sexta-feira, 22 de agosto de 2014

O poder da arte (BBC) - Picasso

Richard Jakubaszko
O poder da arte é também político, altamente crítico, e não possui apenas o objetivo de emocionar ou de nos entreter. Essa poderia ser a sinopse do brilhante documentário da BBC, abaixo em vídeo, em que se registram trechos da vida tempestuosa e da marcante obra de Picasso, especialmente Guernica.

Aqui no blog eu já havia registrado comentários sobre Guernica, e que podem ser lidos no link: http://richardjakubaszko.blogspot.com.br/2010/02/guernica-de-picasso.html 

Tenho a lamentar, de forma enfática, a hipocrisia repetitiva de verificar que a humanidade contemporânea aderiu em definitivo ao deus dinheiro. No Youtube, conforme o leitor poderá constatar no post sobre Guernica, de fevereiro 2010, no vídeo que publiquei por lá, exibe-se um olhar criativo e analítico em 3 D da obra, detalhando os significados de cada figura da tela; entretanto, o vídeo foi retirado do Youtube sob a manjada e esfarrapada desculpa do "direitos autorais".

Também lamentavelmente, aqui no blog, há inúmeros outros exemplos nesse sentido, de vídeos que descobri no Youtube, depois postei no blog, e em seguida foram retirados. Exemplos disso são alguns vídeos da RAI - Rádio e Televisão Italiana, sobre o programa "Ti Lascio una canzone", e que também foram proibidos no Youtube com essa desculpa. Se eu fosse dado a neuroses persecutórias diria que o mundo está contra mim... 
.

3 comentários:

  1. Richard, genial... essa: do Picasso... continue...
    abs
    Tejon...

    ResponderExcluir
  2. José Otávio M. Menten23 de agosto de 2014 às 19:02

    Muito bom...
    Obrigado.
    José Otávio M. Menten
    Coordenador do Curso de Engª Agronômica
    Dep. de Fitopatologia e Nematologia
    LFN - ESALQ/USP

    ResponderExcluir
  3. Prezado Richard,
    Obrigado, um belo documentário!
    Scot

    ResponderExcluir

Obrigado por participar, aguarde publicação de seu comentário.
Não publico ofensas pessoais e termos pejorativos. Não publico comentários de anônimos.
Registre seu nome na mensagem. Depois de digitar seu comentário clique na flechinha da janela "Comentar como", no "Selecionar perfil' e escolha "nome/URL"; na janela que vai abrir digite seu nome.
Se vc possui blog digite o endereço (link) completo na linha do URL, caso contrário deixe em branco.
Depois, clique em "publicar".
Se tiver gmail escolha "Google", pois o Google vai pedir a sua senha e autenticar o envio.