A conclusão é consequência de uma atualização sobre o conceito de formulação e contabilização do PIB (produto interno bruto) que até agora levava em consideração apenas o dólar americano. Nesse conceito os Estados Unidos ainda é a principal economia (2016).
Com a paridade, decorrência da perda do valor de compra do dólar, o cálculo do ativo de países com câmbios diferenciados necessitam de um ajuste, e é esta atualização que passa a ser a referência para o Banco Mundial, adotada também pela Bloomberg.
O conceito considera que os patamares cambiais diferentes determinam que a maioria dos produtos possua valores distintos, a depender do país que produz/vende. A visão conceitual é mais precisa e atual do que o cálculo de um PIB que utiliza apenas o dólar como medida unilateral para diferentes níveis de preços. O conceito, chamado de “Paridade do Poder Aquisitivo” (PPA), determina um ajuste na contabilização da paridade cambial, e altera a posição dos rankings mundial. Mas não altera os valores cambiais das moedas no mercado financeiro.
O Banco Mundial vai usar essa comparação de preços com valores paritários à realidade do câmbio. Daí que a China ultrapassou os EUA em termos de tamanho de PIB.
Abaixo os rankings de 2016, com e sem a paridade:
PIB sem paridade PIB com paridade
EUA US$ 18,6 trilhões China US$ 21,4 trilhões
China
US$ 11,2 trilhões EUA US$
18,6 trilhões
Japão US$ 4,9
trilhões Índia US$ 8,7 trilhões
Alemanha
US$ 3,5 trilhões Japão US$ 5,3 trilhões
Reino Unido US$
2,6 trilhões Alemanha US$ 4,0
trilhões
Fonte: Banco Mundial /
Bloomberg
. .
. .
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por participar, aguarde publicação de seu comentário.
Não publico ofensas pessoais e termos pejorativos. Não publico comentários de anônimos.
Registre seu nome na mensagem. Depois de digitar seu comentário clique na flechinha da janela "Comentar como", no "Selecionar perfil' e escolha "nome/URL"; na janela que vai abrir digite seu nome.
Se vc possui blog digite o endereço (link) completo na linha do URL, caso contrário deixe em branco.
Depois, clique em "publicar".
Se tiver gmail escolha "Google", pois o Google vai pedir a sua senha e autenticar o envio.