sim 99, mesmo!!! Com tantos noves não dá para esquecer...
    Só não consegui abrir o vídeo do Einstein. Frustração. Vc pode mandar de novo?
    Abraço,
    Cristiano

    RESPOSTA DO BLOGUEIRO:
    Concordo, 99 em breve, no mesmo dia do aniversário da minha neta. Já falei aqui no blog que a gente ainda vai comemorar o sesquicentenário dele, pois ele está praticando o Jin Ji Du Li.
    Sobre o vídeo do Einstein, também fiquei frustrado, o "dono" retirou o vídeo do Youtube. Era Einstein mesmo que dizia, numa entrevista, sobre a contestação dos 100 cientistas alemães à sua Teoria da Relatividade: "mas para que 100, bastava apenas 1"...

    ResponderExcluir

Obrigado por participar, aguarde publicação de seu comentário.
Não publico ofensas pessoais e termos pejorativos. Não publico comentários de anônimos.
Registre seu nome na mensagem. Depois de digitar seu comentário clique na flechinha da janela "Comentar como", no "Selecionar perfil' e escolha "nome/URL"; na janela que vai abrir digite seu nome.
Se vc possui blog digite o endereço (link) completo na linha do URL, caso contrário deixe em branco.
Depois, clique em "publicar".
Se tiver gmail escolha "Google", pois o Google vai pedir a sua senha e autenticar o envio.