quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Chega a Era Quântica – Tecnologia Quântica 2.0

D K Matai *
O futuro só é místico porque o desconhecemos.
Estamos iniciando uma nova era nas aplicações da Física Quântica, que será dominada por “efeitos sutis”. Da computação à criptografia e de novos tratamentos medicinais à energia, muitas inovações e invenções bastante significativas da nossa época são manifestações do “nível quântico”. Será que isso anuncia o começo de uma nova Era Quântica? Possivelmente – agora, quando bilhões e bilhões de dólares estão sendo investidos em Tecnologias Quânticas 2.0 (QT2), pelos governos e empresas do G-20, que têm gerado muitos anúncios importantes nos últimos meses. Além disso, muitos investimentos nessa área têm sido feitos em projetos públicos e secretos, em setores dos quais dependem a soberania e a segurança nacional e as vantagens na competitividade industrial.

A mudança de paradigma e os muitos “efeitos sutis” baseados nas Tecnologias Quânticas 2.0 podem prover soluções significativas para os atuais desafios globais, em muitas áreas críticas do esforço humano, e podem também apresentar excelentes oportunidades para investidores, inovadores e investidores pró-ativos, corajosos e tecnologicamente mais experientes.

O entrelaçamento quântico e a coerência quântica
O entrelaçamento quântico ocorre quando duas entidades ou sistemas parecem ser separados, mas, por meio da coerência quântica, trabalham como um sistema, com os seus estados físicos podendo ser transferidos de uma entidade à outra. O entrelaçamento quântico está no cerne da compreensão da maneira como eventos separados por distâncias significativas operam nos níveis micro e macro, de forma correlata, a despeito da considerável distância entre eles.

Ação à distância
Na Mecânica Quântica, a não-localidade se refere à “ação à distância”, que surgem a partir de correlações de medição dos estados quânticos entrelaçados. A linha divisória entre o mundo micro dos processos quânticos e o mundo macro da Física clássica está desaparecendo. Cada vez mais, surgem evidências da relevância das propriedades quânticas e dos processos que incluem o entrelaçamento quântico, na natureza. Pesquisas recentes demonstram que o entrelaçamento e a coerência quântica podem prover uma explicação viável para uma série de mistérios naturais: como funciona a fotossíntese das plantas, como os pássaros mantêm a sua orientação durante as migrações, e muitas outras.

Comunicação instantânea
Foi preciso um longo tempo para se provar que o entrelaçamento quântico, efetivamente, existe. Isto não ocorreu até a década de 1980, quando o fenômeno foi demonstrado claramente. Em 1982, uma equipe de pesquisadores na Universidade de Paris, liderada pelo físico Alain Aspect, realizou um dos mais importantes experimentos do século XX. Ele e seus pesquisadores descobriram que, sob certas circunstâncias, partículas subatômicas, como os fótons, têm a capacidade de se comportar de forma correlata entre si, independentemente da distância que as separe.
A necessidade de pesquisas que produzam inovações e invenções quânticas

A estrada para a inovação segue ambos os caminhos: as tecnologias são inventadas, precisando, então, do suporte dos fundamentos teóricos, enquanto as teorias emergentes da Ciência também podem impulsionar o desenvolvimento tecnológico. O inventor presciente, inovador e investidor precisa ser pró-ativo para sensibilizar em todas as frentes. Quais são os desafios principais? Criar laços com diversos centros de excelência em QT2 ao redor do mundo; trabalhar de forma coordenada com os tomadores de decisões das indústrias globais; definir interesses interligados, para promover uma rápida transferência de tecnologias QT2, por meio da incubação, catálise e aceleração; e a rápida criação de novas empresas start-up, em associação com investidores inteligentes.

Comunicações de alta segurança
Os mesmos princípios do entrelaçamento, ressonância e coerência quântica aplicam-se a outros campos, como o das telecomunicações, computação e energia. Imaginem a disponibilidade de dispositivos de comunicação que não precisem de cabos ou, mesmo, de uma infraestrutura convencional de rede sem fios (wireless). Há muitas aplicações reais e fantásticas do entrelaçamento quântico no campo da segurança. Entre elas, é possível o desenvolvimento de criptografias invioláveis. Se enviarmos cada metade de um conjunto de pares entrelaçados a qualquer extremo de um vínculo de comunicação, as propriedades geradas de forma aleatória mas interligada podem ser usadas como uma forma de se encriptar a informação. Se alguém interceptar a informação, irá desfazer o entrelaçamento e a comunicação será interrompida antes que o invasor tenha acesso a qualquer dado.

Ponto Ômega
O filósofo francês Teilhard de Chardin enfatizou o modo como a geografia e a distância são eliminados, quando as mentes humanas se unem para resolver problemas ou para enfrentar inimigos comuns, eventualmente atingindo o “Ponto Ômega”. Chardin afirmou, em certa ocasião: “A era das nações já passou. A tarefa diante de nós agora, se não perecermos, é construir a Terra.”

