segunda-feira, 18 de setembro de 2017

Los Angeles terá ruas pintadas de branco para conter aquecimento global

Richard Jakubaszko 
Os americanos descobriram – só agora – aquilo que os gregos já fazem há milênios com suas casas pintadas de branco: usar o branco para amenizar o calor no ambiente local. A matéria publicada no Yahoo, entretanto, de forma simplista, vai mais longe, acredita que a atitude vai “conter o aquecimento global”, como está no título. Ou seja, matérias sobre o assunto, para elogiar ou criticar questões ambientais, estão sempre desfocadas da realidade. É o que tenho chamado de “jornalismo engajado”, mas que o leitor também pode chamar de desiderato, ou de “sustentabilidade”, ai!, ui!, não! que palavra horrorosa, é melhor “imbecilidade midiática sustentável”, porque agora até os vendedores de tintas vão faturar um troco em cima da neurose aquecimentista.

Não há quem não tire uma casquinha no assunto, até o Papa Francisco mete sua colher nesse angu. Enquanto isso, o fabricante de tintas mandou ver um press release, e elogia o prefeito de LA, que encontrou uma forma diferenciada de gastar a grana dos impostos arrecadados dos munícipes. Ainda bem que o Trump cortou boa parte das verbas destinadas a esses chupins ambientalistas... Em meu livro "CO2 aquecimento e mudanças climáticas: estão nos enganando?" denuncio outras imbecilidades do gênero.
 

Vejam o que o Yahoo publicou:
Uma pequena mudança nas ruas de Los Angeles pode ajudar a reduzir a temperatura na região, nos próximos 20 anos, em 16 graus. O prefeito Eric Garcett decidiu pintar as ruas da cidade de branco para deixar as ruas mais geladas e reduzir, assim, a sensação de calor.

Quanto mais populosa é uma cidade, maior a chance de calor. Isso acontece porque as cidades sofrem com a chamada “ilha de calor urbana”, um fenômeno potencializado pela falta de árvores grandes que oferecem sombra, além da presença de pavimentação na cor preta na maior parte dos espaços. A cor absorve o calor, deixando o espaço mais quente e aumentando a sensação de “abafamento”. O branco, pelo contrário, reflete a luz do sol.

A tinta escolhida para colorir as ruas de Los Angeles é chamada de CoolSeal. Segundo os criadores, o material foi desenvolvido pata o uso em bases aéreas militares, com o objetivo de manter os aviões mais frios enquanto eles estavam na pista. A medida evitava que as aeronaves fossem detectadas no satélite por câmeras infravermelhas, que localizam objetos de acordo com seu calor. A pintura é capaz de manter as ruas até 10 graus mais geladas.

Na cidade, o uso da CoolSeal vai ajudar na economia de energia elétrica e dinheiro, consequentemente, já que deve reduzir o uso de aparelhos de ar condicionado ao longo do dia. Outra vantagem é a melhora na qualidade do ar. Tradicionalmente, o calor intensifica a poluição, piorando o estado de quem possui doenças respiratórias. A novidade foi revelada pela PopScience
.

Publicado originalmente no Yahoo: https://br.yahoo.com/financas/noticias/los-angeles-tera-ruas-pintadas-de-branco-para-conter-aquecimento-global-195313993.html
, 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por participar, aguarde publicação de seu comentário.
Não publico ofensas pessoais e termos pejorativos. Não publico comentários de anônimos.
Registre seu nome na mensagem. Depois de digitar seu comentário clique na flechinha da janela "Comentar como", no "Selecionar perfil' e escolha "nome/URL"; na janela que vai abrir digite seu nome.
Se vc possui blog digite o endereço (link) completo na linha do URL, caso contrário deixe em branco.
Depois, clique em "publicar".
Se tiver gmail escolha "Google", pois o sistema Google vai pedir a sua senha e autenticar o envio.