segunda-feira, 13 de novembro de 2017

Síntese de quarks: foi descoberta nova e potente fonte de energia

Richard Jakubaszko
Recebo por e-mail, lá de Portugal, a notícia enviada por Luís Amorim, de que uma nova fonte de energia foi descoberta.
Síntese de quarks: foi descoberta nova e potente fonte de energia


Um grupo de cientistas de Tel Aviv e Chicago descobriu e demonstrou experimentalmente a existência de uma possível fonte de energia mais potente do que todas as conhecidas até hoje. Além disso, a tecnologia exclui o aparecimento de perigosas reações em cadeia.

De acordo com o artigo dos cientistas Marek Karliner e Jonathan L. Rosner, publicado na revista Nature, a nova fonte de energia é originada pela fusão de partículas subatômicas conhecidas como "quarks".

Em geral, essas partículas são formadas na sequência da colisão de átomos que se movem a velocidades muito altas. Por exemplo, foi desta maneira que os físicos os obtiveram dentro do Grande Colisor de Hadrões. Entretanto, o processo não termina aí: os quarks dissociados tendem a colidir entre si e a interagir com outras partículas, os bariões.

 
Agora o mundo sabe – existe uma reação 10 vezes mais poderosa que fusão termonuclear.

Os cientistas estudaram a fusão entre os quarks e os bariões e descobriram que ela poderia produzir ainda mais energia do que a fusão dos átomos de hidrogênio, anteriormente considerada como uma fonte praticamente "ilimitada" de energia.

Ao substituir os quarks convencionais por outros mais "pesados", os físicos conseguiram obter aproximadamente 138 MeV de energia pura, um resultado oito vezes maior do que o rendimento útil da síntese de hidrogênio, afirmou Vasily Makarov em seu artigo para o portal russo Popmech.

Segundo o autor, no início os cientistas não se atreviam a publicar os resultados do seu estudo. Receavam que, tal como no caso da síntese de hidrogênio, os experimentos fossem extremamente perigosos.

Entretanto, mais tarde foi revelado que a vida dos quarks dura apenas um picosegundo, o que é insuficiente para lançar uma reação em cadeia, porque os quarks se decompõem rapidamente em outras partículas mais leves.

Ao mesmo tempo, esse fato torna a síntese de quarks um método teórico. Os autores do estudo já estão inventando algumas instalações experimentais para realizar uma série de reações exotérmicas, mas atualmente a curta vida das partículas não permite seu uso com fins práticos. No entanto, é apenas uma questão de tempo: a teoria foi testada experimentalmente e agora os cientistas só precisam de preparar a base tecnológica para que a humanidade passe a dispor de uma fonte de energia ambientalmente limpa e incrivelmente potente, conclui Makaro.

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por participar, aguarde publicação de seu comentário.
Não publico ofensas pessoais e termos pejorativos. Não publico comentários de anônimos.
Registre seu nome na mensagem. Depois de digitar seu comentário clique na flechinha da janela "Comentar como", no "Selecionar perfil' e escolha "nome/URL"; na janela que vai abrir digite seu nome.
Se vc possui blog digite o endereço (link) completo na linha do URL, caso contrário deixe em branco.
Depois, clique em "publicar".
Se tiver gmail escolha "Google", pois o Google vai pedir a sua senha e autenticar o envio.