Manifesto Infinito
O filósofo romano Cícero observou, há mais de dois mil anos: “Tudo está vivo, todas as coisas estão interconectadas! – Omnia vivunt, omnia inter se conexa!“. Estamos começando a ver todo o Universo como uma rede interconectada de energia e informação, um todo orgânico, uma evolução em rápido avanço. O “ponto” da Singularidade é atingido quando todas as tendências de inovações científicas e tecnológicas aparentarem sair de controle no nível humano: por exemplo, eles se movem para além do “evento horizonte”, e não podemos mais continuar seguindo qualquer linha lógica prévia, ou compreender os seus efeitos combinados. Esta mudança tecnológica é instantânea e onipresente, podendo ser definida como a Era Quântica. Na medida em que inauguremos Laboratórios de Inovação Quântica (QIL, na sigla original), estaremos em vias de ingressar na vanguarda das inovações tecnológicas quânticas, para nos levar rumo àquela Singularidade. A visão dos QIL é a de desencadear uma revolução sem precedentes na comercialização das tecnologias quânticas, reunindo centros de excelência internacional, financeiros e industriais, em uma associação transnacional para ajudar a estabelecer uma nova indústria tremendamente próspera, voltada ao desenvolvimento e produção de novas aplicações de QT2, em áreas como:

- relógios quânticos;
- sensores quânticos;
- componentes de precisão quânticos;
- criptografias quânticas;
- telecomunicações quânticas;
- computação quântica;
- novos tratamentos clínicos quânticos; e
- soluções energéticas quânticas.

Bem-vindos ao alvorecer da Era Quântica!


* Fundador e presidente da empresa Quantum Innovation Labs (QIL). Artigo publicado no sítio de análises econômico-financeiras MarketOracle.com, em 7 de outubro de 2014.

COMENTÁRIOS DO BLOGUEIRO:
O leitor entendeu o que o espera no futuro? Não conheço física quântica, e me parece realista, além de honesto, dizer que pouquíssima gente conhece. O artigo acima surpreende, chega a encantar, enquanto está no campo das suposições filosóficas, e desnorteia quando cita exemplos não apenas dos entendimentos sobre mistérios não desvendados que a física quântica traria para a humanidade, assim como eletriza quando prevê alguns usos e aplicações práticas dessa ciência desconhecida.
Enfim, é um artigo intrigante. Ou alguém entendeu alguma outra coisa? Quer um exemplo? É o "entrelaçado", que o autor tanto fala. Lamentavelmente ele não explica que "trem" é esse. Fiquei com a impressão de que pode ser a inter-relação com outras ciências, ou com o próprio ser humano, mas de repente não é só isso, vai saber...

NOTA DO BLOGUEIRO: recebi hoje (30/outubro, 23h00) e-mail do Odo Primavesi, lá de São Paulo, SP, sobre o post acima, e que, na impossibilidades de postar como comentário, publico abaixo:

Oi, Richard!
Ja existe a medicina quântica (tipo de homeopatia, que usa vibrações energéticas de substâncias). Mas entra numa área em que ocorrem outros tipos de energia e fenômenos. Na própria nanotecnologia verifica-se que as substâncias (ions metalicos) têm comportamento diferente da do mundo natural. Não é coisa para entender facilmente.
[]s
Odo

veja
 
 
image
 
 
 
 
 
Entrelaçamento quântico – Wikipédia, a enciclopédia livr...
· Incerteza Exclusão · Dualidade Decoerência · Teorema de Ehrenfest · Tunelamento

Visualizado por Yahoo

 
 
 
image
 
 
 
 
 
Quantum entanglement - Wikipedia, the free encyclopedia
Quantum entanglement is a physical phenomenon that occurs when pairs or groups of particles are generated or interact in ways such that the quantum state of each p...

Visualizado por Yahoo

 

 
 
image
 
 
 
 
 

4 comentários:

  1. Caro amigo Richard,
    Muito obrigado. Sou fã desse tema.
    Abs,
    RONALDO TRECENTI
    Engenheiro Agrônomo
    CAMPO - Consultoria e Agronegócios
    Brasília-DF
    "Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina" - Cora Coralina
    "A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo" - Nelson Mandela

    ResponderExcluir
  2. Richard veja tambem o trabalho desta jovem mineira na Austria, com aplicacoes em saude e varias outras areas...
    Gerson
    ===
    http://www.istoe.com.br/reportagens/381125_UM+GATO+UMA+BRASILEIRA+E+UM+FEITO+INEDITO+NA+FISICA
    Um gato, uma brasileira e um feito inédito na física
    Como uma mineira de 32 anos conseguiu colocar em prática uma das mais complexas teorias da física moderna e conquistar a comunidade científica internacional
    ===
    http://www.nature.com/nature/journal/v512/n7515/full/nature13586.html
    Quantum imaging with undetected photons
    ===
    http://spectrum.ieee.org/tech-talk/semiconductors/devices/quantum-entanglement-camera
    Quantum Entanglement Camera Images Object With Photons That Never Come Near It
    ===

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gerson, foi por isso que falei que o "entrelaçado" é complicado, me parece que só físicos e mineiros conseguem entender...
      Melhor dizendo, o gato não devia estar lá, mas estava... Não é assunto pra gente normal, sô!
      abs

      Excluir
  3. Luiz Fernando Ferraz Siqueira31 de outubro de 2014 às 09:25

    Caro Amigo bom dia.
    Vamos ver o que vem por aí, sem dúvida um mundo desconhecidíssimo.
    Forte abraço.
    Luiz Fernando Ferraz Siqueira
    Diretor Agrícola
    Usina São Fernando, Dourados -MS

    ResponderExcluir

Obrigado por participar, aguarde publicação de seu comentário.
Não publico ofensas pessoais e termos pejorativos. Não publico comentários de anônimos.
Registre seu nome na mensagem. Depois de digitar seu comentário clique na flechinha da janela "Comentar como", no "Selecionar perfil' e escolha "nome/URL"; na janela que vai abrir digite seu nome.
Se vc possui blog digite o endereço (link) completo na linha do URL, caso contrário deixe em branco.
Depois, clique em "publicar".
Se tiver gmail escolha "Google", pois o Google vai pedir a sua senha e autenticar o envio.